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- O processo especial de revitalizaçãoPublication . Rodrigues, Sara Gonçalves; Conceição, Ana Filipa Ferreira Colaço; Dinis, Marisa Catarina da ConceiçãoA Insolvência afirmou-se em massa na recente crise económica do País e da Europa. A adaptação a normas internacionais e, de certa forma, em grande parte, a necessidade em adotar novas medidas e estratégias para assegurar a economia, fez surgir novas formas de evitar a insolvência e, consequentemente, diminuir os processos acumulados nos tribunais. O Processo especial de revitalização é um dos mecanismos definidos pelo executivo para o desenvolvimento da economia numa perspetiva de recuperar, revitalizar e manter empresas que ainda não sejam consideradas insolventes e que possam ser, de alguma forma, mantidas no mercado, excluindo-se a sua liquidação e cumprindo-se um plano definido juntamente com os credores. O sucesso deste processo e toda a sua complexidade, geraram ao longo dos anos, variadas dúvidas e controvérsias que foram sendo doutrinadas e solucionadas pelos tribunais e desaparecendo, em certa parte, com a introdução de alterações legislativas.
- Projeto de Intervenção Cuidar-te Com Arte:Para que nunca me esqueças!Publication . Lopes, Eliana Ruela; Sousa, Susana Manuela Franco Faria deCuidar-te com Arte: Para que nunca me esqueças! - um estudo de caso com uma perspetiva orientada para a prática, executado na Unidade Bento XVI em Fátima, apresentou-se como um projeto socioeducativo e artístico, implementado junto de indivíduos institucionalizados com perturbações neurocognitivas (PNC major ou ligeira) e os seus cuidadores informais. O objetivo foi o de compreender qual o papel das práticas artísticas enquanto instrumento de intervenção no restabelecimento de vínculos e laços afetivos entre estas famílias. Ao longo de seis sessões de expressão artística, ocorridas quinzenalmente, identificaram-se as potencialidades das linguagens artísticas enquanto linguagens alternativas no desenvolvimento de uma compreensão empática, procurando compreender o contributo das práticas artísticas na facilitação da expressão de sentimentos por parte dos indivíduos com PNC e no minimizar do sentimento de frustração vivenciado pelos cuidadores informais na comunicação com estes indivíduos. Por meio desta intervenção concluiu-se que as linguagens artísticas, contribuem fortemente para a aproximação e (re)criação de laços entre os indivíduos com PNC e os seus cuidadores, na medida em que permitem a estes (re)descobrir capacidades nos seus familiares, que consideram perdidos. Este tipo de projetos socioeducativos e artísticos possibilita igualmente, atenuar a carga negativa associada às perturbações neurocognitivas. Desta forma, considera-se fulcral um maior investimento em a ações deste tipo, que permita alcançar e preparar um maior número de cuidadores informais e de instituições de solidariedade social.
- A execução fiscal: algumas nuances do processo de cobrançaPublication . Sousa, Ana Cristina Bernardino; Gonçalves, Luísa Maria Freitas Gomes Andias; Rocha, Patrícia Sofia CarvalhoO presente relatório visa dar a conhecer os procedimentos e atividades que me prestei a realizar durante o decorrer do estágio curricular na SPE de Leiria. O mesmo teve lugar nas instalações do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, I.P, no Departamento de Gestão da Dívida, Secção de processo Executivo de Leiria, sito no Largo da República, nº 3, Leiria. A duração do estágio foi de oito meses, tendo o seu início em 31 de outubro de 2016 e o seu término em 7 de julho de 2017, perfazendo um total de 1260 horas. É objetivo do estágio aproximar a realidade laboral aos conhecimentos até então adquiridos, bem como assimilar e aprofundar novos conhecimentos especificamente nas matérias de execução fiscal. Com a elaboração do presente relatório pretende-se analisar as matérias referentes ao processo de execução fiscal que foram alvo de abordagem prática ao longo de todo o estágio por mim realizado no âmbito do Mestrado em Solicitadoria de Empresa, ministrado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria. No que concerne ao processo de execução fiscal, este tem em vista a cobrança de tributos que são devidos ao Instituto da Segurança Social; tributos estes que se referem nomeadamente a contribuições e cotizações devidas por empregadores e trabalhadores independentes. Este processo é maioritariamente extrajudicial, visto ser alvo de processamento administrativo por parte do IGFSS, I.P, sendo apenas exigida uma intervenção judicial nos casos de conflito entre exequente e executado, o que, neste último caso, confere uma natureza tanto judicial como extrajudicial ao processo de execução fiscal.
- Influencia del salto de cuerda en la coordinación, velocidad, agilidad y resistencia cardiorrespiratoriaPublication . Lagos, Santos Edgardo Canales; Morouço, Pedro Gil FradeSiendo el interés de este trabajo poder determinar si la práctica sistemática del salto de cuerda puede producir efectos positivos en cuatro elementos de la aptitud física en jóvenes estudiantes durante un periodo escolar, el principal objetivo de este trabajo de investigación fue analizar la influencia del salto de cuerda sobre la resistencia cardiorrespiratoria, la velocidad, la agilidad y la coordinación motora en jóvenes en edades entre los 12 y 14 años de edad. La muestra fue constituida por 30 estudiantes del sexo masculino. La media de edad fue de 12.8 ± 0.96 años, la masa corporal 49.5 ± 11.26 y la altura 1.6 ± 0.08. Fueron formados tres grupos: grupo experimental 1 (N=10), grupo experimental 2, (N=10) y grupo control. El grupo experimental 1 entrenó salto de cuerda durante 7 semanas 3 veces por semana utilizando solo el salto básico como estilo de salto, el grupo experimental 2 entrenó durante 10 semanas 3 veces por semanas utilizando 6 estilos diferentes: Basic bounce, Alternate- foot step, Side straddle, Forward stradde, Skier’s jump, Bell jump, y el grupo control solo dedicó sus prácticas a la clase de Educación Física. Para evaluar el rendimiento de los jóvenes se elaboró un protocolo compuesto por cuatro test de aptitud física, el test de ida y vuelta de 20 metros shuttle-run test” propuesto por Legér y Lambert (1982); test coordinación motora (Körperkoordinationstest Für Kinder - KTK) de Kiphard y Schilling (1976); test de velocidad de 20 metros y test de agilidad del cuadrado. Para el análisis estadístico se utilizó el análisis de varianza (ANOVA). Los resultados en el post test demostraron resultados significativos en los dos grupos experimentales en la velocidad (P <0.05), en la agilidad (p <0.05), en la resistencia cardiorrespiratoria (p< 0.05) y en la coordinación (p<0.05). Frente a los resultados presentados se concluye que 10 semanas de salto de cuerda produce resultados significativos sobre la aptitud física en jóvenes estudiantes.
- Refletindo acerca da prática pedagógica:Investigando a criatividade na formulação de problemas e as conceções de problema matemático de alunos do 4.º ano de escolaridade.Publication . Piedade, Beatriz de Freitas Castelão Lopes daO presente relatório foi realizado no contexto do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB e encontra-se organizado em duas partes: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada acerca do trabalho que a autora realizou com crianças do 1.º e 2.º CEB. Focando a participação ativa das crianças no processo ensino-aprendizagem, a realização de atividades práticas e a avaliação, reflete-se acerca das situações que se consideraram determinantes para a construção da identidade profissional da futura professora. Na dimensão investigativa surge uma investigação de índole qualitativa com o objetivo de compreender qual a influência de uma sequência de tarefas focada na formulação de problemas nas conceções de problema matemático e nas capacidades criativas de quatro alunos de uma turma do 4.º ano do 1.º CEB. A recolha de dados passou pela implementação de questionários, antes e após a implementação da sequência de tarefas, e pela recolha das produções dos alunos aquando da realização das tarefas da referida sequência. A análise dos dados recolhidos parece indicar que o trabalho realizado influenciou as conceções de problema matemático dos alunos e que o mesmo poderá ter contribuído para o desenvolvimento da criatividade de alguns casos do estudo.
- O ensino e o treino da natação num clube do Baixo MondegoPublication . Santos, Valdemar Andrade dos; Morouço, Pedro Gil FradeA concretização deste relatório de estágio expõe o caminho percorrido na modalidade da natação no Clube Infante de Montemor, na época desportiva de 2016/17. Nele podemos ver descritas considerações sobre a conceção, planeamento e operacionalização do ensino e do treino desta modalidade desportiva. A par disso, podemos ver descritas apreciações sobre questões relacionadas com o salvamento e segurança na água de crianças e jovens. Todo este processo foi elaborado por tomadas de decisões, reflexões e fundamentações sobre a teoria, prática e metodologias do ensino e treino da natação, baseadas na articulação de diversos conceitos e temas retratados na literatura (Intervenção no ensino da natação; o saber, o saber fazer e o fazer; métodos e estilos de ensino; estratégias de organização; evolução qualitativa; qualidade no ensino; organização da natação pura desportiva; escalões competitivos; preparação desportiva a longo prazo; avaliação e orientação dos atletas; planeamento e periodização do treino; programa de salvamento e segurança na água; ações educativas e de sensibilização, entre outros). O presente relatório apresenta a partilha do trabalho realizado no terreno e poderá contribuir para a valorização e evolução da modalidade natação, dado os conteúdos nele retratados. O mesmo expressa as aprendizagens devolvidas pela prática nas vertentes do ensino e do treino da natação com crianças e jovens.