Browsing by Issue Date, starting with "2018-06-13"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Data visualization techniques for real-time information — A custom and dynamic dashboard for analyzing surveys' resultsPublication . Toasa, Renato; Maximiano, Marisa; Reis, Catarina I.; Guevara, DavidTo achieve the most understandable and accurate display of information, a study on the available techniques of data visualization for real-time information must be made. Customizing existing platforms and designing specific boards, are among the important task to perform an accurate visualization of the information. In this paper, we conduct a literature review of data visualization, its techniques and existing dashboard platforms. We implemented a generic and dynamic dashboard based on real-time information with the aim to assess the impact of the available Data Visualization Techniques in the developed dashboard. Therefore, our Dashboard users will be able to interact with the information, based on an initial set of hints, charts, tables and reports, produced by the Dashboard itself. This will allow us to test an existing set of data visualization techniques and create a new tailored dashboard, showing that dashboards can become a unique and powerful means to provide information
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica e investigando sobre o contributo dos jogos motores no desenvolvimento das competências matemáticas em Jardim de InfânciaPublication . Reis, Jéssica Gouveia; Rodrigues, Marina Vitória Valdez FariaO presente relatório foi realizado no âmbito das Práticas Pedagógicas em Educação de infância e em 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes: primeira parte - Dimensão Reflexiva; segunda parte - Dimensão Investigativa. A primeira parte abrange a reflexão sobre o percurso vivenciado nos contextos de Educação de Infância e de 1.º Ciclo do Ensino Básico, onde são apresentadas diferentes situações vividas, analisadas e fundamentadas. A segunda parte é referente à apresentação de um estudo investigativo de carácter qualitativo desenvolvido numa sala de Jardim de Infância, com crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. Com este estudo pretende-se compreender “Qual o contributo dos jogos motores no desenvolvimento das competências matemáticas das crianças em idade pré-escolar?”. Perante isto, definiram-se como objetivos: (i) identificar jogos motores promotores do desenvolvimento de competências matemáticas; (ii) identificar as competências matemáticas associadas aos jogos identificados; (iii) proporcionar situações de jogo facilitadores do desenvolvimento das competências identificadas; (iv) identificar as competências matemáticas utilizadas pelas crianças ao longo da implementação dos jogos; (v) refletir sobre o contributo dos jogos motores no desenvolvimento das competências matemáticas. Os resultados obtidos realçam dificuldades no que concerne à orientação espacial relacionada com a lateralidade e a adoção de determinadas estratégias comuns por parte das crianças, salientando-se algumas facilidades nas restantes noções de orientação espacial e de sentido de número. Além disto, também é visível algum desenvolvimento de capacidades a nível destas competências matemáticas.
- Refletindo sobre a Prática de Ensino Supervisionada no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico – Educação Financeira nas aulas de Matemática: O caso do 5.º ano de escolaridadePublication . Correia, Susana Daniela Gonçalves; Pinto, Hélia Gonçalves; Tavares, Dina dos SantosO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, estando organizado em duas dimensões: dimensão reflexiva e dimensão investigativa. Na primeira dimensão, realiza-se uma reflexão crítica e fundamentada do percurso realizado ao longo das práticas pedagógicas no âmbito do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, realçando-se experiências vividas, aprendizagens realizadas e dificuldades enfrentadas. Na segunda dimensão, apresenta-se um estudo de carácter qualitativo desenvolvido num contexto de 5.º ano de escolaridade, no âmbito da disciplina de Matemática. Neste procurou-se perceber como se pode desenvolver a Educação Financeira nas aulas de Matemática, através da aplicação de uma sequência de tarefas contextualizada com situações financeiras consideradas próximas e/ou do interesse dos alunos. Para atingir este objetivo, procurou-se conhecer as estratégias e as dificuldades dos alunos, bem como as potencialidades e as limitações das tarefas implementadas. Os resultados do estudo demonstram que os alunos recorrem preferencialmente à representação simbólica, sendo a sua principal dificuldade relacionada com erros de cálculos frequentes durante a resolução de problemas e a comunicação matemática escrita. Ficou ainda evidente que os alunos realizaram aprendizagens matemáticas e financeiras, emanadas da realização e exploração das tarefas implementadas. Como principal limitação das tarefas matemáticas em contexto financeiro, destaca-se o tempo de aula necessário para a exploração de todos os conceitos e situações.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e 1.º CEBPublication . Brito, Irina Andreia Ramalho; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva; Oliveira, Luís Miguel Gonçalves deO presente relatório surge no âmbito da realização do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e apresenta-se dividido em três partes: a Parte I referente à dimensão reflexiva, a Parte II referente à dimensão investigativa e a última parte referente às considerações finais. Na primeira parte encontra-se uma reflexão crítica e fundamentada referente aos três contextos que vivenciei neste Mestrado: Creche, Jardim-de-Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico, na qual pretendo evidenciar o percurso realizado relatando as experiências vividas em cada um desses contextos de Prática Pedagógica. Apresenta-se ainda uma reflexão sobre as aprendizagens mais marcantes deste percurso e o que elas contribuíram para a educadora/professora que pretendo ser. Na segunda parte apresenta-se a investigação realizada no contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, com crianças entre os seis e os sete anos de idade, que incide na temática do cálculo mental. Este estudo teve como principal objetivo analisar quais as estratégias de cálculo mental utilizadas por alunos do 1.º ano de escolaridade na resolução de desafios de cálculo de adição e perceber qual a dificuldade dos alunos em explicá-las. O presente estudo apresenta uma abordagem qualitativa, interpretativa e descritiva com design de estudo de caso. Este estudo teve como participantes vinte e dois alunos de uma turma de 1.º ano do contexto de Prática Pedagógica I. Os alunos em estudo resolveram sete desafios de cálculo mental de adição, embora a análise do estudo apenas tenha sido realizada para dois desafios e para o discurso de três alunos. A análise dos dados recolhidos permitiu afirmar que estes alunos utilizavam diferentes estratégias de cálculo, que consistem na utilização de factos numéricos e em cálculos baseados nesses vi factos numéricos. Com este estudo, não foi possível identificar uma preferência por alguma das estratégias referidas, pois a recolha de dados foi limitada. Na terceira parte será apresentada uma reflexão crítica sobre todo o percurso vivenciado durante a Prática Pedagógica.