Browsing by Issue Date, starting with "2021-06-28"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Percurso de aprendizagens em Educação de Infância: experiências formativas e estudo do bem-estar emocional em crechePublication . Vicente, Beatriz de Jesus Lopes; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Oliveira, Luís Miguel Gonçalves deO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionado relata o meu percurso durante o ano letivo 2019/2020 e 2020/2021 no Mestrado de Educação Pré-escolar (MEPE) do Instituto Politécnico de Leiria. Este relatório está dividido em duas partes: a primeira refere-se ao contexto de Creche e a segunda à experiência tida em Jardim de Infância numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) e na rede pública. Na primeira parte apresenta-se a reflexão acerca de todas as experiências vivenciadas em contexto de Creche e o estudo realizado sobre o bem-estar emocional nos momentos de brincadeira livre que visou: i) identificar evidências de bem-estar emocional presentes nos momentos de brincadeira livre; ii) descrever e analisar os indicadores do bem-estar emocional presentes nos momentos de brincadeira livre; iii) refletir sobre o bem-estar emocional em contexto de creche. Seguindo uma metodologia qualitativa, este estudo contou com a participação de 11 crianças com idades compreendidas entre os 24/42 meses. Os dados foram recolhidos através de observação direta, com recurso à gravação de vídeo. Os resultados advindos da análise de conteúdo e da leitura quantitativa dos dados revelaram que nos 6 momentos de brincadeira livre observados existem níveis de bem-estar emocional alto, médio e baixo. Na segunda e terceira parte revelam-se o terceiro e quarto capítulos, nos quais se apresentam as reflexões advindas das experiências vivenciadas e das aprendizagens realizadas em contexto de Jardim de Infância I (IPSS) e II (rede publica). Por último, apresenta-se a conclusão final, as referências e os anexos.
- A importância da acessibilidade nos espaços de restauraçãoPublication . Vicente, Luís; Barreto, Antónia; Sousa, CéliaEm Portugal não existe uma legislação específica a ser aplicada em espaços de restauração para os tornar acessíveis a todas as pessoas. O Decreto-Lei n.º 163/2006 de 8 de agosto aprova o regime da acessibilidade de edifícios e estabelecimentos que recebem público, mas existem várias lacunas relativamente a um espaço tão específico como um restaurante, como as distâncias que devem existir entre mesas para que os funcionários e clientes com e sem mobilidade condicionada possam circular livremente. O presente estudo centra-se na avaliação das acessibilidades de um restaurante. O estudo é de natureza qualitativa e avalia se o restaurante apresenta acessibilidades arquitetónicas, comunicacionais, atitudinais, instrumentais e digitais que permitam a frequência de pessoas com necessidades específicas. Os resultados confirmam a possibilidade deter um espaço físico que permite receber todas as pessoas com a comodidade e a segurança necessárias para realizar uma refeição com dignidade.
- Storytelling and digital art as a means to improve multilingual skillsPublication . Delplancq, Véronique; Costa, Ana Maria; Costa, Cristina Amaro; Coutinho, Emília; Oliveira, Isabel; Pereira, José; Lopez Garcia, Patricia; Gillain, Romain; Amante, Susana; Fidalgo, Susana; Relvas, SusanaThe use of storytelling and digital art as tools to understand a migrant family’s life path will be in the center of an innovative methodology that will ensure the acquisition of multilingual skills and the development of plurilingual awareness, reinforcing the various dimensions of language (aesthetic and emotional, in addition to cognitive), in a creative, collaborative and interdisciplinary work environment. This is especially important among students who are not likely to receive further language training. It is not yet clear how teachers can explore multilingual experiences of learners, both in terms of language learning dimensions but also related with the multiple cognitive connections and representations, as well as to the awareness of language diversity. The JASM (Janela aberta sobre o mundo: línguas estrangeiras, criatividade multimodal e inovação pedagógica no ensino superior) project involves a group of students of the 1st cycle in Media Studies, from the School of Education of Viseu, who will work using photography, digital art and cultural communication, collecting information pertaining to diversified cultural and linguistic contexts of the city of Viseu (Beira Alta, Portugal), both in French and English, centered on a tradition or ritual of a migrant family. Based on an interview, students write the story (in French and English) of the life of migrants and use photography to highlight the most relevant aspect of the migrant’s family life. Using as a starting point an object associated with religion, tradition or a ritual, students create an animated film, in both languages. This approach will allow the exploration of culture and digital scenography, integrating in an innovative interdisciplinary pathway, digital art, multilingual skills and multicultural awareness. Students’ learning progress and teacher roles are assessed during this process, using tests from the beginning to the end of the project.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB. A emergência do pensamento algébrico num contexto de Ensino Exploratório - um estudo com alunos do 3.º ano de escolaridade.Publication . Alves, Ana Lúcia Vieira; Reis, Susana Alexandre dos; Santos, Olga Maria Assunção Pinto dosO presente relatório engloba a experiência vivenciada no Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB e encontra-se dividido em duas dimensões: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva explanam-se as experiências vivenciadas nos diferentes contextos de prática pedagógica, de forma crítica e fundamentada. As reflexões encontram-se subdivididas em ciclos de ensino e em referentes que refletem as dificuldades e aprendizagens desenvolvidas nas diferentes práticas. A dimensão investigativa surgiu no âmbito da Prática Pedagógica II do 1.º CEB, realizada numa turma do 3.º ano de escolaridade. Este estudo apresenta um carácter qualitativo, na medida em que se descreve e compreende a emergência de pensamento algébrico, num contexto de Ensino Exploratório. A recolha de dados incidiu sobre a realização de sete tarefas matemáticas em aula, tendo sido recolhidas informações sobre os momentos de discussão coletiva com a turma e realizada a análise de conteúdo das resoluções escritas dos alunos. Os resultados obtidos parecem demonstrar que alguns alunos desenvolveram características de pensamento algébrico. A reflexão no processo de investigação demonstra a necessidade da professora-investigadora de modificar as suas práticas, nomeadamente no momento de discussão em sala de aula.