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Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino
do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no
2.º Ciclo do Ensino Básico, estando organizado em duas dimensões:
dimensão reflexiva e dimensão investigativa.
Na primeira dimensão, realiza-se uma reflexão crítica e fundamentada
do percurso realizado ao longo das práticas pedagógicas no âmbito do
1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, realçando-se experiências vividas,
aprendizagens realizadas e dificuldades enfrentadas.
Na segunda dimensão, apresenta-se um estudo de carácter qualitativo
desenvolvido num contexto de 5.º ano de escolaridade, no âmbito da
disciplina de Matemática. Neste procurou-se perceber como se pode
desenvolver a Educação Financeira nas aulas de Matemática, através da
aplicação de uma sequência de tarefas contextualizada com situações
financeiras consideradas próximas e/ou do interesse dos alunos. Para
atingir este objetivo, procurou-se conhecer as estratégias e as
dificuldades dos alunos, bem como as potencialidades e as limitações
das tarefas implementadas. Os resultados do estudo demonstram que os
alunos recorrem preferencialmente à representação simbólica, sendo a
sua principal dificuldade relacionada com erros de cálculos frequentes
durante a resolução de problemas e a comunicação matemática escrita.
Ficou ainda evidente que os alunos realizaram aprendizagens
matemáticas e financeiras, emanadas da realização e exploração das
tarefas implementadas. Como principal limitação das tarefas
matemáticas em contexto financeiro, destaca-se o tempo de aula
necessário para a exploração de todos os conceitos e situações.
Description
Keywords
Educação Matemática Conexões matemáticas Educação Financeira