ESTM - Mestrado em Gestão e Direção Hoteleira
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTM - Mestrado em Gestão e Direção Hoteleira by advisor "Almeida, Paulo Jorge Santos"
Now showing 1 - 10 of 15
Results Per Page
Sort Options
- A avaliação do impacto económico do evento “Óbidos Vila Natal” na ocupação e consumo na vila de ÓbidosPublication . Alves, Dina Gisela de Oliveira Ferreira; Almeida, Paulo Jorge SantosSendo o turismo uma das principais atividades na economia mundial, Portugal deve demarcar-se, como um destino de excelência e de experiências marcantes. Por forma a conhecer os principais conceitos sobre Turismo, Hotelaria, Eventos e Impactos Económicos, foi feita uma vasta revisão de artigos e monografias, essenciais para a realização deste trabalho de investigação. Óbidos, desde há uns anos, tem vindo a destacar-se pela sua oferta turística, mas principalmente através dos eventos que promove, que com eles atraem milhares de visitantes e têm um grande impacto na imprensa. Esta investigação empírica teve como principal objetivo analisar e perceber a avaliação e o impacto económico, que o evento Óbidos Vila Natal tem nas atividades económicas da vila. A metodologia adotada teve como base a aplicação de questionários em duas fases de investigação. Na primeira fase foi aplicado um questionário aos visitantes, enquando o evento decorria, o que possibilitou a obtenção de informação relativamente ao perfil dos inquiridos, os gastos efetuados, a opinião relativa às caracteristicas do destino e do evento. Na segunda fase de investigação foi aplicado um questionário aos empresários e comerciantes da vila, após a realização do evento, que possibilitou a obtenção de informação relativamente ao perfil dos inquiridos, os gastos efetuados e a opinião relativa aos impactos gerados. Após a recolha dos dados, estes foram tratados e analisados, por forma a obter resultados para dar resposta aos objetivos da investigação. Foi possível verificar que os impactos económicos gerados vão para além do momento em que decorre o evento, que é considerado de época baixa, pois também possibilita a vinda dos turistas e visitantes em outras épocas do ano, em que não se encontram eventos a decorrer.
- A gestão de F&B num serviço de excelência Conrad Algarve - PortugalPublication . Melo, Ludwig Leite de; Almeida, Paulo Jorge SantosEste relatório tem como principal objectivo a descrição e análise de todos os outlets do departamento de F&B do Conrad Algarve, Resort 5 estrelas luxo no Algarve. Estando o F&B presente ao longo de toda a estada do hóspede, torna-se num departamento em constante observação e avaliação. A falta de qualificação e formação dificulta a satisfação das elevadas expectativas do cliente que adquire uma experiencia de luxo mediante o patamar de serviço realmente alcançado por cada sector. De forma mais ou menos incisiva, esta realidade faz-se sentir na produtividade, na motivação e no atendimento geral ao cliente. Nos outlets em que os recursos a trabalhadores temporários são elevados, o decréscimo do elevado padrão de qualidade é notório aos olhos dos hóspedes. Assim, na mesma medida da falta de formação, também a rotatividade se torna um verdadeiro impedimento ao alcance de um nível estável e coerente da prestação de um serviço de luxo.
- A gestão de operações num Resort 5 estrelas no Brasil: Caso Vila Galé Marés - BahiaPublication . Jorge, Daniela Filipa de Jesus; Almeida, Paulo Jorge SantosO presente relatório tem como principal objetivo a descrição, explanação e análise das operações do Vila Galé Marés, resort 5 estrelas na Bahia – Brasil, no âmbito do estágio curricular de nove meses do último ano do mestrado de Gestão e Direção Hoteleira. No desenrolar do relatório, com base na observação participante, são enumeradas e descritas as principais tarefas realizadas em 9 departamentos, sendo o último referente ao acompanhamento e participação da gestão do hotel. Sobre cada um é feita uma análise crítica e sobre todos uma análise geral conclusiva. Com base na observação participante, são sugeridas soluções para os principais problemas com que me deparei na realização do estágio e que se enquadram nos desafios apresentados no 3º Capítulo: Formação de Colaboradores e Controlo de Consumos e Custos de F&B. De um lado, a realidade de qualificação e formação insuficientes que nem sempre conseguem cumprir uma relação positiva entre as expetativas dos clientes e o real serviço prestado. Este problema agrava-se não só pela elevada rotatividade dos recursos humanos como também pelo constante recurso a trabalhadores temporários. Por outro lado, elevadas ocupações ao longo de todo ano em regime all inclusive implica a preparação e confeção de grande volume de alimentos que atendam todos os clientes em todas as refeições. Isto acarreta custos significativos, não só pela matéria-prima como pelo desperdício, proveniente tanto do excesso dos hóspedes como das decisões e operações a que é sujeito até chegar à disposição deste.
- Implementação de um programa de Revenue Management: Hotel ArribasPublication . Henriques, Henrique José Gonçalves; Almeida, Paulo Jorge SantosO turismo tem assistido nos anos mais recentes, a um crescimento significativo em toda a Europa, e particularmente em Portugal. O desenvolvimento de produtos e serviços de baixo custo principalmente na indústria aérea tem permitido democratizar o prazer de viajar. A acompanhar este crescimento está o surgimento de novas unidades hoteleiras, que no caso de Portugal, as aberturas sucedem-se quase na cadência de uma por mês. Esta dinâmica fez com que na última década Portugal visse a sua oferta hoteleira praticamente duplicar. Se as unidades hoteleiras apresentam um crescimento substancial, também outras tipologias de alojamento surgem cada vez mais como forma de satisfazer um novo turista. Este, surge fruto das alterações às condições proporcionadas pelas companhias aéreas e pelo crescente modelo de baixo custo. Hostels, Guest Houses e alojamento turístico independente, o chamado Alojamento Local, têm aumentado a pressão sobre a hotelaria tradicional e criado um novo paradigma para esta indústria. Este trabalho visa acima de tudo aportar uma nova abordagem na gestão hoteleira que possa, por um lado, ajudar a enfrentar os novos desafios consequentes do aumento da oferta, por outro, apresentar uma nova visão para uma filosofia da gestão hoteleira assente em dados, modelos, práticas e procedimentos que permitam suportar as tomadas de decisão, assentes numa cultura de Revenue Management, permitindo dessa forma mitigar os efeitos das alterações sentidas no mercado, principalmente ao nível da rentabilidade de cada quarto disponível. Optimizar a relação taxa de ocupação / preço médio, assente num programa de Revenue Management, apresenta-se como o objectivo principal do caso de estudo aplicado no Hotel Arribas e que se irá abordar ao longo deste trabalho.
- Les hôtels dans les parcs à thème – stage sur l’hôtel New York et CheyennePublication . César, Sylvie Marques; Almeida, Paulo Jorge SantosLe thème principal de ce rapport de stage est de comprendre la relation entre l’hôtellerie et les parcs à thème. L’industrie d’entertainment prend de plus en plus de place dans la vie des gens. Le premier parc à thème a été créé dans les années 50 par Walt Disney, en Californie. L’internationalisation a quant à elle, débuté dans les années 80. «Un parc thématique est un parc de loisir commercial de grande dimension qui comprend ordinairement plusieurs section de présentation thématiques à l’intérieur et a l’extérieur, des activités, des amusements et des animations, avec aussi des services alimentaire développés, des boutiques et des services aux visiteurs. Les thèmes peuvent être historiques, géographiques, sociaux, ou en relation avec la société future ou avec l’avenir d’une industrie.» (TRAVIS, 1987) La civilisation industrielle moderne accentue, non seulement le besoin général de loisir, mais en modifie profondément le sens et l’organisation au point de favoriser l’émergence des parcs à thèmes. Le segment de marché destiné aux parcs à thème sont pratiquement, les familles qui veulent profiter du séjour au parc et se loger dans les hôtels qui se trouve plus prés. Une étude réalisée par PriceWaterhouseCoopers confirme que la présence d’hébergement sur les parcs à thème est un avantage concurrentiel. Deux projets ont été développés sur les hôtels Disney (New York et Cheyenne).
- Motivação VS Organização, o caso do F&B - Estágio Pestana Carlton Madeira HotelPublication . Gouveia, Camila Isabel Velosa; Almeida, Paulo Jorge SantosThis report reflects the experience of 9 months of trainee, at the Carlton Madeira Hotel. The first hotel of Pestana Group. Madeira Island is known by the touristic potential. Therefore, it’s important to solve problems that can affect the tourism. In this not seasonality speaking Island, the importance we give to Hotels is huge. Big or small, every Hotel unit or group has easy resolution problems. The Pestana Group is not an exception. The issues in management, lack of motivation, lack of training and problems with understanding, communicate and competition are problems that lead the unit to worry not only about satisfying costumers but also workers. The report presents the importance of F&B department and human resources. Where to act, where they fail, where they can do to improve the motivational issue and the importance of the leaders to the correct hotel operation and correct relation between leader and worker.
- Plano de Marketing para um produto ou serviço turístico: Hotel Figueiredo’sPublication . Silva, Suse Ribeiro da; Almeida, Paulo Jorge SantosO turismo é um fenómeno que se tem tornado cada vez mais frequente nos últimos anos, e paralelamente é visível um grande crescimento do setor da hotelaria. O aumento da procura turística, implica o surgimento das necessidades de ampliação das infraestruturas associadas à atividade turística e nas últimas décadas são visíveis as mudanças no setor para satisfazer as novas necessidades e desejos dos turistas. Por esse motivo, o hotel deixou de possuir somente espaços destinados a alojar pessoas, mas também espaços multifacetados para satisfazer as necessidades dos seus clientes. Dada a necessidade atual de competitividade empresarial na hotelaria torna-se imprescindível conhecer as necessidades e expetativas dos clientes, que são cada vez mais dinâmicos, exigentes e informados. O marketing hoteleiro permite aproximar vendedores e compradores, permitindo aos hotéis direcionar os canais de distribuição, atraindo clientes motivados pela sua oferta e, além disso, fazer com que estes voltem a utilizar os seus produtos e serviços. Deste modo, a situação concorrencial do mercado aumenta exponencialmente a importância da função do marketing para atingir o sucesso desejável da atividade hoteleira. O planeamento de marketing implica decidir quais as estratégias de marketing a serem usadas para a empresa atingir os seus objetivos estratégicos, sendo necessária a elaboração um plano de marketing detalhado para cada estabelecimento hoteleiro. Assim, o objetivo deste trabalho foca-se na elaboração de um plano de marketing para um produto ou serviço turístico – Hotel Figueiredo’s, focando-se na importância deste empreendimento hoteleiro implementar um plano, que trará vantagens competitivas e vá ao encontro da resolução dos seus principais problemas, concretamente no que concerne à diminuição da instabilidade do hotel e às reduzidas taxas de ocupação.
- Projeto de desenvolvimento da quinta Chi no contexto do turismo holísticoPublication . Carvalho, Diana Rita Fonseca Gouveia de; Almeida, Paulo Jorge Santos; Ramos, Dulcineia BasílioO turismo compreende as atividades realizadas pelas pessoas durante as suas viagens e estadias em lugares diferentes do seu enquadramento habitual. Algumas das motivações do turista são: o desligar da rotina, relaxar, mudar de ambiente, recuperar forças, estar em contacto com a natureza, descansar, cuidar da sua saúde, ter experiências únicas, entre outras. Para tal existem as mais diversas tipologias de destinos, sendo apresentado nesta dissertação um de âmbito espiritual, que envolve benefícios psicológicos e físicos, o autoconhecimento, o desenvolvimento pessoal e/ou a mudança de vida. Face a este contexto surge o turismo holístico. O equilíbrio entre o corpo, o espírito e a mente torna-se o principal objetivo de quem procura o turismo holístico, que surge assim, na busca da união e do sentimento de bem-estar próprio. O termo holístico reforça a visão sistémica, enquanto conceito de interdependência, sendo o turismo visto como um todo, surgindo pela dimensão espiritual que este explicitamente contém. Assim, o turismo holístico oferece um conjunto de atividades que interligam o aconselhamento para caminhos de desenvolvimento espiritual, bem como terapias e tratamentos que associam o corpo, a mente e o espírito, das quais são exemplo as terapias meditativas como o yoga e a meditação, tornando-se este tipo de turismo, num meio de ligação entre o lazer e o desenvolvimento pessoal. Mesmo que o turista não coloque em prática terapias meditativas com o intuito de alcançar a sua espiritualidade, só o facto de sair do seu ciclo diário já cria uma satisfação interior que se irá refletir noutras tarefas e atitudes durante a sua estadia. Considerando este tipo de turismo e todo o contexto de terapias holísticas, surge a ideia da criação da Quinta Chi, um espaço holístico, em contexto de alojamento local, que pretende ser de relaxamento total e de comunhão com a natureza que permitirá práticas espirituais e energéticas, como retiros espirituais/holísticos, que em conjunto com a possibilidade de confeção de refeições vegetarianas/macrobióticas, possibilitarão ao turista o encontro consigo mesmo. Existirão também outros serviços tais como: yoga, meditação, reiki, ayurveda, workshops relacionados, entre outras práticas e terapias, que poderão ser usufruídos em contexto de retiro, como complemento às atividades programadas pelos facilitadores, ou individualmente como prática frequente ou necessidade terapêutica.
- Projeto de transformação de contentores em unidades de alojamentoPublication . Rocha, Francisco José Cabaço Mota; Almeida, Paulo Jorge Santos; Amorim, Daniela Carina RamosO turismo é uma atividade milenar que inicialmente teve origem na necessidade dos povos se deslocarem para fins comerciais e posteriormente com fins de lazer. Com o passar dos tempos, a evolução tecnológica, a melhorias das condições laborais e sociais permitiram às pessoas o acesso massificado ao turismo e esta indústria passou a ser de existência global. O sector do turismo, exceto em alguns momentos de crises mundiais, de uma forma geral tem vindo a crescer a nível nacional, regional e global tornando-se de importância vital para a economia para os países e mundo. Esta importância é verificável na influência que tem nos Produtos Internos Brutos e a nível social pelas pessoas que emprega. Em Portugal, o sector do turismo tem vindo a crescer em todos os indicadores: contribuição para o produto interno bruto; procura; oferta diversificada e de qualidade; empregos e negócios no sector; melhorias das infraestruturas rodoviárias, portuárias e aéreas. A aceitação e reconhecimento da qualidade do sector do turismo em Portugal são comprovados pela atribuição de prémios mundiais nos últimos anos pelas autoridades mundiais do sector. Com estas condições no sector do turismo, com a crescente consciencialização da sociedade para as questões ambientais e de sustentabilidade, parece-me oportuno e com viabilidade o meu projeto de reciclagem de contentores marítimos transformando-os em alojamento turístico, utilizando o máximo possível de produtos recicláveis e auto-suficientes energeticamente e de implantação com impacto mínimo no meio ambiente envolvente.
- Projeto para a projeção de venda de produtos regionais com a perspetiva nómadaPublication . Martins, Luís Miguel Vitorino; Almeida, Paulo Jorge Santos; Amorim, Daniela Carina RamosA ideia de projeto que me proponho apresentar visa desenvolver o conceito da implementação de um negócio de venda dinâmica de produtos com identidade regional na região Oeste. Atualmente existe um leque variado de fenómenos que potencia o ajuntamento de pessoas, assim sendo, a oferta deve acompanhar as tendências da procura Segundo Gândara, Horodyski, Manosso, & Manoel, (2013) existe uma maior oferta de souvenirs em locais com maior fluxo de visitantes sendo que estes estão mais motivados para a compra quando existe uma vivência com o espaço turístico. É minha intenção apresentar uma proposta fundamentada de uma criação de uma empresa de venda de produtos regionais que tenha como característica a mobilidade podendo assim ir ao encontro da procura. Os objetivos são conceber uma empresa de venda de produtos regionais utilizando produtos que tenham uma ligação com a região Oeste, mas apresentem uma dinâmica que permita a aproximação à procura.
