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- A corrupção e a responsabilidade social empresarialPublication . Burgoa, ElenaActualmente ninguém dúvida da importância do Global Compact, lançado pelas Nações Unidas para a solução dos vários desafios e ameaças globais, através da aceitação e da implementação de um conjunto de princípios básicos (Ten Principles) sobre Meio Ambiente, Direitos Humanos e do Trabalho, e corrupção. Reconhece-se, em forma de consenso universal, o valor dos 10 princípios do Pacto Global porque eles vêm da: Declaração Universal dos Direitos do Homem, Declaração de Princípios da Organização Internacional do Trabalho, em matéria de direitos fundamentais no trabalho, Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção. Neste cenário, cumpre, assim, destacar o último, o 10. º Princípio acrescentado pelo Pacto Global da ONU, que tem assumido maior protagonismo e interesse no conceito de Responsabilidade Social Empresarial (SER), afirmando que "as empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e suborno".
- SPIN : Sistema de Perfis para Informação NutricionalPublication . Costa, Rui Pedro FernandesEste trabalho apresenta o estudo de uma solução tecnológica denominada SPIN (Sistema de Perfis para Informação Nutricional) que contribui ativamente para uma melhoria do estilo de vida da população através da sugestão de alimentos que se enquadrem no seu perfil nutricional. A solução proposta surge na forma de uma aplicação móvel que permite gerir as listas de compras da pessoa, fornecendo recomendações de alimentos que se enquadrem no seu perfil de restrições ou opções nutricionais especificadas (por exemplo, motivadas por hipertensão ou obesidade, entre outras). O perfil do utilizador poderá ser baseado em modelos disponibilizados, sendo possível também personalizá-lo de forma a representar regras nutricionais específicas. As regras definidas no perfil serão utilizadas posteriormente para a filtragem dos alimentos sugeridos à pessoa. Através da realização de um conjunto de testes à aplicação com utilizadores reais, verificouse que existe muita recetividade e expetativa por parte das pessoas para uma solução deste género, tendo-se verificado que, de uma forma geral, os conceitos introduzidos pela solução foram bem assimilados.
- O marketing e a comunicação na hotelaria: o estudo de caso de hotel familiar e hotel de grupoPublication . Pereira, Luís Miguel Martins Vieira; Almeida, Paulo Jorge SantosO marketing assume uma grande importância para todo o tipo de empresas turísticas na medida em que se apresenta como uma ferramenta de apoio à gestão e na ajuda da definição de estratégias adequadas para o desenvolvimento das mesmas, com o objetivo principal de potenciar resultados financeiros. Desta forma, o pensamento de marketing e a estratégia de comunicação desenvolvida de forma pensada e estruturada permite colocar a empresa em melhores condições de alcançar uma maior quota de mercado que permita fazer chegar o produto ou serviço junto dos clientes e do mercado. Assim, o marketing e a comunicação devem definir um conjunto de ações de comunicação interna e externa que possam ser colocadas em prática e que permitam transmitir mensagens com o objetivo de dar a conhecer a empresa, os seus produtos e serviços de forma a provocar nos consumidores o desejo de aquisição. Para perceber de que forma é que o marketing e a comunicação podem desempenhar este papel vital para as unidades hoteleiras, procurámos recolher um conjunto de informações sobre os temas do turismo, da hotelaria, da gestão hoteleira, do marketing e da comunicação, temas estes que admitimos serem determinantes para o nosso trabalho de investigação. Para tal, foi fundamental a pesquisa de livros temáticos, a consulta de artigos publicados, a leitura de teses já realizadas sobre estes assuntos, a realização de entrevista junto da direção de unidade hoteleira de gestão familiar para recolher informações sobre como é feita a gestão do hotel e a visita aos dois tipos de hotel que foram alvo do nosso trabalho de investigação. Após a recolha e tratamento de todas as informações e conteúdos que pudessem dar resposta aos objetivos da nossa investigação, foi possível perceber que o marketing e a comunicação são um veículo de grande importância para a gestão das unidades hoteleiras.
- A aplicação do SERVQUAL aos hotéis de 3 estrelas: um estudo de casoPublication . Rosa, Daniel Gomes; Coelho, Júlio Alberto SilvaO turismo tem assumido um papel central nas políticas de desenvolvimento dos destinos em geral e da economia em particular. Nesta linha, a competitividade da oferta hoteleira tem sido muito debatida, pois entende-se que a conquista de quotas de mercado, depende da capacidade competitiva dos hotéis. Aqui, é a “qualidade do serviço” que assume o papel central, uma vez que tratando-se da oferta de um serviço, deve-se ser capaz de o qualificar, como sendo “melhor” ou “pior”, ou seja deve-se ser capaz de identificar falhas nos serviços, para assim se poder encontrar as soluções apropriadas. O presente trabalho aplica o modelo SERVQUAL aos hotéis de 3 estrelas numa determinada região de Portugal. Contudo, esta aplicação visa abranger as principais áreas de serviço, de modo a que os gestores possam identificar, com mais rigor, onde maioritariamente falham os hotéis de 3 estrelas, na ótica do cliente. Foram aplicados 56 questionários, em 3 hotéis de 3 estrelas, composto por 20 questões que pretendiam aferir a “qualidade do serviço”, divididas pelas 5 dimensões do modelo SERVQUAL que se cruzavam pelas 4 principais áreas de serviço identificadas, para essa categoria de hotéis. Aplicaram-se os Coeficentes V de Cramer e o Coeficiente de Contingência de Pearson para verificar a relação entre duas variáveis qualitativas e utilizou-se a estatística descritiva, para verificar quais as áreas de serviço que apresentam falhas. Concluiu-se, que a área do “serviço de manutenção” é o que mais falhas apresenta, logo seguido pelo serviço do “restaurante/bar”.
- Planificar em creche ...que sentido?Publication . Santos, Diana; Conceição, Sónia; Dias, Isabel Simões
- Livros sobre rodas: o empréstimo intercampus nas Bibliotecas do IPLPublication . Correia, Dulce; Marcos, Rosa
- Avaliação da qualidade do serviço educativo em contexto hospitalar: o exemplo do Centro Hospitalar Leiria-PombalPublication . Pires, Ana Paula Antunes Carreira; Leal, Rita Alexandra Bettencourt; Dias, Isabel SimõesNo âmbito do protocolo celebrado entre a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiria (ESECS-IPL) e o Centro Hospitalar Leiria – Pombal (CHLP), e ao abrigo do Grupo Projeto Creche1, foi desenvolvido um estudo exploratório com o objetivo de avaliar a qualidade dos serviços educativos em contexto hospitalar, recorrendo-se ao inquérito por questionário. O interesse sobre esta problemática surgiu da necessidade de melhorar o serviço educativo prestado a este nível no CHLP, assumindo-se a humanização hospitalar como princípio e meta a alcançar. Também a nível científico e social, o estudo ganha relevância na medida em que proporciona a reconstrução de conhecimento sobre a importância dos serviços educativos em contexto hospitalar, bem como, a reflexão sobre estas questões. O bem-estar da criança e a possibilidade de maximizar os seus potenciais, em situação de internamento, constituiu o foco do estudo. O presente relatório é constituído por uma breve revisão de literatura sobre a problemática em questão, seguida da apresentação do estudo empírico realizado.
- Avaliação : uma experiência em contexto de crechePublication . Santos, Vanessa Ferreira de Freitas; Dias, Isabel Simões; Lopes Correia, Sónia Cristina
- A ética que nos protege : a responsabilidade social da bioartePublication . Santos, David Rodrigues dosO campo da ética tem sido dominado por princípios e pressupostos do pensamento racionalista filosófico ocidental. As recentes explorações no campo da arte sugerem um movimento em direção a um enquadramento prático, teórico e conceptual dos problemas éticos relacionados com a manipulação dos seres vivos, especialmente, na bioarte. Entendemos, que deve ser dada uma maior atenção à importância das determinantes mudanças culturais e históricas que moldam a reflexão ética contemporânea e que suscitam o alargamento de questões, para além da esfera dos especialistas, a uma esfera mais vasta e colaborativa que é o do campo artístico. Neste artigo examinamos a forma como pode operar tal discussão, tendo como pano de fundo obras de arte produzidas com o auxílio das ferramentas da biotecnologia, num espírito de ‘hands-on’. Por fim, lançamos um desafio à discussão no presente seminário, oferecendo linhas de pensamento sobre como pode atuar tal responsabilidade ética da bioarte tendo como mote principal um compromisso não-normativo que permite a discussão plena da produção e transformação da “vida” nas suas múltiplas mediações, culturais, politicas, económicas e religiosas.