Browsing by Issue Date, starting with "2013-11-08"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Plano de Marketing para um produto ou serviço turístico: Hotel Figueiredo’sPublication . Silva, Suse Ribeiro da; Almeida, Paulo Jorge SantosO turismo é um fenómeno que se tem tornado cada vez mais frequente nos últimos anos, e paralelamente é visível um grande crescimento do setor da hotelaria. O aumento da procura turística, implica o surgimento das necessidades de ampliação das infraestruturas associadas à atividade turística e nas últimas décadas são visíveis as mudanças no setor para satisfazer as novas necessidades e desejos dos turistas. Por esse motivo, o hotel deixou de possuir somente espaços destinados a alojar pessoas, mas também espaços multifacetados para satisfazer as necessidades dos seus clientes. Dada a necessidade atual de competitividade empresarial na hotelaria torna-se imprescindível conhecer as necessidades e expetativas dos clientes, que são cada vez mais dinâmicos, exigentes e informados. O marketing hoteleiro permite aproximar vendedores e compradores, permitindo aos hotéis direcionar os canais de distribuição, atraindo clientes motivados pela sua oferta e, além disso, fazer com que estes voltem a utilizar os seus produtos e serviços. Deste modo, a situação concorrencial do mercado aumenta exponencialmente a importância da função do marketing para atingir o sucesso desejável da atividade hoteleira. O planeamento de marketing implica decidir quais as estratégias de marketing a serem usadas para a empresa atingir os seus objetivos estratégicos, sendo necessária a elaboração um plano de marketing detalhado para cada estabelecimento hoteleiro. Assim, o objetivo deste trabalho foca-se na elaboração de um plano de marketing para um produto ou serviço turístico – Hotel Figueiredo’s, focando-se na importância deste empreendimento hoteleiro implementar um plano, que trará vantagens competitivas e vá ao encontro da resolução dos seus principais problemas, concretamente no que concerne à diminuição da instabilidade do hotel e às reduzidas taxas de ocupação.
- O impacto económico dos fundos comunitários no processo de convergência em PortugalPublication . Santos, Maria Manuela; Sargento, Ana Lúcia MartoA redução das assimetrias Regionais é um dos principais desafios das economias europeias. Ao longo dos últimos anos, o esforço feito por estas economias tem-se intensificado de modo a promover um crescimento equilibrado e a reduzir as assimetrias regionais. Este trabalho tem como principal objetivo fazer uma análise à convergência absoluta e condicionada, aplicando esta análise à evolução ocorrida no processo de convergência ao nível do PIB pc das regiões NUTS II Portuguesas durante o período de 1995 a 2011. No âmbito do estudo à convergência condicionada, de entre as variáveis estruturais consideradas, é dado especial destaque à importância que os Fundos comunitários executados por Portugal ao longo dos últimos anos têm no processo de convergência condicionada. De modo a perceber se o valor dos Fundos tem ou não contribuído para o processo de convergência regional, como seria de esperar, e se este contributo é homogéneo por regiões NUT II. Os resultados da estimação das equações de convergência, formuladas com base na literatura analisada, permitem concluir que efetivamente tem ocorrido convergência absoluta em Portugal, tendo também sido comprovada a existência de convergência condicionada. Todavia, não foi possível confirmar a hipótese de que a variável Fundos comunitários executados em Portugal contribuiu significativa e estatisticamente para o processo de convergência regional. Adicionalmente, os resultados das estimativas levam a concluir que o processo de convergência foi diferenciado de região para região, para o período em análise.
