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Advisor(s)
Abstract(s)
O turismo tem assistido nos anos mais recentes, a um crescimento significativo em toda a
Europa, e particularmente em Portugal. O desenvolvimento de produtos e serviƧos de
baixo custo principalmente na indústria aérea tem permitido democratizar o prazer de
viajar.
A acompanhar este crescimento estĆ” o surgimento de novas unidades hoteleiras, que no
caso de Portugal, as aberturas sucedem-se quase na cadĆŖncia de uma por mĆŖs. Esta
dinâmica fez com que na última década Portugal visse a sua oferta hoteleira praticamente
duplicar.
Se as unidades hoteleiras apresentam um crescimento substancial, tambƩm outras
tipologias de alojamento surgem cada vez mais como forma de satisfazer um novo turista.
Este, surge fruto das alterações às condições proporcionadas pelas companhias aéreas e
pelo crescente modelo de baixo custo. Hostels, Guest Houses e alojamento turĆstico
independente, o chamado Alojamento Local, têm aumentado a pressão sobre a hotelaria
tradicional e criado um novo paradigma para esta indĆŗstria.
Este trabalho visa acima de tudo aportar uma nova abordagem na gestão hoteleira que
possa, por um lado, ajudar a enfrentar os novos desafios consequentes do aumento da
oferta, por outro, apresentar uma nova visão para uma filosofia da gestão hoteleira
assente em dados, modelos, prƔticas e procedimentos que permitam suportar as
tomadas de decisão, assentes numa cultura de Revenue Management, permitindo dessa
forma mitigar os efeitos das alteraƧƵes sentidas no mercado, principalmente ao nĆvel da
rentabilidade de cada quarto disponĆvel. Optimizar a relação taxa de ocupação / preƧo
mƩdio, assente num programa de Revenue Management, apresenta-se como o objectivo
principal do caso de estudo aplicado no Hotel Arribas e que se irĆ” abordar ao longo deste
trabalho.
Description
Keywords
Turismo Hotelaria Gestão Hoteleira Revenue Management
