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- A melhoria da formação de novos colaboradores de Front Office: O caso do Penha Longa ResortPublication . Ferreira, Vera Lúcia de Lemos; Eurico, Sofia TeixeiraO presente relatório diz respeito a um estágio curricular realizado no âmbito do Mestrado em Gestão e Direção Hoteleira. O estágio teve lugar no departamento de Rooms do Hotel Penha Longa Resort, em Sintra, com início a 08 de setembro de 2015 e término a 09 de junho de 2016. O principal objetivo deste relatório é, para além de descrever as tarefas realizadas ao longo do estágio e as competências adquiridas, relatar as contribuições dadas à entidade acolhedora, e ainda propor sugestões de melhoria ao nível da formação a novos colaboradores; que juntamente com a caracterização tanto da cadeia hoteleira como da unidade de alojamento em questão, permitem um melhor entendimento de todo o trabalho. A melhoria da formação inicial aos colaboradores, como tema para a parte crítica do relatório, surge com a observação, e consequente identificação de lacunas, que foi feita ao longo dos nove meses “no terreno”. Por forma a aprofundar o tema, foi feita inicialmente uma análise sobre o tópico em que se insere o relatório, que está refletida na revisão da literatura, e mais tarde desenvolvida uma ferramenta que permite mais facilmente dar formação aos novos colaboradores e também serve de auxílio aos colaboradores mais antigos. Esta ferramenta consiste num portfólio que permite, através da planta do hotel, visualizar o layout de cada quarto, bem como as suas características: cama de casal / camas twin e vista. Apesar de vermos utilidade no uso da nova metodologia de formação aos novos colaboradores e também na melhoria do serviço prestado ao cliente, tendo em conta que a proposta foi desenvolvida depois do término do estágio, o impacto da criação desta ferramenta não foi medido.
- Motivação VS Organização, o caso do F&B - Estágio Pestana Carlton Madeira HotelPublication . Gouveia, Camila Isabel Velosa; Almeida, Paulo Jorge SantosThis report reflects the experience of 9 months of trainee, at the Carlton Madeira Hotel. The first hotel of Pestana Group. Madeira Island is known by the touristic potential. Therefore, it’s important to solve problems that can affect the tourism. In this not seasonality speaking Island, the importance we give to Hotels is huge. Big or small, every Hotel unit or group has easy resolution problems. The Pestana Group is not an exception. The issues in management, lack of motivation, lack of training and problems with understanding, communicate and competition are problems that lead the unit to worry not only about satisfying costumers but also workers. The report presents the importance of F&B department and human resources. Where to act, where they fail, where they can do to improve the motivational issue and the importance of the leaders to the correct hotel operation and correct relation between leader and worker.
