ESECS - Mestrado em Educação Pré-Escolar
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Browsing ESECS - Mestrado em Educação Pré-Escolar by advisor "Leal, Rita Alexandra Bettencourt"
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- A prática, a técnica de dança clássica e a exploração do movimento: um caminho reflexivo e investigativo na Educação de InfânciaPublication . Camarinha, Patrícia Bernardo; Leal, Rita Alexandra BettencourtO presente documento trata-se de um relatório de Prática de Ensino Supervisionada que apresenta o percurso que realizei ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar, nomeadamente nos anos letivos de 2023/2024 e 2024/2025. É possível encontrar duas partes distintas neste relatório. Neste sentido, a primeira parte conta com uma dimensão reflexiva onde foram tidas em conta as experiências e aprendizagens realizadas ao longo dos diversos contextos de Prática Pedagógica, nomeadamente Creche, Jardim de Infância I e Jardim de Infância II. Ao longo das experiências de Prática Pedagógica, tive oportunidade de me apropriar do ciclo interativo previsto nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, bem como de alguns instrumentos de avaliação, como a elaboração de portefólios e a documentação pedagógica. Tive também oportunidade de implementar a metodologia de trabalho por projeto na minha ação, uma experiência nova e desafiante que marcou este percurso. A segunda parte tratar-se de um estudo de carácter investigativo que teve por fim compreender de que forma a apreciação de um bailado de Dança Clássica pode influenciar a exploração do movimento das crianças em idade Pré-Escolar. Para realizar esta investigação selecionaram-se cinco crianças com idades entre os 3 e os 5 e recorreu-se à observação participante com registo videográfico como técnica de recolha de dados. Após a implementação de cinco sessões foi possível compreender que através da apreciação de um bailado de Técnica de Dança Clássica, as crianças podem enriquecer o seu leque de movimentos artísticos.
- O Brincar e a Educação de Infância - Refletindo sobre os Tipos de Brincadeiras realizados na Área da Casinha em Contexto de PandemiaPublication . Mira, Carolina da Costa Guerra; Leal, Rita Alexandra Bettencourt; Oliveira, Luís Miguel Gonçalves deEste relatório surge no âmbito da Prática Pedagógica de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar, oferecido pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, no decorrer dos anos letivos 2019/2020 e 2020/2021. Na primeira parte do relatório, intitulada de Dimensão Reflexiva, apresenta-se uma reflexão crítica sobre o percurso realizado ao longo das Práticas Pedagógicas nos diferentes contextos educativos (Creche, Jardim de Infância I (realizado numa Instituição Particular de Solidariedade Social) e Jardim de Infância II (realizado numa Instituição Pública) que se encontra dividida em dois capítulos. No primeiro capítulo, reflete-se sobre as experiências vividas em contexto de Creche. E no segundo capítulo são refletidas as experiências realizadas no Jardim de Infância I e II, onde se evidência as aprendizagens concretizadas e as dificuldades sentidas no regime @ distância e na Metodologia de Trabalho de Projeto. A segunda parte do relatório, designada de Dimensão Investigativa, apresenta um estudo investigativo desenvolvido em contexto de Jardim de Infância, durante o último ano de Prática Pedagógica. A investigação procurou compreender que tipo de brincadeiras as crianças desenvolviam na área da casinha, durante a brincadeira livre, em tempos de pandemia. Adotando uma metodologia qualitativa e recorrendo à observação participante, às gravações de vídeos e à entrevista, os dados foram recolhidos durante oito semanas (oito segundas feiras) no momento de brincadeira livre desde o dia 2 de novembro de 2020 a 11 de janeiro de 2021. Os resultados revelam que as crianças realizaram vários tipos de brincadeiras (atividades de cozinha, imitação de animais e atividades relacionadas com as profissões) e desempenharam vários papéis (mãe, pai, tia, filho, gato, etc.). Fizeram-no através de brincadeiras quer individuais quer com os seus pares, interagindo com estes através de palavras e gestos e integrando objetos na sua brincadeira livre.
- Um caminho de aprendizagens em educação de infânciaPublication . Cartaxeiro, Bruna Isabel São Pedro; Oliveira, Luís Miguel Gonçalves de; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Leal, Rita Alexandra BettencourtO presente relatório de Prática Pedagógica Supervisionada debruça-se sobre o meu percurso no Mestrado em Educação Pré-Escolar, nos anos letivos 2018/2019 e 2019/2020. O relatório encontra-se dividido em duas partes distintas. A primeira parte centra-se na dimensão reflexiva evidenciando a Prática Pedagógica em contexto de Creche e contexto de Jardim de Infância I e II (Jardim de Infância I- Privado e Jardim de Infância II- Rede pública). Na segunda parte apresenta-se a dimensão investigativa. A primeira parte destina-se à dimensão reflexiva apresentando as aprendizagens e experiências realizadas ao longo da Prática Pedagógica nos diferentes contextos. A segunda parte centra-se na apresentação do estudo que visou compreender quais as emoções que emergem durante o jogo simbólico na área da casinha durante a brincadeira livre. Este estudo realizou-se no contexto da Prática Pedagógica em Educação de Infância - Jardim de Infância II e contou com a participação de dezassete crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos de idade. Recorreu-se à observação participante com registo videográfico e à entrevista semiestruturada como técnicas de recolha de dados. Os dados recolhidos em 6 momentos distintos foram transcritos e sujeitos à análise de conteúdo. Os resultados permitiram identificar representações simbólicas (papéis sociais e representações de ações do quotidiano) e emoções emergentes e refletir sobre a importância da área da casinha no desenvolvimento da expressão emocional da(s) criança(s). No final, faz-se a conclusão do relatório e apresentam-se as referências bibliográficas.
- Um caminho de aprendizagens na Educação de InfânciaPublication . Santos, Rita Andreia Ribeiro dos; Leal, Rita Alexandra Bettencourt; Luís, Joana Alexandra Soares de FreitasO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresenta o percurso que realizei no Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais/Politécnico de Leiria, no ano letivo 2020/2021 e 2021/2022. Este relatório encontra-se dividido em duas partes distintas. A primeira parte relata a experiência na Prática Pedagógica em contexto de creche e a segunda centra-se na valência de jardim de infância numa Instituição Particular e na rede pública. A primeira parte demonstra as aprendizagens realizadas em contexto de creche, bem como um ensaio investigativo com crianças de 32 e 37 meses de idade. Este estudo visou i) identificar evidências matemáticas presentes nos momentos de brincadeira livre de duas crianças de 32 e 37 meses; ii) descrever e analisar os momentos de brincadeira livre observados; iii) refletir sobre a importância da emergência matemática, em contexto de creche. Para tal, adotou-se a metodologia qualitativa, recorrendo à observação participante e ao registo videográfico para a recolha dos dados. Os resultados obtidos revelam que crianças em creche demonstram ideias matemáticas nas suas brincadeiras livres relacionadas com os conceitos de álgebra, número, geometria, medição e padrões. A segunda e terceira partes revelam as reflexões sobre experiências e aprendizagens adquiridas resultantes das Práticas Pedagógicas de Jardim de Infância I (rede privada) e Jardim de Infância II (rede pública). O portfólio e a Metodologia de Trabalho por Projeto assumiram-se como aspetos primordiais para a minha formação como futura educadora de infância. No final, expõe-se a conclusão, as referências bibliográficas e os anexos.
- A Educação de Infância e o Conto de HistóriasPublication . Monteiro, Marta Inês Pereira; Leal, Rita Alexandra Bettencourt; Oliveira, Luís Miguel Gonçalves deO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. Encontra-se organizado em duas partes. A primeira parte diz respeito a uma dimensão reflexiva que abrange o meu percurso ao longo de três semestres em Práticas de Ensino Supervisionadas, dividindo-se em três capítulos. O primeiro capítulo refere as vivências e os desafios em contexto de creche, o segundo capítulo abrange as vivências em contexto de Jardim de Infância I e todo o desafio desta Prática Pedagógica, tendo sido principalmente vivenciada à distância, devido ao covid-19. O terceiro capítulo reflete o regresso ao regime presencial, em contexto de Jardim de Infância II, focando as aprendizagens e apresentando ainda a experiência vivenciada na elaboração de um projeto sobre as Florestas. A segunda parte deste relatório diz respeito à dimensão investigativa, onde é pautada a minha experiência de investigação – em contexto de jardim de infância II, numa instituição da rede pública. O estudo apresentado reflete a temática do conto de histórias e das consequentes estratégias e recursos a serem utilizados na sua dinamização, assim como a sua influência no envolvimento das crianças. Este estudo é de caráter qualitativo, assentando a recolha de dados na observação e na entrevista. Os resultados obtidos espelham a importância de se dinamizar a hora do conto através de estratégias e recursos diferenciados (livro físico, percurso motor, avental que conta histórias, …), percecionando que maior será o envolvimento da criança, quanto maior a dinâmica implementada no conto.
- EXPERIÊNCIAS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA E A VOZ DA CRIANÇA NO BRINCAR E NO BRINCAR NA NATUREZAPublication . Vieira, Sara Cristina Soares; Luís, Joana Alexandra Soares de Freitas; Correia, Sónia Cristina Lopes; Leal, Rita Alexandra BettencourtO presente relatório introduz-se no Mestrado em Educação Pré-Escolar, no âmbito das Unidades Curriculares (UC) de Práticas Pedagógicas de Ensino Supervisionadas, do Instituto Politécnico de Leiria, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS). Este relatório divide-se em duas partes. A primeira subdivide-se em 3 capítulos. No primeiro, apresentarei as minhas vivências e aprendizagens em contexto de Creche, enfatizando a construção de relações, de princípios profissionais, as dificuldades e objetivos a alcançar. No segundo, apresentarei as experiências e aprendizagens em contexto de Jardim de Infância I, principalmente a função do educador. No terceiro, apresentarei a minhas vivências em JI II, numa instituição pública, focando a minha atenção na diferenciação pedagógica, no ciclo interativo, no respeito pela criança e no trabalho de projeto. Na segunda parte, apresentarei um estudo sobre a perspetiva de um grupo de crianças e de uma Educadora de Jardim de Infância sobre o Brincar e o Brincar na Natureza. Os objetivos do estudo são: i) Ampliar conhecimentos sobre o brincar e sobre o brincar na natureza; ii) Compreender os benefícios do brincar em momentos de exploração autónoma; iii) Compreender como é que as crianças e a educadora do Jardim de Infância percecionam o brincar e o brincar na natureza; iv) Compreender como é que as crianças do grupo do Jardim de Infância brincam em diferentes tempos e espaços do quotidiano educativo; v) Compreender como é que a educadora do Jardim de Infância promove tempos e espaços para brincar. O estudo aqui retratado baseia-se nas perspetivas de vários intervenientes sobre o brincar e o brincar na natureza, o que requer uma análise detalhada das perspetivas das crianças e da educadora para compreender melhor este fenómeno. Neste sentido, esta investigação segue um paradigma qualitativo. Teve como participantes sete crianças e a educadora do Jardim de Infância de uma instituição pública localizada em Leiria. Ao nível da recolha de dados, foram agendados momentos de observação às crianças, bem como realizada uma entrevista ao grupo de crianças e à educadora. A análise dos dados recolhidos demonstra um brincar na Natureza a acontecer tanto em situações de grupo, como individualmente. As vivências do brincar ao ar livre trouxeram consigo o contacto com elementos naturais e uma maior liberdade para que emergissem espontaneamente descobertas e fosse visível um brincar natural e espontâneo deveras característico da Infância.
- Jornada reflexiva em educação de infânciaPublication . Marques, Mariana Ferreira; Correia, Sónia Cristina Lopes; Leal, Rita Alexandra BettencourtO presente relatório de prática de ensino supervisionada foi construído no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, realizado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria nos anos letivos 2022/2023 e 2023/2024. Visa refletir sobre as vivências experienciadas ao longo das três práticas pedagógicas que compõem o plano de estudos e apresentar um estudo relativo às interações estabelecidas durante a brincadeira com materiais de fim aberto. A prática pedagógica decorrida em contexto de creche permitiu refletir sobre a importância da observação, da rotina e da planificação no quotidiano das crianças e do adulto. Associado à descoberta de pedagogias socioconstrutivistas, foi possível transformar a imagem de criança que existia dentro de mim até aí, passando a olhar a criança como um ser capaz e com um papel ativo no seu desenvolvimento. A prática pedagógica desenvolvida em contexto de jardim de infância I permitiu reconhecer a importância da comunicação entre a equipa educativa. Por sua vez, esta deu origem a um crescimento pessoal e profissional significativo, na medida em que foi possível construir conhecimento ao nível do currículo emergente, da documentação pedagógica, do portefólio e, por fim, do papel do espaço no jardim de infância. Por sua vez, a prática pedagógica realizada em contexto de jardim de infância II originou uma reflexão acerca do respeito pelo tempo da criança e do adulto, dos momentos em grande grupo, bem como o processo de autoformação. Destaca-se como principal aprendizagem a importância de adotar práticas diferenciadoras, visando o desenvolvimento integral da criança, lembrando sempre o prazer de ser criança. O estudo de natureza qualitativa referente às interações estabelecidas por 8 crianças de 4 e 5 anos durante a brincadeira com materiais de fim aberto foi desenvolvido no contexto de jardim de infância I, visando (i) identificar e analisar as interações estabelecidas, (ii) procurar semelhanças e/ou diferenças entre as interações estabelecidas pelas crianças de 4 anos e pelas crianças de 5 anos e (iii) refletir sobre o papel dos materiais de fim aberto no estabelecimento de interações. A recolha de dados ocorreu através da observação e captação de registos videográficos em três sessões de brincadeiras com materiais de fim aberto (caixas de cartão, fitas, fios, cordões e figuras geométricas plásticas). Os resultados obtidos demonstram que as crianças privilegiaram as interações entre pares durante as suas brincadeiras, sendo estas acompanhadas pelas interações com os objetos. Constata-se também que as crianças de 5 anos estabeleceram mais interações do que as crianças de 4 anos, sendo que os tipos de materiais de fim aberto disponibilizados também influenciaram as interações estabelecidas.
- Um percurso de experiências, partilhas e aprendizagens em Educação de Infância e a descoberta das práticas de mindfulnessPublication . Coelho, Soraia da Silva; Leal, Rita Alexandra Bettencourt; Luìs, Joana Alexandra Soares de FreitasO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar do ano letivo 2020/2021 e 2021/2022, e divide-se em duas partes. A primeira parte está relacionada com a dimensão reflexiva inerente às práticas de ensino supervisionadas em contexto de Creche, Jardim de Infância I e II. Esta contém reflexões das aprendizagens, desafios, propostas sugeridas, projetos realizados, experiências vivenciadas e conquistas que ocorreram nos diferentes contextos educativos onde foram efetuadas as práticas. Abordam-se questões consideradas fulcrais como a rotina, a observação, a avaliação e o papel do educador e da criança em contexto de creche. Em contexto de Jardim de Infância, foca-se a metodologia de trabalho por projeto, a documentação pedagógica, o brincar com e na natureza. Também o papel da reflexão no desempenho profissional do educador de infância ganha relevância nesta dimensão. A segunda parte diz respeito à dimensão investigativa efetuada numa instituição privada, no contexto de Jardim de Infância I. Foi desenvolvido um estudo de caráter qualitativo sobre o nível de envolvimento de 3 crianças, entre os 5 e 6 anos de idade, em propostas de mindfulness implementadas. Procurou-se perceber quais as estratégias de mindfulness que tiveram mais e menos envolvimento por parte das crianças participantes através da observação participante (com gravações videográficas e registo nas fichas de observação de envolvimento da criança de Laevers, 1994), de entrevistas semiestruturadas e da análise documental. Os resultados obtidos permitem perceber que propostas de mindfulness onde é pedido algo mais concreto e onde as crianças têm maior liberdade de movimento possibilitam maior envolvimento. Nas propostas mais abstratas, onde é solicitado, por exemplo, que tenham consciência da sua respiração e/ou permaneçam imóveis, o nível de envolvimento por parte das crianças participantes parece menor.
- Um percurso de reflexão e de investigação na Educação de InfânciaPublication . Santos, Eduarda Pereira dos; Leal, Rita Alexandra Bettencourt; Luís, Joana Alexandra Soares de FreitasO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada relata o meu percurso no Mestrado em Educação Pré-Escolar, durante os anos letivos de 2020/2021 e 2021/2022. Está dividido em duas partes, sendo a primeira intitulada de “Dimensão Reflexiva” e retrata as vivências das três Práticas Pedagógicas e a segunda, a “Dimensão Investigativa”, apresenta o estudo empírico realizado. A primeira parte do relatório exibe os contextos, as aprendizagens e os desafios que vivenciei nas três Práticas Pedagógicas, em Creche e em Jardim de Infância I e II (a primeira numa instituição de cariz privado e a segunda numa da rede pública). Ser educadora de infância assumiu-se, para mim, num constante questionamento que espelho nesta parte. A segunda parte apresenta o estudo empírico qualitativo realizado sobre como ocorrem as interações entre pares na área do faz de conta, no momento da brincadeira livre. Os resultados obtidos demonstraram a existência de vários tipos de interação verbal (frases simples e complexas, imperativas e interrogativas) e não verbal (olhar, gestos, imitação, expressão facial e toque), que se apoiam no estabelecimento de dinâmicas de interação entre pares. Também se percebeu que, com algumas crianças, há preferências de pares para brincar e que, nas suas brincadeiras, as crianças participantes, através do jogo dramático, assumem papéis para representar situações, ideias e sentimentos.
- Um percurso de reflexão sobre a Prática Pedagógica e de investigação sobre as brincadeiras e as interações das crianças na área do faz de conta “a caverna”Publication . Vareda, Sofia da Silva; Correia, Sónia Cristina Lopes; Leal, Rita Alexandra BettencourtO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada relata o meu percurso no Mestrado em Educação Pré-Escolar, durante os anos letivos de 2021/2022 e 2022/2023. Está dividido em três partes: a primeira refere-se ao contexto de Creche, a segunda ao contexto de Jardim de Infância numa instituição privada e a terceira parte referente ao contexto de Jardim de Infância da rede pública. Na primeira parte apresenta-se a reflexão acerca do percurso e as aprendizagens vivenciadas em Creche, mais especificamente o contexto educativo e o grupo de crianças, a observação, a planificação, intervenção e avaliação e as relações entre criança e adulto. Na segunda parte apresenta-se a reflexão acerca de todas as aprendizagens em contexto de Jardim de Infância privado como, o contexto educativo e o grupo de crianças, o ciclo pedagógico, o portfólio e o brincar. A terceira parte, incide sobre o contexto de Jardim de Infância da rede pública e reflete-se sobre o contexto educativo e o grupo de crianças, e a intervenção educativa – dando espaço para a escuta e participação das crianças através da abordagem de trabalho por projeto (a área do faz de conta “a caverna”). Nesta terceira parte, é, ainda, apresentado um ensaio investigativo realizado neste contexto sobre as brincadeiras e interações das crianças na área do faz de conta “a caverna” que visou: i) identificar e caraterizar as brincadeiras de um grupo de crianças da rede pública da Educação Pré-Escolar na área do faz de conta “a caverna”, ii) identificar e caraterizar as interações de um grupo de crianças da rede pública da Educação Pré-Escolar na área do faz de conta “a caverna”, e, iii) refletir sobre a área do faz de conta como espaço transformador e promotor do brincar e aprender na Educação Pré-Escolar. Seguindo uma metodologia qualitativa, optou-se pela observação participante com recurso a registos audiovisuais e notas de campo para a recolha de dados. Os resultados obtidos revelaram que as crianças, na área do faz de conta “a caverna”, criaram enredos sobre a visa do homem primitivo (fazendo pinturas rupestres, cozinhando, caçando e pescando), interagindo verbalmente e não verbalmente. Os resultados parecem demonstrar a relevância da existência de um espaço faz de conta “a caverna” flexível, que não se limite ao espaço da casinha, mas que permita a criação de diversos espaços tendo em conta as necessidades e interesses dos grupos de crianças que os construam ou frequentem. Por último, apresentam-se a conclusão final, as referências bibliográficas e os apêndices.