Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.48 MB | Adobe PDF |
Abstract(s)
O presente relatório de Prática Pedagógica Supervisionada debruça-se
sobre o meu percurso no Mestrado em Educação Pré-Escolar, nos anos
letivos 2018/2019 e 2019/2020. O relatório encontra-se dividido em
duas partes distintas. A primeira parte centra-se na dimensão reflexiva
evidenciando a Prática Pedagógica em contexto de Creche e contexto
de Jardim de Infância I e II (Jardim de Infância I- Privado e Jardim de
Infância II- Rede pública). Na segunda parte apresenta-se a dimensão
investigativa.
A primeira parte destina-se à dimensão reflexiva apresentando as
aprendizagens e experiências realizadas ao longo da Prática Pedagógica
nos diferentes contextos. A segunda parte centra-se na apresentação do
estudo que visou compreender quais as emoções que emergem durante
o jogo simbólico na área da casinha durante a brincadeira livre. Este
estudo realizou-se no contexto da Prática Pedagógica em Educação de
Infância - Jardim de Infância II e contou com a participação de
dezassete crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos de
idade. Recorreu-se à observação participante com registo videográfico
e à entrevista semiestruturada como técnicas de recolha de dados. Os
dados recolhidos em 6 momentos distintos foram transcritos e sujeitos
à análise de conteúdo. Os resultados permitiram identificar
representações simbólicas (papéis sociais e representações de ações do
quotidiano) e emoções emergentes e refletir sobre a importância da área
da casinha no desenvolvimento da expressão emocional da(s)
criança(s). No final, faz-se a conclusão do relatório e apresentam-se as
referências bibliográficas.
Description
Keywords
Educação Pré-Escolar Emoções Jogo Jogo simbólico Criança Aprendizagem