Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A Educação de Infância e o Conto de Histórias

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. Encontra-se organizado em duas partes. A primeira parte diz respeito a uma dimensão reflexiva que abrange o meu percurso ao longo de três semestres em Práticas de Ensino Supervisionadas, dividindo-se em três capítulos. O primeiro capítulo refere as vivências e os desafios em contexto de creche, o segundo capítulo abrange as vivências em contexto de Jardim de Infância I e todo o desafio desta Prática Pedagógica, tendo sido principalmente vivenciada à distância, devido ao covid-19. O terceiro capítulo reflete o regresso ao regime presencial, em contexto de Jardim de Infância II, focando as aprendizagens e apresentando ainda a experiência vivenciada na elaboração de um projeto sobre as Florestas. A segunda parte deste relatório diz respeito à dimensão investigativa, onde é pautada a minha experiência de investigação – em contexto de jardim de infância II, numa instituição da rede pública. O estudo apresentado reflete a temática do conto de histórias e das consequentes estratégias e recursos a serem utilizados na sua dinamização, assim como a sua influência no envolvimento das crianças. Este estudo é de caráter qualitativo, assentando a recolha de dados na observação e na entrevista. Os resultados obtidos espelham a importância de se dinamizar a hora do conto através de estratégias e recursos diferenciados (livro físico, percurso motor, avental que conta histórias, …), percecionando que maior será o envolvimento da criança, quanto maior a dinâmica implementada no conto.

Description

Keywords

Aprendizagem Envolvimento Exploração Hora do conto Literatura Infantil

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue