Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.61 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
Este relatório surge no âmbito da Prática Pedagógica de Ensino
Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar,
oferecido pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
do Instituto Politécnico de Leiria, no decorrer dos anos letivos
2019/2020 e 2020/2021.
Na primeira parte do relatório, intitulada de Dimensão Reflexiva,
apresenta-se uma reflexão crítica sobre o percurso realizado ao
longo das Práticas Pedagógicas nos diferentes contextos
educativos (Creche, Jardim de Infância I (realizado numa
Instituição Particular de Solidariedade Social) e Jardim de
Infância II (realizado numa Instituição Pública) que se encontra
dividida em dois capítulos. No primeiro capítulo, reflete-se
sobre as experiências vividas em contexto de Creche. E no
segundo capítulo são refletidas as experiências realizadas no
Jardim de Infância I e II, onde se evidência as aprendizagens
concretizadas e as dificuldades sentidas no regime @ distância e
na Metodologia de Trabalho de Projeto.
A segunda parte do relatório, designada de Dimensão
Investigativa, apresenta um estudo investigativo desenvolvido
em contexto de Jardim de Infância, durante o último ano de
Prática Pedagógica. A investigação procurou compreender que
tipo de brincadeiras as crianças desenvolviam na área da
casinha, durante a brincadeira livre, em tempos de pandemia.
Adotando uma metodologia qualitativa e recorrendo à
observação participante, às gravações de vídeos e à entrevista,
os dados foram recolhidos durante oito semanas (oito segundas feiras) no momento de brincadeira livre desde o dia 2 de
novembro de 2020 a 11 de janeiro de 2021.
Os resultados revelam que as crianças realizaram vários tipos de
brincadeiras (atividades de cozinha, imitação de animais e
atividades relacionadas com as profissões) e desempenharam
vários papéis (mãe, pai, tia, filho, gato, etc.). Fizeram-no através
de brincadeiras quer individuais quer com os seus pares,
interagindo com estes através de palavras e gestos e integrando
objetos na sua brincadeira livre.
Description
Keywords
Área da casinha Regime @ distância Metodologia de trabalho de projeto Educação de infância Tipo de brincadeiras, Pandemia