Browsing by Issue Date, starting with "2022-06-29"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Relatório da Prática Especializada em EnfermagemPublication . Correia, Pedro Miguel Carvalho; Dixe, Maria dos Anjos Coelho RodriguesO presente relatório é o resultado formal da conclusão do 1º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, lecionado na Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria sendo constituído por duas partes. A primeira tem como objetivo descrever e analisar de forma sistematizada e reflexiva as atividades e experiências vivenciadas nos diversos contextos de Ensino Clínico: Serviço de Urgência, Unidade de Cuidados Intensivos e serviço de hemodialise conducentes à aquisição de competências especializadas na área da pessoa em situação crítica, com vista à obtenção do grau de Mestre. Este relatório é apresentado e baseado nos domínios de competência do enfermeiro especialista na pessoa em situação crítica da Ordem dos Enfermeiros, documentados no Regulamento 429/2018. Analisa e confronta ainda a experiência dos ensinos clínicos com os documentos oficiais da DGS, OE, sociedades internacionais e evidência científica mais recente e atual. É, portanto, demonstrativo do percurso formativo e inerente construção da identidade de um enfermeiro especialista. A fim de dar cumprimento ao desenvolvimento de competências de investigação, na segunda parte encontra-se o trabalho de investigação sobre “A violência no serviço de urgência na perceção dos Enfermeiros “é um tema que, quer a nível investigativo quer no contexto prático, tem pouca evidência realçando assim, a importância da intervenção da enfermagem nesta temática.
- Desenvolvimento de Competências em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica – Melhoria da Qualidade dos Cuidados à Pessoa internada – necessidades formativas em situações de emergência e reanimaçãoPublication . Todo Bom, Luís Filipe Pereira; Mendonça, Susana Maria SobralO presente relatório emerge no âmbito do Ciclo de Mestrado em Enfermagem Médico- Cirúrgica – área de especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica (PSC), cujo objetivo visa a obtenção do grau de Mestre, encontrando-se dividido em 2 partes distintas. Na Parte I, evidencia-se o desenvolvimento de competências através de uma metodologia descritiva, analítica e crítico-reflexiva sobre as atividades desenvolvidas, as experiências vivenciadas, e as dificuldades vividas no percurso do desenvolvimento das competências como Mestre, das competências comuns do Enfermeiro Especialista (EE) e das especificas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica na área de Enfermagem à PSC (EEEMCPSC). Destacamos a promoção do desenvolvimento substancial do raciocínio crítico, o aumento dos conhecimentos e o fortalecimento de um suporte efetivo para as futuras tomadas de decisão. A intervenção de enfermagem baseada em evidencia científica é estruturante à diferenciação do Mestre e do EE, bem como a construção de conhecimentos científicos colaboram para fundamentar a tomada de decisão, tanto no domínio da prestação de cuidados à pessoa, como nos restantes domínios de intervenção do enfermeiro. Nos EC sentimos que o EE deve mobilizar todos os conhecimentos e competências adquiridas para a pratica diária de cuidados, e ainda promover a prática baseada na evidência, contribuindo para uma prática de excelência. Naturalmente, na área especializada dos cuidados à PSC, também as competências comuns assumem um valor crucial para obter ganhos em saúde para a pessoa e família, equipa e instituição. A Parte II teve por base um projeto de investigação-ação num serviço de internamento do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que pretendia responder à questão: “Quais as necessidades formativas em situações de emergência e reanimação?”. Partindo da hipótese: As dificuldades que os profissionais de saúde sentem na assistência à Paragem Cardiorrespiratória (PCR) Intra-Hospitalar variam em função de variáveis sociodemográficas e fatores como a experiência profissional, o contexto profissional e a formação académica. Assim, foi implementada a Escala de Perceção de Dificuldades na Assistência à PCR Intra-Hospitalar (EPDAPI) (Catalão, 2017) a 21 enfermeiros em dois momentos distintos. Os resultados mostraram que é possível melhorar os cuidados e os conhecimentos dos profissionais através da formação. A aquisição de habilidades profissionais específicas deve dar resposta às necessidades de cuidados de saúde das populações. É necessário que o enfermeiro fundamente a sua intervenção em evidência científica.
- Desenvolvimento de Competências em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica – Construção e Validação de um Protocolo sobre Técnicas de Substituição Renal Intermitente num Serviço de Medicina IntensivaPublication . Costa, Andreia Filipa Dionísio; Mendonça, Susana Maria SobralO presente relatório de estágio tem o propósito de evidenciar o desenvolvimento do percurso através de uma análise crítica e reflexiva nas competências comuns e específicas do enfermeiro mestre e especialista em enfermagem à pessoa em situação crítica. Numa primeira parte, foi realizada uma análise reflexiva sobre os ensinos clínicos realizados ao longo do curso, que contribuíram para a aquisição e desenvolvimento das competências de liderança, de investigação, tomada de decisão, melhoria contínua dos cuidados e autoaprendizagem, sendo fundamentais para a profissão de enfermagem. Numa segunda parte, foi desenvolvido um trabalho de investigação com os objetivos de avaliar o conhecimento dos enfermeiros de cuidados intensivos sobre técnicas de substituição renal intermitentes, construir e validar um protocolo para enfermeiros, e avaliar a utilidade e usabilidade do mesmo, na perspetiva dos enfermeiros. O método utilizado foi o quantitativo, de carácter descritivo. A amostra incluiu os enfermeiros de um serviço de medicina intensiva, e para validação do protocolo recorreu-se a um grupo de enfermeiros peritos especialistas em enfermagem médico-cirúrgica com mais de dez anos de experiência em hemodiálise, através da técnica de Delphi. Concluiu-se que em relação aos conhecimentos dos enfermeiros de cuidados intensivos sobre técnica de substituição renal intermitente, a equipa apresenta necessidades formativas sobre a técnica, pelo que após divulgação do protocolo, a equipa de enfermagem considera o protocolo útil e pretende usá-lo durante a prestação de cuidados a utentes que necessitem desta técnica.
- Um caminho de aprendizagens na Educação de InfânciaPublication . Santos, Rita Andreia Ribeiro dos; Leal, Rita Alexandra Bettencourt; Luís, Joana Alexandra Soares de FreitasO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresenta o percurso que realizei no Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais/Politécnico de Leiria, no ano letivo 2020/2021 e 2021/2022. Este relatório encontra-se dividido em duas partes distintas. A primeira parte relata a experiência na Prática Pedagógica em contexto de creche e a segunda centra-se na valência de jardim de infância numa Instituição Particular e na rede pública. A primeira parte demonstra as aprendizagens realizadas em contexto de creche, bem como um ensaio investigativo com crianças de 32 e 37 meses de idade. Este estudo visou i) identificar evidências matemáticas presentes nos momentos de brincadeira livre de duas crianças de 32 e 37 meses; ii) descrever e analisar os momentos de brincadeira livre observados; iii) refletir sobre a importância da emergência matemática, em contexto de creche. Para tal, adotou-se a metodologia qualitativa, recorrendo à observação participante e ao registo videográfico para a recolha dos dados. Os resultados obtidos revelam que crianças em creche demonstram ideias matemáticas nas suas brincadeiras livres relacionadas com os conceitos de álgebra, número, geometria, medição e padrões. A segunda e terceira partes revelam as reflexões sobre experiências e aprendizagens adquiridas resultantes das Práticas Pedagógicas de Jardim de Infância I (rede privada) e Jardim de Infância II (rede pública). O portfólio e a Metodologia de Trabalho por Projeto assumiram-se como aspetos primordiais para a minha formação como futura educadora de infância. No final, expõe-se a conclusão, as referências bibliográficas e os anexos.
- Exercising Hope in Palliative Care Is Celebrating Spirituality: Lessons and Challenges in Times of PandemicPublication . Lanranjeira, Carlos; Befecadu, Filipa Baptista Peixoto; Rodrigues, Maria Goreti Da Rocha; Larkin, Philip; Pautex, Sophie; Dixe, Maria dos Anjos; Querido, AnaTimes of crisis are times of suffering and pain and opportunities for transformation. Beyond the current debate on measures to combat coronavirus disease 2019 (COVID-19), one must consider two consequences of the pandemic that can be opportunities to foster spiritual well-being (Stilos et al., 2021) and exercise hope in palliative care.