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- Um percurso de reflexão e de investigação na Educação de InfânciaPublication . Santos, Eduarda Pereira dos; Leal, Rita Alexandra Bettencourt; Luís, Joana Alexandra Soares de FreitasO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada relata o meu percurso no Mestrado em Educação Pré-Escolar, durante os anos letivos de 2020/2021 e 2021/2022. Está dividido em duas partes, sendo a primeira intitulada de “Dimensão Reflexiva” e retrata as vivências das três Práticas Pedagógicas e a segunda, a “Dimensão Investigativa”, apresenta o estudo empírico realizado. A primeira parte do relatório exibe os contextos, as aprendizagens e os desafios que vivenciei nas três Práticas Pedagógicas, em Creche e em Jardim de Infância I e II (a primeira numa instituição de cariz privado e a segunda numa da rede pública). Ser educadora de infância assumiu-se, para mim, num constante questionamento que espelho nesta parte. A segunda parte apresenta o estudo empírico qualitativo realizado sobre como ocorrem as interações entre pares na área do faz de conta, no momento da brincadeira livre. Os resultados obtidos demonstraram a existência de vários tipos de interação verbal (frases simples e complexas, imperativas e interrogativas) e não verbal (olhar, gestos, imitação, expressão facial e toque), que se apoiam no estabelecimento de dinâmicas de interação entre pares. Também se percebeu que, com algumas crianças, há preferências de pares para brincar e que, nas suas brincadeiras, as crianças participantes, através do jogo dramático, assumem papéis para representar situações, ideias e sentimentos.
- Atitudes dos enfermeiros e alunos de enfermagem, relativamente à importância da família no processo de cuidarPublication . Caria, Dora Garcia Pinheiro Leitão; Frade, João Manuel GraçaA Enfermagem de família emerge como um fenómeno distinto quer para a prática de enfermagem generalista quer para a prática avançada. Os fundamentos teóricos assentam no pensamento sistémico e interacional. Defende-se uma abordagem sistémica e relação colaborativa de suporte, no cuidado à família para garantir cuidados competentes e de excelência nas intervenções de enfermagem, que acontecem reciprocamente em contexto de intersubjetividade e complexidade. A família representa para a pessoa doente uma poderosa fonte de suporte, é inerente ao processo de cuidar e encontra-se intrinsecamente envolvida no processo saúde/doença. Por isso é de suma importância a preocupação e o comprometimento de que a família seja integrada nos cuidados de saúde garantindo a promoção de saúde familiar. A evidência da lacuna entre o teórico e o prático ao nível da enfermagem levou ao estudo sobre conhecer as atitudes dos enfermeiros e alunos relativamente à importância da família no processo de cuidar, sobre a abordagem sistémica do cuidado à família, no desempenho profissional. Trata-se de um estudo de natureza quantitativo, descritivo, analítico e correlacional, realizado a uma amostra de 7 enfermeiros que exercem a sua prática numa Unidade de Saúde familiar e a um grupo de 22 alunos a frequentar a licenciatura em enfermagem. Como instrumento de colheita de dados foi utilizado o questionário de caraterização sociodemográfica e a escala IFCE-AE (A Importância das Famílias nos Cuidados de Enfermagem - Atitudes dos Enfermeiros), validada para a população portuguesa por Oliveira et al., 2009. Nos dados obtidos, em relação às variáveis sociodemográficas e profissionais que caracterizam a amostra, apenas foi possível verificar associação entre as atitudes dos enfermeiros e alunos, relativamente à importância da família no processo de cuidar, nas variáveis género e título profissional. Compreendeu-se que a família é uma unidade complexa, com necessidades e impacte no estado de saúde. Com evidência, podemos concluir que nas transições do ciclo vital, as famílias, carecem da abordagem holística dos enfermeiros de família. A enfermagem de família detém essas competências para cuidar das famílias enquanto sistema, assumindo uma posição de centralidade, sendo a formação essencial para dotar os enfermeiros de conhecimento, ferramentas e eficiência nessa otimização dos cuidados.