Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 10 of 53
  • Apoio a estudantes com necessidades especiais no Ensino Superior : a experiência de 10 anos do GTAEDES
    Publication . Pires, Lília Aguardenteiro; Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Martins, Gracinda
    Em 2012, estudavam no ensino secundário português cerca de 15 000 estudantes que recebiam apoio educativo relacionado com a sua Necessidade Educativa Especial (NEE) (European Agency for Development in Special Needs Education, 2012). Assim, e como as respostas aos estudantes com NEE têm vindo a sofrer grandes alterações nas últimas décadas, são cada vez mais aqueles que chegam ao ensino superior. Considerando estes dados, diversas instituições de ensino superior têm vindo a desenvolver esforços no sentido de dar resposta às necessidades destes estudantes, de forma a promover a sua inclusão e igualdade de oportunidades. Formalizado em junho de 2004, o Grupo de Trabalho para o Apoio a Estudantes com Deficiências no Ensino Superior (GTAEDES), é constituído por instituições de ensino superior público com serviços de apoio a estudantes com deficiência com o objetivo de proporcionar um serviço de qualidade a estes estudantes e de promover e facilitar a troca de experiências, o desenvolvimento de iniciativas conjuntas e a racionalização de recursos. Com esta proposta de comunicação, pretendemos, apresentar alguns dados relativos ao modo como as instituições de ensino superior em Portugal se têm vindo a organizar, nos últimos 10 anos, para responder às necessidades dos estudantes com NEE. Procuraremos também analisar a importância do papel do Psicólogo e do Técnico de Serviço Social na promoção da igualdade de oportunidades dos estudantes com NEE, de forma a potenciar o seu desenvolvimento e aprendizagem, através de apoios individualizados e atenção à diversidade centrada na pessoa.
  • Rede Alumni : uma estratégia responsável ao serviço do desenvolvimento do turismo local
    Publication . Ferraz, Francisco António Vaz Guedes Delgado; Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Beato, Isabel Maria de Sousa Henriques; Rafael, Célia Maria da Conceição Salmim; Schön, Michael; Fernandes, Isabel Barreto
    Organizations including higher education institutions need to enhance the relationships with their stakeholders, especially with their alumni, in order to promote a set of long term mutual competitive advantages. In this way, organizational sustainability is gaining new ground and plays a fundamental role as a way of attaining a broad goal in terms of sustainable development. Higher education institutions should develop relationship and transparency strategies of corporate actions in order to create trust and also to leverage synergies by using alumni networks. This can be achieved through Information and Communication Technologies (ICT), especially the web, and the most recent and globalized platforms like Facebook and Linkedin as privileged channels for communicating with alumni. In addition, the development of actions that try to promote an approach and the engagement of alumni among different initiatives not only inside the institution, but also in terms of local and/or regional context, could create added value and contribute to local tourism development. The present study aims to analyze the development of the network of a higher education institution, namely, the IPLeiri@lumni Network, assessing the platform design, the measures taken by the institution to renew the relationship with their alumni, and the resulting advantages from the paths taken by some alumni as a way of identifying the potential added value for the development of local tourism of the region.
  • Para uma abordagem psicológica da transição do ensino secundário para o ensino superior: pontes e alçapões
    Publication . Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Casimiro, Mafalda Cristina Salema Monteiro; Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues; Dias, Isabel Simões; Custódio, Susana Margarida Rodrigues
    O presente artigo procura sistematizar as principais conclusões decorrentes de um estudo realizado com o objectivo de avaliar as relações existentes entre as redes de suporte social e a adaptação do jovem estudante ao Ensino Superior, bem como as respectivas implicações na sua satisfação com a vida em geral. Com base numa amostra de 996 alunos que, no ano lectivo de 2003/04 se encontravam a frequentar o primeiro ano das cinco escolas do Instituto Politécnico de Leiria, os resultados conduziram-nos à constatação de que o género, o grau de opção de escola e de curso influenciaram significativamente a qualidade de adaptação ao Ensino Superior. O facto do jovem estudante permanecer (ou não) na “residência-mãe”, bem como o seu envolvimento em actividades associativas emergiram como variáveis a considerar, ainda, no âmbito da problemática em análise. À semelhança de outras investigações, a percepção do suporte social constitui uma condição importante para o bem-estar físico, relacional e psicológico do jovem, no seu processo de adaptação ao novo contexto académico. Considerando os resultados obtidos, procuramos operacionalizar algumas implicações práticas para o desenvolvimento de serviços de suporte e de apoio a disponibilizar ao jovem estudante, na sua transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior.
  • Alumni from the Polytechnic of Leiria: path & challenges
    Publication . Seco, Graça; Beato, Isabel; Duarte, Ângela
    In this communication we will analyse the development of the Alumni Network of Polytechnic of Leiria, a higher public education institution in Portugal. The Alumni Network of Polytechnic of Leiria was constituted in February of 2012 with the aim to recover alumni relations, facilitating interactions, promoting the sharing of experiences and reinforcing the Institution’s recognition/image, empowering the long life learning, the information and knowledge updates and the reinforcement of an oriented community for the scientific and technological production. The Institution has around 12,000 current students and we estimate that 40,000 have finished their courses, short cycle’s, undergraduates and master’s degrees. The network has more than 4,000 registered alumni. In LinkedIn there are 13,500 former students connected and in Facebook there are more than 7,000 alumni following the page. This network develops activities towards former students such as: walk gatherings; anniversary cards; alumni days; the publishing of conferences, seminars, program offers; direct invitation to be a speaker; testimony collection; and alumni passport. The alumni passport is the official document sent to all alumni when they register that grants special conditions like access to canteens/bars and libraries; participation with special discount in events, conferences, courses and discounts in enterprises with an agreement with Polytechnic of Leiria. The testimony collection (flyers, videos) is also a great moment in the network since all the community can see the experiences before and after the alumni attended their school. The former students report their memories as resident students and the importance of the training received, presenting suggestions for the network life. Actually most of the activities are developed with the involvement and collaboration of current students who implement marketing strategies, creativity and new work tools to engage alumni. We regularly publish the initiatives/enterprises of our alumni and the prizes obtained. This is very courageous for them and we let all of the community know what they are doing, enabling them to be proud. This is also a way to inspire the current and future students. This is also a way to give visibility to the Institution which sees its reputation spread. Alumni of this initiative are also promotors of employment and are willing to recruit students from the same Institution. The mentors/ambassadors living in the country or even abroad are well engage to help other students. We are proud with the network development but conscious that a long way is waiting ahead, regarding the bigger involvement needed from the internal academic community if we want to reach volunteering and fundraise, another dimension of alumni relations and to proceed the alumni potential.
  • Estudo de validade do Questionário de Vivências Académicas, versão reduzida (QVA-r): respostas obtidas com base numa amostra de alunos do ensino superior politécnico
    Publication . Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues; Dias, Isabel Simões; Casimiro, Mafalda Cristina Salema Monteiro; Custódio, Susana Margarida Rodrigues
    A entrada no ensino superior é perspectivada, pela maioria dos jovens estudantes, como uma nova vida recheada de múltiplos desafios a diversos níveis, associada à possibilidade de construção de novos projectos, amizades e relacionamentos e a um acréscimo de responsabilidades e de oportunidades de exploração, experimentação e compromisso em várias dimensões. De facto, entrar no ensino superior é confrontar-se com um outro espaço institucional, com as suas normas próprias, com tarefas académicas que exigem novas competências de estudo e níveis mais elevados de organização, autonomia e envolvimento por parte do aluno. Neste processo dinâmico de relação dos estudantes com o contexto do ensino superior intervêm, contudo, vários factores. Se por um lado, a capacidade do aluno para lidar com as tarefas académicas constitui, desde logo, a base fundamental de uma inserção construtiva no novo ambiente, por outro lado, a qualidade das relações parece ser também um factor fundamental, envolvendo não só a capacidade para iniciar novas interacções (com professores, colegas e funcionários da instituição e comunidade envolvente), como também a capacidade para efectuar reestruturações nas relações existentes (família, amigos e companheiros). Foi no âmbito deste enquadramento conceptual que se desenvolveu uma investigação com o objectivo de analisar as relações entre a percepção do suporte social - avaliada através da versão portuguesa de Pinheiro & Ferreira (2002) do Social Support Questionnaire - Short Form (SSQ6) -, a satisfação com a vida em geral - medida com base na versão portuguesa de Simões (1992) da Satisfaction with Life Scale de Diener e colaboradores (1985) e os padrões de adaptação ao contexto do ensino superior politécnico dos alunos que se encontravam a frequentar o primeiro ano de todas as Escolas do Instituto Politécnico de Leiria (IPL). Para avaliar os padrões de adaptação ao contexto do ensino superior politécnico foi utilizado o Questionário de Vivências Académicas - versão reduzida (QVA-r) de Almeida, Ferreira & Soares (1999), questionário de auto-relato que procura avaliar a forma como os jovens se adaptam a algumas das exigências pessoais, relacionais e institucionais da vida académica no ensino superior. O QVA-r é constituído por 60 itens distribuídos por 5 dimensões: pessoal, interpessoal, carreira, estudo e institucional. Com a presente proposta de poster pretendemos sistematizar os principais índices psicométricos e resultados da respectiva validação, obtidos com base nos dados de uma amostra de cerca de 1000 alunos primeiranistas do IPL.
  • Sucesso académico e satisfação dos estudantes finalistas do Instituto Politécnico de Leiria
    Publication . Ferreira, José Brites; Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Canastra, Fernando Augusto Coelho; Dias, Isabel Simões; Abreu, Maria
    A presente proposta pretende dar a conhecer o estudo que temos vindo a desenvolver no NIDE do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), o qual tem como objectivo principal conhecer os índices de satisfação dos estudantes finalistas do IPL com esta instituição e sua relação com o sucesso académico. Iniciaremos a apresentação com um resumo da revisão da literatura sobre os factores associados ao sucesso no ensino superior, seguida dos dados relativos ao processo de adaptação do questionário que iremos utilizar - Questionário de Satisfação dos Alunos Finalistas do IPL. Depois da adaptação do referido questionário, pretende-se aplicar a versão final a uma amostra de 50% dos estudantes finalistas dos diversos cursos leccionados nas 5 escolas do IPL, para se avaliar a satisfação destes alunos com a instituição e suas relações com o sucesso académico.
  • Para uma abordagem psicológica da transição do ensino secundário para o ensino superior: pontes e alçapões
    Publication . Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues; Dias, Isabel Simões; Casimiro, Mafalda Cristina Salema Monteiro; Custódio, Susana Margarida Rodrigues
    Numa perspectiva de desenvolvimento coextensivo à duração da vida, a transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior confronta os jovens com inúmeros desafios e mudanças - a separação da família e dos amigos, a adaptação a um conjunto de novas tarefas e exigências pessoais, sociais e académicas - com implicações nos seus níveis de sucesso e de satisfação, quer com a vida em geral, quer com a dimensão académica em particular. Foi no âmbito deste enquadramento conceptual que, através de um estudo transversal, baseado numa amostra de alunos que se encontravam a frequentar o primeiro ano de todas as Escolas do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), procurámos analisar as relações entre os padrões de adaptação ao contexto do ensino superior politécnico, a percepção do suporte social dos estudantes e a satisfação com a vida em geral, perspectivada como uma avaliação global que o indivíduo faz da sua qualidade de vida.
  • Promoção do Sucesso e Redução do Abandono Académico: Plano de Ação
    Publication . Lázaro, Alexandra; Pereira, Ana Patrícia; Henriques, Carolina; Toneca, Cláudia; Amaro, Dina; Tavares, Dina; Rodrigues, Filipa; Seco, Graça; Marques, Gorete; Silva, Joana Carrilho da; Varela, Jorge; Brites, Leonel; Rosálio, Lina; Magueta, Lúcia; Filipe, Luís Pereira; Caetano, Marta; Frade, Patrícia; Vaz, Paula; Gonçalves, Pedro; Alves, Sandra; Mina, Sónia; Reis, Susana; Almeida, Susana; Bernardino, Susana; Fonseca, Susana; Ferreira, Tiago; Tavora, Vítor
    De forma de criar e potenciar, no Instituto Politécnico de Leiria, um trabalho colaborativo a partir da identificação e utilização de uma metodologia integrada de promoção do sucesso escolar, que permita identificar, no contexto académico, todas as dimensões do problema e um roteiro de intervenção futuro que inclua a identificação de estratégias para promoção do sucesso académico em Instituições de Ensino Superior nacionais e internacionais, foi desenvolvido o “Laboratório da Mudança”. Através de um método sistémico, participativo e criativo para enfrentar, gerir e mitigar problemas sociais complexos, como são o insucesso e abandono escolar, foi desenvolvido um trabalho em conjunto com os diferentes intervenientes da comunidade académica do Instituto Politécnico de Leiria, no qual foi utilizada a ferramenta Teoria da Mudança para a criação de um plano de ação face a problemas sociais complexos. No Laboratório da Mudança foram convidados a participar vários atores da comunidade académica do IP Leiria, desde direções e escolas, coordenações pedagógicas e demais serviços, bem como docentes e estudantes. A equipa multidisciplinar constituída para o desenvolvimento do Laboratório trouxe contributos variados relevantes e inovadores no desenho de uma estratégia colaborativa e na construção do presente plano de ação. Aquando da identificação do problema, e após o término do projeto, estes atores contribuirão na promoção de outras estratégias, além das propostas em desenvolvimento neste projeto, que possam ser concebidas no futuro visando a resolução dos problemas identificados do insucesso e abandono escolar.
  • Dislexia no ensino superior: contributos do Serviço de Apoio ao Estudante e do Centro de Recursos para a Inclusão Digital do Instituto Politécnico de Leiria
    Publication . Alves, Sandra; Filipe, Luís Pereira; Pereira, Ana Patrícia; Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Sousa, Célia
    Tendo o Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) verificado uma crescente procura de apoio para avaliação e intervenção em casos de Dislexia em estudantes que frequentam o Ensino Superior e para que este seja inclusivo e promotor de uma igualdade de oportunidades para todos os estudantes, o SAPE tem vindo a desenvolver actividades na área, com o intuito de contribuir para uma minimização do impacto da Dislexia no rendimento académico e auto500 conceito dos estudantes e disponibilizar/desenvolver estratégias de suporte para lidar com os níveis de ansiedade associados à problemática em questão.