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  • Non-traditional adult students at the Polytechnic Institute of Leiria (PIL): challenges for the Student Support Service (SSS)
    Publication . Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Filipe, Luís Pereira; Pereira, Ana Patrícia; Alves, Sandra
    In the last few years, the expansion and diversification of the higher education system has been noticeable. Since 2006, the Non-traditional Adult Students (NTAS) have been increasing in Portuguese higher education institutions. These are students that due to the most diverse reasons had to leave the formal education system and present certain socioeconomic, motivational academic, familiar and professional characteristics that reflect different difficulties from those students who have come straight from Secondary Education. Due to being away from the system for some time, the NTAS show, amongst the most felt difficulties, lack of routines and certain study competencies that were not kept or sufficiently trained, which frequently makes them feel less competent or able to deal efficiently with the challenges that they face. They also show difficulties when it comes to time management and the suitability of study techniques to be used when facing the normal demands of higher education. The promotion of these competencies constitutes one of the ways of helping the student to deal with new academic, personal and social challenges; so the student will be more able to answer, in an adequate manner, to the demands of higher education. Having said that, with this presentation our goal is to show some of the challenges that have been part of our daily experience with the NTAS in the Student Support Service (SSS) from the PIL, both in psychological consultations and in the transversal competences development. We will also present a recent project which aims to build an online education program directed at this target audience. Aware of the characteristics and difficulties of NTAS, the SSS has been developing intervention procedures that help these students to overcome the initial obstacles and to develop the necessary competences to ensure academic success and overall well-being.
  • Para uma abordagem psicológica da transição do ensino secundário para o ensino superior: pontes e alçapões
    Publication . Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Casimiro, Mafalda Cristina Salema Monteiro; Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues; Dias, Isabel Simões; Custódio, Susana Margarida Rodrigues
    Ao realizarmos a investigação agora publicada, foi nossa intenção avaliar as relações existentes entre as redes de suporte social e a adaptação do jovem estudante ao contexto do ensino superior politécnico, bem como as respectivas implicações na sua satisfação com a vida em geral. Procurámos, ainda, analisar a influência de algumas variáveis relativas ao perfil do estudante em tal processo de transição e adaptação. Para o efeito levámos a cabo um estudo transversal, com base numa amostra de cerca de 1000 alunos que, no ano lectivo de 2003/2004, se encontravam a frequentar o primeiro ano das cinco escolas do Instituto Politécnico de Leiria.
  • Escala de competências de estudo: resultados de um estudo de validação no Instituto Politécnico de Leiria
    Publication . Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Almeida, Leandro S.; Alves, Sandra; Pereira, Patrícia; Filipe, Luís Pereira
    Descreve-se um estudo exploratório de construção e validação de uma escala voltada para a avaliação das competências de estudo e abordagens à aprendizagem por parte de alunos do Ensino Superior Politécnico. Uma amostra de 264 alunos foi considerada neste estudo, tendo-se recorrido à Escala de Competências de Estudo (ECE – Almeida & Joly, em preparação). Os resultados, longe de confirmarem as dimensões iniciais propostas pelos autores, parecem identificar duas formas de auto-regulação nos alunos: uma mais centrada nos comportamentos e condutas quotidianas (organização do estudo) e outra mais dirigida por aspectos motivacionais e cognitivos. São apresentados os resultados centrados na delimitação das duas dimensões, assim como a sua associação a níveis de rendimento escolar (disciplinas em atraso e médias obtidas) e diferenciação segundo o género, idade e tipo de curso frequentado pelos alunos. As correlações com o rendimento são mais elevadas tomando a dimensão mais comportamental da autoregulação, sendo que as alunas apresentam médias mais elevadas nas duas dimensões e os alunos mais velhos apresentam níveis mais elevados de auto-regulação em termos motivacionais e cognitivos.
  • Stresse e saúde do estudante de enfermagem em ensino clínico
    Publication . Custódio, Susana Margarida Rodrigues; Pereira, Anabela Maria Sousa; Seco, Graça Maria dos Santos Batista
    Os ensinos clínicos (EC), parte integrante do plano de estudos do curso de Enfermagem, constituem um momento desafiante que promove o contacto do estudante com a sua futura prática profissional e, simultaneamente, um momento em que as suas aprendizagens, capacidades e desempenho estão a ser avaliadas. Na pessoa do estudante converge assim um duplo papel, o de aprender, dado encontrar-se numa fase de formação, e o de fazer, com uma qualidade idêntica à de um profissional, devendo a sua acção constituir uma ajuda para o utente. Este duplo papel desempenhado nos EC é por si só complexo e susceptível de ser gerador de stresse, podendo desencadear situações de mal-estar. Para que se possam propor estratégias de prevenção e de intervenção que minimizem os efeitos do stresse e melhorem a qualidade da prestação dos estudantes em EC, bem como a sua saúde, é fundamental identificar e compreender as situações percebidas pelos seus actores como indutoras de stresse. Com base nos dados de uma amostra de 1283 estudantes, a presente comunicação tem como objectivos identificar os factores indutores de stresse em EC, bem como avaliar o nível de stresse dos estudantes e a sua percepção de saúde antes e depois do ensino clínico.
  • Development of study and communication competences in the transition to higher education
    Publication . Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Filipe, Luís Pereira; Pereira, Patrícia; Alves, Sandra
    Research has been stressing the importance and relevance of intra and interpersonal competence development in the promotion of the student academic success and general wellbeing. In the transition to Higher Education, the individual is confronted with different challenges and changes to which he must try to answer in a correct way so as to reach a positive and satisfactory adaptation. Separation from family and friends, the adaptation to new tasks, new personal, social and academic demands are considered inherent difficulties to this process of transition. As far as the academic dimension is concerned one of the most relevant difficulties is related to the adequacy of study strategies, used in secondary education, to the demands of the new context. The recent course changes concerning the Bologna Process demand the student the need to develop an active and more self-controlled learning process. The consciousness of the importance that the student should become a real manager of his study and communicational competences, led the Student Support Service of the Polytechnic Institute of Leiria (SSS/PIL) to implement two training programmes focused on the following transverse competences: Communication and Emotional Intelligence and Study Methods and Time Management, with the duration of 9 hours each. Those programmes, supervised on active methodologies, had, as their main objective, not only the development of adequate strategies in communication and interpersonal relationship, but also the achievement of strategies that contribute to improve the academic work and performance, stressing, thus, the importance of self-regulation to the success of the PIL student. In this context, with this paper proposal, we want to show the structure and implementation as well the main results of the two training programmes developed by SSS, in the 4 campus of PIL, in which 126 students were involved. In general, the programmes were assessed, very satisfactorily, by students who highlighted the importance of this type of training, especially in the context of the changes that took place, in Higher Education, due to the Bologna Process.
  • Transição para o mercado de trabalho: competências pessoais e sociais
    Publication . Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Filipe, Luís Pereira; Pereira, Ana Patrícia; Alves, Sandra
    Na transição para o mercado de trabalho, além das competências técnico-profissionais, importa desenvolver competências pessoais e sociais, tais como a capacidade de comunicação, organização e gestão do tempo, trabalho em equipa e gestão de conflitos e do stress, entre outras, perspectivadas como essenciais em contextos altamente competitivos. Com o objectivo de responder aos desafios da procura do primeiro emprego e de uma transição bemsucedida para a vida activa, o Serviço de Apoio ao Estudante do Instituto Politécnico de Leiria (SAPE/IPL) desenvolveu, no 2.º semestre do ano lectivo de 2008-09, dois Programas de Formação (com 9 horas de duração cada), intitulados: Gestão de Conflitos e do Stress e Técnicas de Procura de Emprego, Elaboração de Curriculum Vitae e Portefólio. Se com o primeiro se pretendeu trabalhar estratégias de gestão de conflitos e formas de lidar com o stress, com a segunda formação procurou-se promover o desenvolvimento do auto-conceito profissional, a construção de um currículo vitae e/ou portefólio, bem como algumas técnicas de procura de emprego e de preparação para uma entrevista de selecção. Com este poster pretendemos apresentar a estrutura e os principais resultados dos dois Programas de Formação, nos 4 campi do IPL. Na globalidade, os programas foram avaliados de forma muito satisfatória pelos 174 estudantes.
  • Necessidades Educativas Especiais : manual de apoio para estudantes
    Publication . Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Filipe, Luís Pereira; Pereira, Ana Patrícia; Alves, Sandra
  • O papel do GTAEDES na inclusão do Estudante com Necessidades Específicas no Ensino Superior
    Publication . Ribeiro, Alice; Pires, Lília Aguardenteiro; Seco, Graça
    Oficialmente formado em junho de 2004, o Grupo de Trabalho para Apoio a Estudantes com Deficiência no Ensino Superior (GTAEDES) é atualmente constituído por 15 instituições de ensino superior (11 do ensino superior universitário e 5 de institutos politécnicos) que possuem serviços estruturados de apoio a estudantes com deficiência e outras necessidades educativas. Através da cooperação entre serviços, os membros do GTAEDES visam proporcionar, um serviço de melhor qualidade aos estudantes com deficiências e outras necessidades educativas, a partilha de experiências, o desenvolvimento de iniciativas conjuntas, e a racionalização de recursos. Com a presente comunicação pretendemos apresentar algumas dessas iniciativas e o seu contributo para o desenvolvimento de uma política de inclusão de estudantes com deficiência e outras necessidades educativas no ensino superior português.
  • Stresse e estratégias de coping dos estudantes de enfermagem em ensino clínico
    Publication . Custódio, Susana Margarida Rodrigues; Pereira, Anabela Maria Sousa; Seco, Graça Maria dos Santos Batista
    Os ensinos clínicos em Enfermagem (ECE) constituem um dos eixos em torno do qual se estrutura a formação dos estudantes de Enfermagem, sendo identificados como uma das etapas que induz níveis elevados de stresse. Este estudo tem como objectivo identificar as situações de stresse percebidas pelos estudantes em ECE, as manifestações do stresse e as estratégias de coping utilizadas. Pretende-se também estudar os referidos aspectos em função do sexo dos estudantes e do ano do curso. Participaram no estudo 1283 estudantes dos quatro anos da licenciatura em Enfermagem de cinco Escolas Superiores de Saúde da região centro. Os resultados evidenciam que as situações relacionadas com a avaliação são percepcionadas como indutoras de maior stresse, seguindo-se as relacionadas com os aspectos pessoais e com a gestão do tempo e do trabalho. As manifestações de stresse mais referidas pelos estudantes foram as manifestações físicas. Relativamente às estratégias de coping, as mais utilizadas remetem para a aceitação da responsabilidade, resolução planeada de problemas e procura de suporte social. Uma compreensão mais abrangente dos factores referidos poderá contribuir para melhorar o desempenho dos estudantes e os níveis de saúde e bem-estar dos mesmos.