Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Stresse e saúde do estudante de enfermagem em ensino clínico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Stress e saúde do estudante de Enfermagem.pdf53.05 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Os ensinos clínicos (EC), parte integrante do plano de estudos do curso de Enfermagem, constituem um momento desafiante que promove o contacto do estudante com a sua futura prática profissional e, simultaneamente, um momento em que as suas aprendizagens, capacidades e desempenho estão a ser avaliadas. Na pessoa do estudante converge assim um duplo papel, o de aprender, dado encontrar-se numa fase de formação, e o de fazer, com uma qualidade idêntica à de um profissional, devendo a sua acção constituir uma ajuda para o utente. Este duplo papel desempenhado nos EC é por si só complexo e susceptível de ser gerador de stresse, podendo desencadear situações de mal-estar. Para que se possam propor estratégias de prevenção e de intervenção que minimizem os efeitos do stresse e melhorem a qualidade da prestação dos estudantes em EC, bem como a sua saúde, é fundamental identificar e compreender as situações percebidas pelos seus actores como indutoras de stresse. Com base nos dados de uma amostra de 1283 estudantes, a presente comunicação tem como objectivos identificar os factores indutores de stresse em EC, bem como avaliar o nível de stresse dos estudantes e a sua percepção de saúde antes e depois do ensino clínico.

Description

Comunicação apresentada no I Congresso Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde que decorreu na Universidade do Algarve em Fev. de 2009.

Keywords

Stress Saúde Ensino clínico Enfermagem

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue