Browsing by Issue Date, starting with "2005"
Now showing 1 - 10 of 67
Results Per Page
Sort Options
- Imigrantes de Leste em PortugalPublication . Marques, José Carlos; Baganha, Maria Ioanis; Góis, Pedro
- Para uma abordagem psicológica da transição do ensino secundário para o ensino superior: pontes e alçapõesPublication . Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Casimiro, Mafalda Cristina Salema Monteiro; Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues; Dias, Isabel Simões; Custódio, Susana Margarida RodriguesAo realizarmos a investigação agora publicada, foi nossa intenção avaliar as relações existentes entre as redes de suporte social e a adaptação do jovem estudante ao contexto do ensino superior politécnico, bem como as respectivas implicações na sua satisfação com a vida em geral. Procurámos, ainda, analisar a influência de algumas variáveis relativas ao perfil do estudante em tal processo de transição e adaptação. Para o efeito levámos a cabo um estudo transversal, com base numa amostra de cerca de 1000 alunos que, no ano lectivo de 2003/2004, se encontravam a frequentar o primeiro ano das cinco escolas do Instituto Politécnico de Leiria.
- Identidades locais nos mass media - um estudo de casoPublication . Henriques, Susana
- Corpos, diferenças, inclusões e exclusõesPublication . Vieira, RicardoEsta comunicação tem basicamente dois andamentos: No primeiro andamento faz-se alusão à diferença como potencial de exclusão social. Centramo-nos aqui, essencialmente no corpo como natura e como construção social. O corpo é fonte de expressão e de comunicação uma vez que, transmite sinais que podem aproximar ou afastar os outros. Esses sinais podem, por um lado, ser controlados pela pessoa se estiverem relacionados com os cuidados ao corpo, com o vestuário ou com a impressão de identidades corporais ou, por outro, estarem relacionados com condições mais irreversíveis tais como a deficiência ou o avanço da idade (...)
- Protecção ambiental e informação financeira : os impactos, os riscos e a sua divulgação em direcção a um desenvolvimento sustentávelPublication . Santos, Luís Lima; Mouga, Teresa; Viana, Ana SofiaCom a presente comunicação, os autores pretendem sintetizar os principais danos ambientais provocados pela acção do homem, de forma isolada ou através das unidades económicas, evidenciando a responsabilização dos agentes e os programas da União Europeia (UE) quanto às questões ambientais.
- Contabilidade ambiental: estudo de caso aplicado à indústria de portas e janelas de madeiraPublication . Eugénio, TeresaEste trabalho pretende ser um contributo para a introdução das matérias ambientais nos sistemas de gestão e contabilidade das empresas. Na base deste estudo está uma empresa que se dedica ao fabrico de portas e janelas em madeira, de média dimensão, com cerca de 100 trabalhadores, situada na zona centro de Portugal. Foram efectuadas várias visitas à fabrica, reuniões com o responsável, recolha de elementos do sector e análise de toda a informação disponível na empresa em termos de dados ambientais e dados financeiros. Esta empresa não era certificada por nenhum programa de gestão ambiental nem tinha ainda qualquer contacto com a construção de informação financeira de carácter ambiental. Pretendemos identificar as fases de um trabalho de recolha de informação prévia e de implementação de um modelo que possa ser aplicado a qualquer empresa do gênero que pretenda dar os primeiros passos com o objectivo de produzir informação financeira completa, onde constem também os valores ambientais e de onde se possa fazer uma análise global, da empresa como um todo, identificando o seu desempenho em termos de custos e proveitos ambientais.
- O esteta de si-mesmo : Afonso Lopes VieiraPublication . Nobre, Cristina
- O direito natural e o regionalismoPublication . Abrunhosa, Ângelo
- Kinetic studies of alginate gelationPublication . Rodrigues, Joaquim Rui; Lagoa, Ricardo
- The impact of political culture on firms' choice of exploitation-exploration internationalization strategyPublication . Armagan, Sungu; Ferreira, Manuel PortugalThis article discusses the impact of political culture on the exploitation-exploration internationalization strategies of firms. In particular, we propose that four dimensions of political culture – nationalism, internationalism, patriotism, and cosmopolitanism – influence firms’ willingness to explore new opportunities and/or to exploit existing products and capabilities across borders. We suggest that firms in nationalist home country cultures are more likely to pursue exploitation strategies, whereas those in cosmopolitan cultures are more likely to pursue exploration strategies. For firms embedded in patriotic or internationalist cultures, a mix of exploitation and exploration internationalization strategies might be the more likely choice. We conclude that these political culture dimensions may be useful to understand and predict many firm-level strategic choices, such as the type of internationalization strategy pursued, the choice of foreign entry mode and location, and decisions concerning the management of foreign subsidiaries.