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Advisor(s)
Abstract(s)
Descreve-se um estudo exploratório de construção e validação de uma escala
voltada para a avaliação das competências de estudo e abordagens à aprendizagem por
parte de alunos do Ensino Superior Politécnico. Uma amostra de 264 alunos foi
considerada neste estudo, tendo-se recorrido à Escala de Competências de Estudo (ECE –
Almeida & Joly, em preparação). Os resultados, longe de confirmarem as dimensões
iniciais propostas pelos autores, parecem identificar duas formas de auto-regulação nos
alunos: uma mais centrada nos comportamentos e condutas quotidianas (organização do
estudo) e outra mais dirigida por aspectos motivacionais e cognitivos. São apresentados
os resultados centrados na delimitação das duas dimensões, assim como a sua associação
a níveis de rendimento escolar (disciplinas em atraso e médias obtidas) e diferenciação
segundo o género, idade e tipo de curso frequentado pelos alunos. As correlações com o
rendimento são mais elevadas tomando a dimensão mais comportamental da autoregulação,
sendo que as alunas apresentam médias mais elevadas nas duas dimensões e os
alunos mais velhos apresentam níveis mais elevados de auto-regulação em termos
motivacionais e cognitivos.
Description
Keywords
Escalas de competência de estudo Estudo de validação