Browsing by Issue Date, starting with "2010"
Now showing 1 - 10 of 174
Results Per Page
Sort Options
- Dimensionamento de Contraventamentos Metálicos para Reforço sísmico de estruturas de Betão ArmadoPublication . Sousa, Romain; Miguel Castro, JoséA entrada em vigor da nova regulamentação europeia para o dimensionamento sísmico fará com que um grande número de estruturas de betão armado existentes não apresente resistência sísmica adequada, conduzindo por isso à necessidade do seu reforço. Nesse sentido, apesar do contraventamento de estruturas de betão armado com elementos metálicos surgir como uma boa solução de reforço, o seu uso é limitado devido à falta de regulamentação aplicável neste domínio. O principal objectivo deste trabalho consiste no desenvolvimento de um método de dimensionamento simples e expedito que possa promover o reforço de estruturas porticadas betão armado com contraventamentos metálicos. Nos últimos anos, a comunidade científica tem demonstrado que o dimensionamento sísmico com base em deslocamentos é mais adequado e rigoroso que os métodos tradicionais baseados em forças. Com vista à obtenção de parâmetros fundamentais para a aplicação deste novo método, foram realizadas análises não lineares estáticas e dinâmicas em estruturas porticadas de betão armado reforçadas com contraventamentos metálicos concêntricos. Os resultados fornecidos pelas análises permitiram determinar uma variedade parâmetros tais como o perfil de deslocamentos laterais, o deslocamento de cedência, o deslocamento alvo, entre outros. Com base nos resultados obtidos propõe-se um método de dimensionamento baseado em deslocamentos que permite, de uma forma simples e expedita, dimensionar o sistema de reforço de modo a que a estrutura híbrida apresente um comportamento sísmico adequado.
- A influência de John Dunning na investigação em estratégia e negócios internacionais: um estudo bibliométrico no Strategic Management JournalPublication . Pinto, Cláudia; Gaspar, Luís; Ferreira, Manuel Portugal; Serra, FernandoO objectivo deste artigo é analisar a contribuição de John Dunning, na investigação em estratégia e negócios internacionais. Para este estudo, procedemos à análise dos artigos publicados por Dunning e a um estudo bibliométrico no Strategic Management Journal, no período entre 1980 e 2009. Verificamos que além da influência na disciplina de negócios internacionais, a influência de Dunning se estende a teorias e conceitos para além desta. Em particular, revelam-se as ligações com a visão baseada nos recursos, a teoria dos custos de transacção, a teoria evolucionista e mais genericamente com a teoria da empresa multinacional.
- Alvorecer do turismo cultural na primeira metade do séc. XX: do turismo elitista de setecentos ao turismo massificado do séc. XXIPublication . Nobre, Cristina; Santos, Maria da Graça Poças
- Disponibilização de conteúdos LMS em dispositivos móveisPublication . Maximiano, Catarina Isabel SilvaActualmente, os dispositivos móveis estão cada vez mais presentes nas tarefas diárias das nossas vidas. Devido ao rápido desenvolvimento das tecnologias de comunicações móveis e das redes sem fio, elevando exponencialmente o número de pessoas que usam os dispositivos móveis. Neste contexto, aparece o m-learning que estende o conceito de elearning, onde alarga o conceito de mobilidade, especialmente com o uso de recursos tecnológicos. Portanto, a computação móvel concentra o paradigma do "anytime, anywhere access", oferecendo recursos para a educação à distância através dos dispositivos móveis. Este paradigma permite que a informação seja disponibilizada aos utilizadores com maior flexibilidade e diversidade. Fazendo com que a aprendizagem surja em locais e horários não convencionais. A necessidade de aprendizagem ao longo da vida, formação, mobilidade e flexibilidade do ensino e da penetração das tecnologias móveis possibilita aos dispositivos móveis, devido à sua principal característica - a mobilidade - o apoio e desenvolvimento de novas abordagens no contexto educacional como instrumentos de apoio à aprendizagem. Este estudo apresenta o trabalho realizado no âmbito da criação de uma aplicação de suporte ao ensino à distância no ensino superior. O objectivo principal consiste na utilização dos dispositivos móveis como ferramentas de apoio, com a finalidade de exibirem as informações sobre as disciplinas/conteúdos disponíveis no LMS. De forma a poder validar o estudo efectuado, foram realizados testes com os alunos do Instituto Politécnico de Leiria e sendo o Moodle a plataforma LMS escolhida para os testes.
- A escola e a educação social: narrativas (auto)biográficas sobre mediação sociopedagógicaPublication . Vieira, Ricardo; Vieira, Ana MariaO presente artigo pretende contribuir para o actual debate em torno da mediação na esfera da escola, cujo contexto envolve não apenas os habituais agentes da comunidade escolar (professores, alunos e famílias), como também recentes agentes educativos, aos quais se pede um novo papel ou, melhor, a reformulação de um papel antigo, que assume agora um novo termo: o de mediador sociopedagógico. A mediação sociopedagógica surge, hoje, como uma função assumida como necessária, podendo ser desempenhada por vários profissionais do social. De entre estes, encontramos os educadores sociais, os animadores culturais, os assistentes sociais, os psicólogos e outros profissionais aqui designados, de uma forma mais ampla, de técnicos superiores de trabalho social (TSTS); mas encontramos, antes de mais, os professores que, de uma forma (mais sensibilizada) ou de outra (menos preocupada) têm vindo a lidar com as questões sociais que se lhes impõem diariamente, ocupando, muitas vezes, esse lugar do mediador na escola. Será, o professor, independentemente dos variadíssimos perfis que pode assumir, a priori, um mediador? Será que o é, na prática? Sê-lo-ão todos? Será o professor apenas um mediador de aprendizagens ou, por outro lado, também de tensões sociais, de conflitos e de culturas? Logo, também um mediador intercultural e, portanto, um mediador sociopedagógico? Por outro lado, perante a complexidade cultural para a qual nos encontramos cada vez mais despertos, e tendo em conta as realidades diárias que são noticiadas pelos media, dando conta das frequentes tensões na escola, e à volta dela, traduzidas por conflitos entre alunos, entre alunos e professores, entre as famílias e a escola, encontramo-nos, talvez, diante de muito papel social para um professor só (Teodoro, 2006). Neste sentido, quem são os mediadores sociopedagógicos? Apenas os professores? Ou serão efectivamente precisos, nas escolas, para desempenhar esse papel, outros profissionais (Carvalho e Baptista, 2004; Caride, 2005), tais como os especialistas do Trabalho Social? As respostas a estas interrogações não se adivinham explícitas através de declarações fáceis ou sintéticas. Com base num processo de investigação em curso no CIID – Centro de Investigação Identidade(s) e Diversidade(s), do IPL – Instituto Politécnico de Leiria, Portugal, apresentaremos, ao longo deste artigo, recorrendo às falas de vários profissionais que desempenham o seu trabalho no espaço circum-escolar, as suas variadas perspectivas acerca do trabalho social na escola e da emergência de novos cientistas sociais na escola, decorrentes das experiências quotidianas que vivem.
- Avaliação materna da amamentação às 48 horas pós-partoPublication . Ramalho, Sónia
- Grandfathering vs. auctioning in the EU ETS : an experimental studyPublication . Botelho, Anabela; Fernandes, Maria Eduarda; Pinto, LígiaThe present paper is the first to simultaneously include rules and parameters that try to parallel the EU ETS in the laboratory. To study the adequacy of the institution chosen for the EU ETS is our goal as well as testing the impact of changing the initial allocation rule: auctioning instead of grandfathering, in two different experimental treatments. The use of auctions as a rule for the initial allocation method for CO2 emission permits, in the next stages of the EU ETS (European Union Emissions Trading Scheme) is a subject the European Commission and its Member-States are currently discussing and evaluating. This paper is the first to experimentally test the Ausubel (2004) auction for the case of CO2 emission permits in the EU ETS, a theoretically efficient dynamic design for multiple units with results equivalent to the Vickrey auction. Our experimental results suggest that the Ausubel auction does not allocate CO2 emission permits efficiently but at the end total abatement cost minimization is still achieved in the auctioning treatment. The importance of the secondary market, and its functioning rules, is highlighted in this experimental treatment. Moreover, we conclude efficiency is the same whether emission permits are initially auctioned or grandfathered.
- (Auto)Formação dos profissionais do campo educativo e a construção de éticas plurais em sociedades multiculturaisPublication . Vieira, Ricardo; Araújo, Mairce da SilvaEste texto tem como objetivo contribuir para a discussão sobre a formação ética de professores e de educadores sociais, a partir de investigações que abarcam duas realidades: a de Portugal e a do Brasil, realizadas por dois centros de investigação: o CIID – Centro de Investigação Identidade(s) e Diversidade(s) (Leiria, Portugal); e o VOZES – Vozes da Educação: Memória(s) e História(s) e formação de professores(as) (Rio de Janeiro, Brasil).
- Amamantamiento : sentimientos y vivencias experimentados por la madrePublication . Ramalho, SóniaA segurança, a protecção e a regulação emocional são muito importantes na construção da relação mãe-bebé. O aconselhamento individual no pós-parto deve ser fornecido por profissionais de saúde bem treinados para poderem identificar e activamente solucionar as dificuldades e necessidades particulares de cada um. O presente estudo que seguiu a metodologia quantitativa, de natureza descritiva, e onde se procedeu à aplicação de entrevistas, observação participante e questionários, procurou dar resposta à grande questão que orienta toda a pesquisa: Quais as vivências e sentimentos experienciados pela mãe na relação que estabelece com o bebé na amamentação? Teve como objectivos: descrever as vivências e os sentimentos experienciados pela mãe na relação com o bebé na amamentação; compreender os conteúdos fantasmáticos, ansiedades, medos e fantasias que emergem na mãe na relação com o bebé na amamentação. Desenvolveu-se num primeiro momento, no período de Março a Agosto de 2009, numa amostra de 793 díades mãe-bebé do Serviço de Obstetrícia do Hospital Santo André, EPE de Leiria, seleccionadas por conveniência durante o internamento na maternidade, onde se detectaram 44 puérperas com antecedentes de perturbação do humor e perturbação de ansiedade as quais foram alvo de nova intervenção aos 4 meses pós-parto. Podemos concluir, nas observações foi detectada muita dificuldade por parte das mães em estabelecer uma relação que corresponda às necessidades e solicitações do bebé (13% ignora as solicitações) e a maioria refere temor de incapacidade de cuidar bem do bebé. E nas entrevistas no internamento as mães verbalizaram angústias, medos e sentimentos. Na comparação dos dados obtidos nos dois momentos que as mães no internamento, fazem uma avaliação mais positiva da amamentação, ao nível do estilo de vida e imagem corporal, do que aos 4 meses de idade do bebé. O afecto materno que as mães evidenciam aos 4 meses de idade do bebé não é significativamente influenciado pela avaliação da amamentação ou pela auto-estima que evidenciam no internamento.
- An experimental analysis of grandfathering vs dynamic auctioning in the EU ETSPublication . Botelho, Anabela; Fernandes, Maria Eduarda; Pinto, LígiaThis study constitutes a first attempt to experimentally test the performance of a 100% auction versus a 100% free allocation of CO2 permits under the rules and parameters that mimic the EU ETS (imperfect competition, uncertainty in emissions’ control, and allowing banking). It also incorporates a first attempt to include in the analysis measures of the risk preferences of subjects participating in emission permits experiments. Another distinctive feature of this study is the implementation of a theoretically appropriate auction format for the primary allocation of emission permits. Our experimental results indicate that the EU ETS has the potential to reduce CO2 emissions, achieving targets considerably more restrictive than the current ones at high efficiency levels, both with auctioned and free emission permits. Auctioning, however, reveals a clear potential to do better than grandfathering the initial allocation of permits. In addition, the results reveal that concerns about undue scarcity, and corresponding high prices, in secondary markets generated by a primary auction market are not warranted under the proposed dynamic auction format.