Browsing by Issue Date, starting with "2009-02"
Now showing 1 - 10 of 15
Results Per Page
Sort Options
- O pensamento da deslocalizaçãoPublication . Silva, Rodrigo; Gonçalves, Maria MadalenaNos tempos mais recentes é frequente escutarmos uma recorrente apologia do local e da especificidade do lugar, que parece gozar de um novo prestígio e servir um qualquer desígnio estratégico da época. O fundo desses discursos mais ou menos esclarecidos é uma certa reacção à globalização ou, pelo menos, ao que da globalização implica uma outra relação com a espacialização do mundo, com o modo de o habitar e percorrer, com o modo de pôr em relação aquilo que nele antes ficava distante ou separado. Quando pensamos nos processos da técnica que intensificaram a reconfiguração da superfície do mundo nas últimas décadas, não poderemos não pensar no modo como a informação e a telecomunicação, acopladas à densificação da concentração urbana, produziram um enredamento do próximo e do distante, a ponto de hoje o modo de relação com o próximo e com o distante ter perdido a distinção clara que regia os nossos protocolos de relação com um e com o outro. Uma parte considerável do horizonte de acontecimentos e do tecido relacional, que constituem a experiência quotidiana na actualidade, é formada pela inevitabilidade do confronto com o longínquo, o distante, o desconhecido, o ausente: basta encontrarmos um ecrã e logo se dá um encontro com uma estranha forma de presença com a qual o próximo (no sentido aqui estritamente físico) se volatilizou e foi eclipsado por um transporte imersivo para um outro espaço no qual entramos (quase) involuntariamente. Hoje, na maioria dos lugares onde nos deslocamos, para conduzirmos tarefas e afazeres da nossa subsistência, o longínquo abeira-se de nós e convida-nos ao teletransporte – nem que seja no banalíssimo não-lugar de uma conversa telefónica.
- A multiple-line double multirate shooting technique for the simulation of heterogeneous RF circuitsPublication . Oliveira, Jorge dos Santos Freitas de; Pedro, José CarlosThis paper describes a computer-aided design tool especially conceived for the efficient time-domain simulation of strongly nonlinear mixed digital, baseband, and RF circuits operating in multiple time scales. The proposed numerical method is based on a 3-D envelope oriented technique over an innovative multiple-line double multirate shooting strategy, and is tested with an illustrative circuit example. Significant gains in computation speed over previous methods recently proposed for the simulation of this category of circuits are reported, as the technique was tailored to take advantage of the circuits’ heterogeneity and stimulus time-rate disparity.
- Exercícios de desenho (também em design)Publication . Cabau, Philip; Gonçalves, Maria MadalenaO desenho tem uma vocação didáctica ou, mais exactamente, uma potência didáctica. Esta possui já uma longa história, particularmente na sua relação com as diversas práticas profissionais que lidam com a invenção e a produção da forma. Isto porque o desenho proporciona recursos únicos para a aprendizagem de certos saberes, certas experiências: o desenho permite abstrair, do objecto concreto, aqueles dados que se pretendem conceptualizar. Considerámos pois interessante, dada a natureza e o contexto de uma Aula Aberta – que admite um público heterogéneo, constituído por qualquer e todos os docentes e qualquer e todos os alunos –, falar de um dos materiais que sustentam a própria prática pedagógica e que é geralmente ignorado, tratado como um dado adquirido ou considerado demasiado banal para justificar um segundo olhar. Trata-se daquele momento em que é lançado o repto de uma proposta pedagógica. Neste caso, o exercício de desenho, particularmente a sua natureza e funções no contexto de uma formação em Design.
- Stresse e saúde do estudante de enfermagem em ensino clínicoPublication . Custódio, Susana Margarida Rodrigues; Pereira, Anabela Maria Sousa; Seco, Graça Maria dos Santos BatistaOs ensinos clínicos (EC), parte integrante do plano de estudos do curso de Enfermagem, constituem um momento desafiante que promove o contacto do estudante com a sua futura prática profissional e, simultaneamente, um momento em que as suas aprendizagens, capacidades e desempenho estão a ser avaliadas. Na pessoa do estudante converge assim um duplo papel, o de aprender, dado encontrar-se numa fase de formação, e o de fazer, com uma qualidade idêntica à de um profissional, devendo a sua acção constituir uma ajuda para o utente. Este duplo papel desempenhado nos EC é por si só complexo e susceptível de ser gerador de stresse, podendo desencadear situações de mal-estar. Para que se possam propor estratégias de prevenção e de intervenção que minimizem os efeitos do stresse e melhorem a qualidade da prestação dos estudantes em EC, bem como a sua saúde, é fundamental identificar e compreender as situações percebidas pelos seus actores como indutoras de stresse. Com base nos dados de uma amostra de 1283 estudantes, a presente comunicação tem como objectivos identificar os factores indutores de stresse em EC, bem como avaliar o nível de stresse dos estudantes e a sua percepção de saúde antes e depois do ensino clínico.
- Complete reducibility of the pseudovariety LS1Publication . Costa, José Carlos; Nogueira, Conceição; Nogueira, ConceiçãoIn this paper we prove that the pseudovariety LSl of local semilattices is completely κ-reducible, where κ is the implicit signature consisting of the multiplication and the ω-power. Informally speaking, given a finite equation system with rational constraints, the existence of a solution by pseudowords of the system over LSl implies the existence of a solution by κ-words of the system over LSl satisfying the same constraints.
- O cineasta e o pintorPublication . Lisboa, Nuno; Gonçalves, Maria Madalena“Para saber o que se passa na cabeça de um pintor, basta seguir a sua mão”. Este é o propósito revelado pelo realizador Henri-Georges Clouzot no preâmbulo do filme "Le Mystère Picasso" que, como André Bazin sublinhou desde logo, “não explica coisa alguma” sobre o artista ou sobre o seu trabalho. Depois da nota de intenções que precede o genérico do filme, é, de facto, a mão que seguimos, sem que porém a possamos ver: no gesto de pintar, da acção da mão, apenas podemos observar os seus efeitos, no deslizar das formas em permanente transformação. “Porque, enfim, não há traço, nem uma mancha de cor que não apareçam – aparecer é mesmo a palavra – de forma rigorosamente imprevisível. (...) Pensa-se que a mão está à direita e o traço surge à esquerda. Espera-se um traço e surge uma mancha; uma mancha é um ponto. O mesmo acontece muitas vezes com os assuntos: o peixe faz-se ave e a ave transforma-se em fauno.”
- Estudo de validade da escala de situações indutoras de stressePublication . Custódio, Susana Margarida Rodrigues; Pereira, Anabela Maria Sousa; Seco, Graça Maria dos Santos BatistaA experiência do stresse pelos estudantes do ensino superior tem sido um tópico que tem evidenciado a necessidade de identificação dos factores indutores de stresse e suas consequências ao nível da saúde e bem-estar dos estudantes. No caso específico do curso de licenciatura em Enfermagem, são vários os momentos da vida académica de cada estudante que podem potenciar crises e vulnerabilidades, entre os quais se destaca o ensino clínico de Enfermagem. Os ensinos clínicos são uma experiência crucial na formação em Enfermagem, possuindo uma forte componente prática, conferindo aos estudantes a oportunidade de explorarem, integrarem e implementarem o que aprenderam, antes de se tornarem profissionais, constituindo simultaneamente um momento em que as suas aprendizagens, capacidades e desempenho estão a ser avaliadas, podendo ser gerador de insegurança, angústia e medos. Foi no âmbito deste enquadramento conceptual que se desenvolveu uma investigação com o objectivo de construir e validar um instrumento de avaliação das fontes de stresse no estudante em ensino clínico. Com a presente proposta de poster pretendemos, sistematizar as principais propriedades psicométricas e resultados da validação da Escala de Situações Indutoras de Stresse em Ensino Clínico de Enfermagem, obtidos com base nos dados de uma amostra de 1283 estudantes.
- Projecto de formação e investigação em educação de infância (PFIEI) : relatório do projecto promover a qualidade em educação pré-escolar (PQEPE)Publication . Pires, Ana Paula; Gordo, Clementina; Carvalho, Isabel; Dias, Isabel Simões; Quintal, Isabel; Kowalski, Isabel; Gil, Manuela; Sousa, Maria da Graça; Charters, Maria José; Almeida, RosaCom este relatório pretendemos dar a conhecer os resultados de um estudo de avaliação do impacto da brochura Sabe o que é a Educação Pré-Escolar?. Este estudo exploratório, realizado no ano lectivo 2006/2007, envolveu 14 intervenientes educativos no âmbito da Educação de Infância a exercer as suas funções na zona urbana da região de Leiria e Batalha. Recorrendo à utilização do Questionário de Identificação e Caracterização da Organização e Funcionamento dos Estabelecimentos de Educação Pré-Escolar, à brochura Sabe o que é a Educação Pré-Escolar? e a diálogos informais, este estudo contemplou dois momentos distintos: antes e após a leitura da brochura. Os resultados revelam a pertinência da brochura na mudança e clarificação de ideias de diferentes intervenientes educativos na Educação Pré-Escolar no que respeita à organização, funcionamento e tutela e à qualidade e avaliação na educação pré-escolar.
- Uma teoria da prática em dramaturgiaPublication . Mendonça, Guilherme; Gonçalves, Maria MadalenaAs três áreas que lecciono – Análise de Texto, Interpretação e Dramaturgia – constituem-se, no âmbito da minha prática, como as três áreas basilares da actividade teatral.
- A distanciação brechtiana e o trabalho do actorPublication . Tavares, Margarida; Gonçalves, Maria MadalenaNo século XIX, o desenvolvimento do drama burguês, posterior ao Iluminismo e ao drama de autores como Lessing, privilegiou o individualismo. Filosoficamente, o pensamento de Kierkegaard elevou o indivíduo à categoria cristã por excelência: a Verdade reside no indivíduo; a multidão é logro e fonte de mal e o dever do Homem é voltar-se para o seu semelhante, o seu próximo, e para a Verdade. Por outro lado, o Romantismo inverteu o sentido da busca do Homem, sentido esse que deixou de ser um movimento ascendente para passar a ser descendente. Quer isto dizer que o Homem deixou de procurar a Verdade fora de si, passando a procurá-la dentro de si. São os seus abismos interiores, as suas pulsões, os seus sonhos, a sua interioridade os principais temas de pesquisa da Arte. A este quadro acrescente-se, ainda, no final daquele século, os desenvolvimentos de outras áreas de investigação, como a psicanálise, por exemplo, que vêm aprofundar este movimento de conhecimento interior do homem (...)