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- Estratégias de captação de recursos e seus efeitos nas organizações sem fins lucrativosPublication . Oliveira, Márcio; Santos, Tânia Cristina Simões de Matos dos; Sousa, Marlene; Pocinho, RicardoA premissa básica da teoria da dependência de recursos diz-nos que as decisões são tomadas no seio das organizações, mas enquadradas num contexto político interno e influenciadas pelas condições ambientais externas. É neste contexto que as Organizações Sem Fins Lucrativos (OSFL) se relacionam com as suas principais fontes provedoras de recursos. A literatura sobre esta temática diz-nos que existem várias alternativas aos tradicionais meios de captação de recursos. Contudo, a crescente dependência organizacional destas estratégias alternativas pode trazer influências negativas às OSFL, como sejam a volatilidade da receita, o afastamento dos objetivos, o desvio da atenção das funções vitais, impactos negativos nos processos ou estruturas, crescente influência dos estereótipos, surgimento de fenómenos circunstanciais ou conjunturas pontuais negativas, crescente dependência da organização face ao apoio recebido, redução da capacidade de alavancagem de outros tipos de apoio, redução da flexibilidade e autonomia da gestão face ao apoio, ou mesmo, a criação de um ambiente de acomodação organizacional. Assim, o presente estudo pretende fundamentar e apresentar uma matriz de análise onde, para cada estratégia de captação de recursos, se possam abordar os potenciais efeitos adversos para as OSFL, dotando assim estas instituições de uma ferramenta de apoio às decisões estratégicas e de governance.
- Animación Sociocultural en el 1º Ciclo: ¿Cuáles son los Beneficios de Promover la Integración Escolar?Publication . Trindade, Bruno; Pocinho, Ricardo; Rodríguez Conde, Maria JoséEl presente artículo tiene como objetivo mostrar la perspicacia pedagógica de la relación entre la Animación Sociocultural y el educar, verificando cuál es la percepción que los alumnos y docentes revelan sobre la misma. La animación sociocultural es relevante en el desarrollo del niño, pues valorizando el juego, previene conflictos y favorece las relaciones sociales. En la escuela, esta interrelación con el juego hace que la acción de la Animación Sociocultural aplicada a la educación ayude a construir la personalidad del niño, instruyendo normas y reglas de socialización de manera lúdica. Así, el presente estudio intentó demostrar cuál es el valor que la Animación Sociocultural tiene en la integración y éxito escolares, en la percepción de los propios alumnos de la Enseñanza Básica. De esta forma, se implementó el Programa TEIP en la Agrupación de Escuelas Nunes Álvares en Castelo Branco, Portugal. Se pretendió verificar si los alumnos del 1º Ciclo consideran importante la relación entre la Animación Sociocultural y la enseñanza curricular con el objetivo de promover la integración y éxito escolares. Después de la participación de 439 alumnos, se verificó que la relación entre la animación y el educar es relevante y positiva, siendo vista como promotora y facilitadora del éxito e integración escolar.
- Teachers’ adaptation to technologies during the pandemic by COVID-19Publication . Afonso, Paulo; Trindade, Bruno; Santos, Domingos; Pocinho, Ricardo; Silveira, Paulo; Silva, PedroThis crisis that our society faced, due to the pandemic COVID-19, had implications not only in the social relationship of human beings, but also in terms of the School and families with school children and young people. From the outset, the School had to quickly devise an intervention plan that would prove effective with regard to the learning of its students. On the other hand, families also had to replan their lives so that, at home, they could collaborate with the School in supporting children and young people in dealing with everything that was asked for them exclusively through Technology. Teachers with less training in the field of Educational Technology, had to, in record time, modify their entire methodological intervention plan with their students, using a wide range of technological instruments, always aiming at learning of these, using technologies, and the use of digital platforms appears more quickly and instantly in a more consistent and permanent way, with a view to responding to the consequences that this pandemic has placed on the school community.The questionnaire was distributed using the Google Forms platform between 14 and 31 May 2020. The representative sample of the study subjects is composed of 536 questionnaires answered and validated, which taking into account the universe of teachers in Portugal, represents an actual assumed error of 4.23%.
- A Relação entre Aprendizagem e Velhice: O ensino superior como mediador dos contextos educativos num mundo envelhecidoPublication . Pocinho, Ricardo; Margarido, Cristóvão; Duarte Santos, Rui; Milhano, Sandrina
- Avaliação do programa de inclusão no Ensino Superior: Estudo de caso no Politécnico de LeiriaPublication . Vicente, Luís; Pocinho, Ricardo; Migueláñez, Susana Olmos“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos.” (ONU, 1948). A Declaração Universal dos Direitos Humanos coloca todo e qualquer ser humano em pé de igualdade em relação a direitos e deveres, inclusive “…o acesso aos estudos superiores deve estar aberto a todos em plena igualdade, em função do seu mérito” (ONU, 1948). A Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), a partir do ano letivo 2017/2018 iniciou uma investigação à evolução dos estudantes com necessidades específicas (ENE) nas instituições de ensino superior (IES). O aumento gradual do número de estudantes é a consequência do reconhecimento de que o acesso à educação superior é um direito de todos (Rodrigues, 2004) e a formação académica é basilar para a formação profissional e a empregabilidade (Correia, 2019). Este estudo surge como uma investigação de avaliação aplicada sobre um caso particular: o Projeto 100% IN® do Politécnico de Leiria que iniciou o seu desenvolvimento em setembro de 2018, numa parceria entre o Politécnico de Leiria e o Instituto Padre António Vieira (IPAV). Estas parcerias entre as duas instituições resultaram num projeto-piloto, único em Portugal que pretende contribuir para a integração e inclusão dos estudantes com necessidades específicas nas instituições de ensino superior.
- Novos paradigmas do envelhecimentoPublication . Pocinho, Ricardo; Margarido, Cristóvão; Duarte Santos, Rui; Marques, Liliana; Trindade, Bruno; Silva, Sílvia; Gordo, SaraEste livro que dedicamos aos mais velhos e a quem deles cuida, é uma coletânea de testemunhos, de partilh a de práticas e de manifestações de ciência. Objetiva a devolução ao idoso do direito à participação ativa e identifica formas de prestação de cuidados centrados na pessoa, garantido um envelhecimento ativo, feliz, digno e bem-sucedido. Obrigado a todos os autores, por “Não quererem apenas acrescentar anos à vida, mas sim acrescentarem, vida aos anos”.
- The use of Digital Educational Resources in the Process of Teaching and Learning in Pandemic by COVID-19Publication . Pocinho, Ricardo; Carrana, Pedro; Margarido, Cristóvão; Duarte Santos, Rui; Milhano, Sandrina; Trindade, Bruno; Santos, GiselaThe Coronavirus advance is forcing schools and universities to revise their teaching methodologies. With the closure of the institutions, thousands of teachers and millions of students will have to find new ways of teaching and learning overnight, which will be a huge challenge. We cannot expect everyone to suddenly adapt to these new times. We are aware of the numerous Internet connection problems, but it is a great time to reinvent ourselves and build the courage to test the use of technological tools already available to structure alternatives in the distance education format. Thinking outside the box can help mitigate the momentary problem, as well as collaborate to strengthen digital culture and move towards a new education.The good news is that many teachers have been putting aside prejudices and are being resilient, seeking to understand the potential of available resources, not shying away from seeking and implementing technological solutions that before the virus were seen as secondary and have now become standard tools to teach synchronous and asynchronous classes, share content, correct assignments, answer questions and exchange knowledge. In the beginning, many activities that were previously carried out exclusively in person took a longer time when they started to be performed online. But as the virtual became the new real, students became more engaged and plunged headlong into relevant online learning experiences. Through applications and software, classes continued according to the school calendar.This study aimed to understand how teachers adapted to digital resources to face the limitations caused by the pandemic. It also intends to understand the impact of digital resources on the quality of teaching, as well as on motivation and academic success.
- Empathy, creativity, and feelings using a modern board game: A learning experience valued by physiotherapy studentsPublication . Rosa, Marlene C.N.; Gordo, Sara M.O.; Sousa, Micael S.; Pocinho, Ricardo F. S.This study aimed at understanding how physiotherapy students perceive a modern board game experience as an opportunity to train socioemotional skills. Twenty physiotherapy students participated in a learning experience using the Telestration game and were assessed in terms of: game-based self-perceived experience; game’s serious dimension. The facilitator’s perceptionswere also accounted for. Students learned creative expression skills (85% students characterized a true/strong creative experience; 90% expressed a strong feeling of “freedom of experimentation”) and were considered immersed and emotionally involved (significant association between understanding game’s serious purposes and emotional relationship with experience, p-value=0.01). Telestration was classified as a relevant learning method for other serious purposes (>50% students revealed inttention to use Telestration for other serious purposes). Therefore, physiotherapy students self-rated this experience with the Telestration game as significant for learning relevant socioemotional skills. Additionally, facilitator’s perceptions confirmed that they were perfectly immersed and emotionally involved in this learning experience. Future studies in this topic are needed, including larger samples and students from different health courses. Future studies in this topic are needed, including larger samples and students from different health courses.
- O jogo como sistema de avaliação no idoso institucionalizado – Um estudo pilotoPublication . Pocinho, Ricardo; Gordo, Sara; Vilar Marinho, Raquel; Rosa, Marlene. Objetivo: Validar o Jogo das Mãos TATI enquanto instrumento de avaliação da coordenação motora e das funções executivas,em idosos institucionalizados. Metodologia: Foi recrutada uma amostra de conveniência de 10 idosos institucionalizados (idades entre os81-92 anos) e cognitivamente preservados (considerando o resultado no Six Item Cognitive Impairment Test -6CIT). O protocolo deimplementação incluiu o procedimento do Jogo das Mãos TATI, nas modalidades unilateral e bilateral, a Frontal Asssessment Battery(FAB, para avaliar as funções executivas), o teste de toque em discos da bateria de testes de aptidão física do EUROFIT (para avaliar acoordenação dos membros superiores) e a avaliação da experiência com o jogo. Resultados: Foram obtidas correlações elevadas eestatisticamente significativas entre a pontuação total da FAB e os resultados obtidos no procedimento do Jogo das Mãos TATI (ñ = - 0.74;p < 0.05; e ñ = - 0.77; p < 0.01, para as modalidades unilateral e bilateral, respetivamente) e entre os resultados obtidos no teste detoque de discos da bateria de testes de aptidão física do EUROFIT e no procedimento do Jogo das Mãos TATI (ñ = 0.72; p < 0.05; e ñ= 0.89; p < 0.01, para as modalidades unilateral e bilateral, respetivamente). Os idosos classificaram a experiência como globalmentepositiva. Conclusões: Os resultados obtidos evidenciam o potencial do Jogo das Mãos TATI enquanto instrumento de avaliação dasfunções executivas e da coordenação motora, em idosos institucionalizados. Estudos futuros de validação deverão incluir amostras maisamplas e heterogéneas
- Uso de um jogo de tabuleiro na reabilitação dos membros superiores de idosos institucionalizados em Portugal: um estudo piloto quase-experimentalPublication . Rosa, Marlene Neves; Gordo, Sara; Pocinho, Ricardo; Marinho, RaquelINTRODUÇÃO: A utilização do jogo como estratégia de reabilitação tem revelado um especial impacto nas variáveis cognitivas no idoso, não sendo consensual o seu impacto em indicadores físicos. OBJETIVO: Medir o efeito do treino com um jogo de tabuleiro na melhoria da coordenação dos membros superiores e na força de preensão palmar em idosos institucionalizados. Foi também caracterizada a percepção dos idosos sobre o jogo como estratégia de reabilitação. MATERIAIS E MÉTODOS: Foi conduzido um estudo quase-experimental, longitudinal, incluindo 10 idosos institucionalizados sem alterações significativas na cognição (6CIT 0-7) e na mobilidade dos membros superiores. Este grupo foi inicialmente avaliado (T0) quanto à Força de preensão manual (FPM) e quanto à coordenação dos membros superiores (Bateria de testes EUROFIT), repetindo a avaliação após 2 semanas de terapias convencionais (T1), tendo sido novamente reavaliados 2 semanas após frequentarem as terapias convencionais mais 2 horas adicionais de um programa com um jogo de tabuleiro (T2). Foi ainda coletada a perceção dos idosos sobre a experiência com o jogo. Foi comparada a evolução entre T0-T1 e T1-T2 usando o teste de Wilcoxon. RESULTADOS: Apenas entre T1 e T2 ocorreram mudanças significativas na EUROFIT (p=0.005) e na FPM para ambos os membros (p=0.005; p= 0.007). Os idosos destacaram uma maior relevância do jogo no trabalho em equipe, no estímulo de raciocínio e de agilidade dos membros superiores. CONCLUSÃO: O jogo de tabuleiro é uma potencial ferramenta para completar a terapia convencional, sendo a experiência considerada muito positiva pelos idosos participantes (ClinicalTrials.gov IDIPL10062019).