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- Uso de um jogo de tabuleiro na reabilitação dos membros superiores de idosos institucionalizados em Portugal: um estudo piloto quase-experimentalPublication . Rosa, Marlene Neves; Gordo, Sara; Pocinho, Ricardo; Marinho, RaquelINTRODUÇÃO: A utilização do jogo como estratégia de reabilitação tem revelado um especial impacto nas variáveis cognitivas no idoso, não sendo consensual o seu impacto em indicadores físicos. OBJETIVO: Medir o efeito do treino com um jogo de tabuleiro na melhoria da coordenação dos membros superiores e na força de preensão palmar em idosos institucionalizados. Foi também caracterizada a percepção dos idosos sobre o jogo como estratégia de reabilitação. MATERIAIS E MÉTODOS: Foi conduzido um estudo quase-experimental, longitudinal, incluindo 10 idosos institucionalizados sem alterações significativas na cognição (6CIT 0-7) e na mobilidade dos membros superiores. Este grupo foi inicialmente avaliado (T0) quanto à Força de preensão manual (FPM) e quanto à coordenação dos membros superiores (Bateria de testes EUROFIT), repetindo a avaliação após 2 semanas de terapias convencionais (T1), tendo sido novamente reavaliados 2 semanas após frequentarem as terapias convencionais mais 2 horas adicionais de um programa com um jogo de tabuleiro (T2). Foi ainda coletada a perceção dos idosos sobre a experiência com o jogo. Foi comparada a evolução entre T0-T1 e T1-T2 usando o teste de Wilcoxon. RESULTADOS: Apenas entre T1 e T2 ocorreram mudanças significativas na EUROFIT (p=0.005) e na FPM para ambos os membros (p=0.005; p= 0.007). Os idosos destacaram uma maior relevância do jogo no trabalho em equipe, no estímulo de raciocínio e de agilidade dos membros superiores. CONCLUSÃO: O jogo de tabuleiro é uma potencial ferramenta para completar a terapia convencional, sendo a experiência considerada muito positiva pelos idosos participantes (ClinicalTrials.gov IDIPL10062019).
- Livro de Resumos – 12.ª Conferência Internacional de Mediação Intercultural e Intervenção Social – 50 anos de 25 de Abril: Transições e TransformaçõesPublication . Vieira, Ricardo; Marques, José Carlos; Silva, Pedro; Vieira, Ana Maria; Margarido, Cristóvão; Santos, Rui; Magalhães, Fernando; Pocinho, Ricardo; Pereira, Patrícia; Arqueiro, Ana
- Critical thinking, empathy and problem solving using a modern board game: A learning experience valued by physical therapy studentsPublication . Rosa, Marlene; Gordo, Sara M. O.; Sousa, Micael S.; Pocinho, RicardoThis study aimed at understanding how physical therapy students recognize a modern board game experience as an opportunity to train socioemotional skills. Thirteen physical therapy students participated in a learning experience using the Magic Maze board game and were assessed in terms of critical thinking, empathy, and problem-solving perceived experience. The facilitator’s perceptions were also registered. Students showed to be goal oriented focusing on choosing different solutions and reflecting critically on the most suitable one. Magic Maze was classified as a relevant learning method for other serious purposes.
- Inclusão no Envelhecimento: Avaliação das Acessibilidades na RestauraçãoPublication . Vicente, Luís; Olmos Migueláñez, Susana; Pocinho, Ricardo; Sousa, CéliaNão existe em Portugal uma legislação específica para que os espaços de restauração sejam acessíveis a todas as pessoas. As pessoas idosas apresentam muitas vezes algumas dificuldades nas suas capacidades motoras, sensoriais, comunicativas, intelectuais. O Decreto-Lei n.º 163/2006 de 8 de agosto aprova o regime da acessibilidade de edifícios e estabelecimentos que recebem público, mas um espaço tão específico como um restaurante necessita de uma legislação que indique as distâncias que devem existir entre mesas para que os funcionários e clientes com e sem mobilidade condicionada possam circular livremente, mas também indicações sobre como comunicar oralmente e digitalmente, prestar um atendimento personalizado, o tipo de instrumentos que devem estar ao dispor de clientes idosos e as atitudes a ter com esta população. Os resultados deste estudo mostram que as pessoas idosas podem frequentar um espaço de restauração com segurança e conforto para realizar a sua refeição com dignidade. Existem também algumas fragilidades, no entanto a gerência e os funcionários apresentam muita disponibilidade e sensibilidade para a população idosa.
- Estratégias de captação de recursos e seus efeitos nas organizações sem fins lucrativosPublication . Oliveira, Márcio; Santos, Tânia Cristina Simões de Matos dos; Sousa, Marlene; Pocinho, RicardoA premissa básica da teoria da dependência de recursos diz-nos que as decisões são tomadas no seio das organizações, mas enquadradas num contexto político interno e influenciadas pelas condições ambientais externas. É neste contexto que as Organizações Sem Fins Lucrativos (OSFL) se relacionam com as suas principais fontes provedoras de recursos. A literatura sobre esta temática diz-nos que existem várias alternativas aos tradicionais meios de captação de recursos. Contudo, a crescente dependência organizacional destas estratégias alternativas pode trazer influências negativas às OSFL, como sejam a volatilidade da receita, o afastamento dos objetivos, o desvio da atenção das funções vitais, impactos negativos nos processos ou estruturas, crescente influência dos estereótipos, surgimento de fenómenos circunstanciais ou conjunturas pontuais negativas, crescente dependência da organização face ao apoio recebido, redução da capacidade de alavancagem de outros tipos de apoio, redução da flexibilidade e autonomia da gestão face ao apoio, ou mesmo, a criação de um ambiente de acomodação organizacional. Assim, o presente estudo pretende fundamentar e apresentar uma matriz de análise onde, para cada estratégia de captação de recursos, se possam abordar os potenciais efeitos adversos para as OSFL, dotando assim estas instituições de uma ferramenta de apoio às decisões estratégicas e de governance.
- Animación Sociocultural en el 1º Ciclo: ¿Cuáles son los Beneficios de Promover la Integración Escolar?Publication . Trindade, Bruno; Pocinho, Ricardo; Rodríguez Conde, Maria JoséEl presente artículo tiene como objetivo mostrar la perspicacia pedagógica de la relación entre la Animación Sociocultural y el educar, verificando cuál es la percepción que los alumnos y docentes revelan sobre la misma. La animación sociocultural es relevante en el desarrollo del niño, pues valorizando el juego, previene conflictos y favorece las relaciones sociales. En la escuela, esta interrelación con el juego hace que la acción de la Animación Sociocultural aplicada a la educación ayude a construir la personalidad del niño, instruyendo normas y reglas de socialización de manera lúdica. Así, el presente estudio intentó demostrar cuál es el valor que la Animación Sociocultural tiene en la integración y éxito escolares, en la percepción de los propios alumnos de la Enseñanza Básica. De esta forma, se implementó el Programa TEIP en la Agrupación de Escuelas Nunes Álvares en Castelo Branco, Portugal. Se pretendió verificar si los alumnos del 1º Ciclo consideran importante la relación entre la Animación Sociocultural y la enseñanza curricular con el objetivo de promover la integración y éxito escolares. Después de la participación de 439 alumnos, se verificó que la relación entre la animación y el educar es relevante y positiva, siendo vista como promotora y facilitadora del éxito e integración escolar.
- Teachers’ adaptation to technologies during the pandemic by COVID-19Publication . Afonso, Paulo; Trindade, Bruno; Santos, Domingos; Pocinho, Ricardo; Silveira, Paulo; Silva, PedroThis crisis that our society faced, due to the pandemic COVID-19, had implications not only in the social relationship of human beings, but also in terms of the School and families with school children and young people. From the outset, the School had to quickly devise an intervention plan that would prove effective with regard to the learning of its students. On the other hand, families also had to replan their lives so that, at home, they could collaborate with the School in supporting children and young people in dealing with everything that was asked for them exclusively through Technology. Teachers with less training in the field of Educational Technology, had to, in record time, modify their entire methodological intervention plan with their students, using a wide range of technological instruments, always aiming at learning of these, using technologies, and the use of digital platforms appears more quickly and instantly in a more consistent and permanent way, with a view to responding to the consequences that this pandemic has placed on the school community.The questionnaire was distributed using the Google Forms platform between 14 and 31 May 2020. The representative sample of the study subjects is composed of 536 questionnaires answered and validated, which taking into account the universe of teachers in Portugal, represents an actual assumed error of 4.23%.
- A Relação entre Aprendizagem e Velhice: O ensino superior como mediador dos contextos educativos num mundo envelhecidoPublication . Pocinho, Ricardo; Margarido, Cristóvão; Duarte Santos, Rui; Milhano, Sandrina
- Avaliação do programa de inclusão no Ensino Superior: Estudo de caso no Politécnico de LeiriaPublication . Vicente, Luís; Pocinho, Ricardo; Migueláñez, Susana Olmos“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos.” (ONU, 1948). A Declaração Universal dos Direitos Humanos coloca todo e qualquer ser humano em pé de igualdade em relação a direitos e deveres, inclusive “…o acesso aos estudos superiores deve estar aberto a todos em plena igualdade, em função do seu mérito” (ONU, 1948). A Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), a partir do ano letivo 2017/2018 iniciou uma investigação à evolução dos estudantes com necessidades específicas (ENE) nas instituições de ensino superior (IES). O aumento gradual do número de estudantes é a consequência do reconhecimento de que o acesso à educação superior é um direito de todos (Rodrigues, 2004) e a formação académica é basilar para a formação profissional e a empregabilidade (Correia, 2019). Este estudo surge como uma investigação de avaliação aplicada sobre um caso particular: o Projeto 100% IN® do Politécnico de Leiria que iniciou o seu desenvolvimento em setembro de 2018, numa parceria entre o Politécnico de Leiria e o Instituto Padre António Vieira (IPAV). Estas parcerias entre as duas instituições resultaram num projeto-piloto, único em Portugal que pretende contribuir para a integração e inclusão dos estudantes com necessidades específicas nas instituições de ensino superior.
- Novos paradigmas do envelhecimentoPublication . Pocinho, Ricardo; Margarido, Cristóvão; Duarte Santos, Rui; Marques, Liliana; Trindade, Bruno; Silva, Sílvia; Gordo, SaraEste livro que dedicamos aos mais velhos e a quem deles cuida, é uma coletânea de testemunhos, de partilh a de práticas e de manifestações de ciência. Objetiva a devolução ao idoso do direito à participação ativa e identifica formas de prestação de cuidados centrados na pessoa, garantido um envelhecimento ativo, feliz, digno e bem-sucedido. Obrigado a todos os autores, por “Não quererem apenas acrescentar anos à vida, mas sim acrescentarem, vida aos anos”.