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Abstract(s)
Não existe em Portugal uma legislação específica para que os espaços de restauração sejam acessíveis a todas as pessoas. As pessoas idosas apresentam muitas vezes algumas dificuldades nas suas capacidades motoras, sensoriais, comunicativas, intelectuais. O Decreto-Lei n.º 163/2006 de 8 de agosto aprova o regime da acessibilidade de edifícios e estabelecimentos que recebem público, mas um espaço tão específico como um restaurante necessita de uma legislação que indique as distâncias que devem existir entre mesas para que os funcionários e clientes com e sem mobilidade condicionada possam circular livremente, mas também indicações sobre como comunicar oralmente e digitalmente, prestar um atendimento personalizado, o tipo de instrumentos que devem estar ao dispor de clientes idosos e as atitudes a ter com esta população.
Os resultados deste estudo mostram que as pessoas idosas podem frequentar um espaço de restauração com segurança e conforto para realizar a sua refeição com dignidade. Existem também algumas fragilidades, no entanto a gerência e os funcionários apresentam muita disponibilidade e sensibilidade para a população idosa.
Description
Keywords
Acessibilidade Cidadania Comunicação Envelhecimento Inclusão