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- Livro de Atas : 9.ª Conferência Internacional de Mediação Intercultural e Intervenção Social - ''Vivência(s), Convivência(s) e Sobrevivência(s) em Contexto de Pandemia: Relatos e Experiências''Publication . Vieira, Ricardo; Marques, José Carlos; Silva, Pedro; Vieira, Ana Maria; Margarido, Cristóvão; Matos, Rui; Duarte Santos, RuiA 9.ª Conferência Internacional de Mediação Intercultural e Intervenção Social, realizada online, nos dias 26 e 27 de novembro de 2021, teve por tema “Vivência(s), Convivência(s) e Sobrevivência(s) em Contexto de Pandemia: Relatos e Experiências”. O vírus SARS-CoV-2, que origina a doença da COVID-19, chegou à Europa no início do ano 2020 e abalou todos os países, mesmo os que se consideravam mais preparados do ponto de vista médico-sanitário. Neste contexto, tornou-se inevitável pensar esta pandemia na Conferência Internacional anual de Mediação Intercultural e Intervenção Social. A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) e o CICS.NOVA.IPLeiria convidaram mediadores interculturais, professores, profissionais da saúde, educadores, investigadores, cientistas sociais, da educação, da saúde e do desporto, educadores sociais, assistentes sociais, animadores e outros interventores sociais a debater Vivência(s), Convivência(s) e Sobrevivência(s) em Contexto de Pandemia COVID-19: Relatos e Experiências. O novo coronavírus, designado SARS-CoV-2, foi identificado pela primeira vez na China, em dezembro de 2019, na cidade de Wuhan. Este novo agente, que nunca tinha sido identificado em seres humanos, rapidamente atravessa fronteiras físicas e sociais e se instala em todos os territórios, povos e nações. À medida que os diferentes países vão sendo afetados pela doença sucedem-se os confinamentos, de forma a evitar os contactos físicos e, consequentemente, a disseminação do vírus e seu crescimento exponencial. Ainda que o avanço tecnológico e as novas tecnologias permitam novas e rápidas formas de comunicação, não permitiram recuperar o toque, o abraço, o beijo, o calor humano, 14 fundamentais às sociabilidades e à qualidade de vida subjetiva. A modernidade foi de novo abalada e as formas de comunicação tecnologicamente avançadas permitiram a comunicação virtual, mantendo algumas interações, quer em termos laborais, quer em termos pessoais e sociais, obrigando, contudo, à manutenção de distanciamento físico entre as pessoas e ao confinamento pessoal, grupal, familiar e social. Foi necessário reinventar formas de trabalho, de interação, de intervenção. As necessidades de combate a um novo inimigo invisível estimularam a ciência e a indústria a produzir, em tempo recorde, máscaras, gel desinfetante, zaragatoas, testes, vestuário adequado para os profissionais de saúde, que passaram a ser elementos quotidianos nos mais diversos espaços, públicos e privados. A ciência médica colocou, também em tempo recorde, à disposição dos vários Governos, vacinas, que geraram quer procuras massivas, quer comportamentos negacionistas de pessoas que, ou rejeitaram a vacinação, ou continuaram a negar a existência desta pandemia. Reinventaram-se novas formas de convivência, de socialização e de mediação para uma sociedade que está, afinal, em permanente mudança, face ao risco que o mundo global expõe e oferece aos humanos. Os contextos da pandemia COVID-19 alteraram vivências que se traduziram em novas formas de convivência(s) e que, no limite, e muitas vezes, implicaram estratégias de sobrevivência(s), como foi apresentado nas diversas comunicações científicas cujos textos integram esta publicação. Esta Conferência Internacional, anual, tem sido realizada, desde 2014, nos auditórios da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria. Devido ao contexto da pandemia da Covid-19, que atingiu Portugal a partir do mês de março de 2020, a 9.ª Conferência de Mediação Intercultural e Intervenção Social, cujo Livro de Atas agora se apresenta, foi totalmente realizada em formato online. Para além das comunicações livres, cujos resumos foram divulgados e publicados atempadamente no site da Conferência – https://eu-central-1.linodeobjects.com/evt4- media/documents/Livro_de_resumos_FINAL.pdf –, divididos em nove sessões temáticas, tornamos agora públicos os textos completos das várias apresentações, neste Livro de Atas, publicado digitalmente e que ficará disponível no site da da 9.ª Conferência MIIS (https://conferencia-miis.eventqualia.net/pt/2021/inicio/). 15 Relativamente à estrutura do livro, este encontra-se dividido em 14 partes, a saber: • Parte I – Abertura; • Parte II – “Vivência(s), Convivência(s) e Sobrevivência(s) em Contexto de Pandemia COVID-19”: A pandemia em contextos diversificados; • Parte III - Comunicações Livres: Práticas Educativas em contexto de COVID-19; • Parte IV - Comunicações Livres: Ensino Superior e (Sobre)vivências Académicas em contexto de COVID-19; • Parte V - Comunicações Livres: Velhice(s) e Saúde; • Parte VI - Comunicações Livres: Crianças e Jovens; • Parte VII - Comunicações Livres: Artes e Literatura;
- European Respiratory Society International Congress 2021: Highlights from best-abstract awardeesPublication . Ramakrishnan, Sanjay; Beaufils, Fabien; De Brandt, Jana; Viney, Kerri; Bradley, Claire; Cottin, Vincent; Hassan, Maged; Cruz, JoanaThis article provides an overview of some of the highlights of the @EuroRespSoc Congress 2021 from the perspective of the best-abstract awardees of the ERS Assemblies
- A Exposição Distrital de 1940 e a correspondência entre Afonso Lopes Vieira e Horácio EliseuPublication . Nobre, CristinaCorrespondência trocada entre Horácio Eliseu, enquanto Comissário da Exposição Distrital de Leiria de 1940, e Afonso Lopes Vieira, enquanto membro da Comissão de Honra das Festas Regionais do Duplo Centenário e Exposição Distrital de 1940, entre 22 julho 1939 e 8 de agosto 1940.
- Effects of athletic performance and marketable lifestyle on consumers' engagement with sport celebrity's social media and their endorsementsPublication . Ferreira, Alcina Gaspar; Crespo, Cátia Fernandes; Mendes, CédricPurpose In this study, we empirically analyse the effects of sports celebrities' image on consumers' engagement with them via social media and with their endorsed brand. In particular, we focus on the sport celebrity's athletic performance and marketable lifestyle image dimensions. Design/methodology/approach An online consumer survey was conducted regarding sports celebrities' endorsement campaigns and consumers' ad recall. The data were analysed using partial least squares structural equation modelling (PLS-SEM). Moderation and mediation effects were examined, and a multigroup analysis was used to test the existence of significant differences between groups. Findings The motivation to engage with sports celebrities' social media platforms transcends athletic performance and is positively related with the marketable lifestyle. Sports celebrities who highly engage consumers through social media can promote stronger engagement with the endorsed brand, and this effect is positively moderated by the perceived level of congruence between the sport celebrity and the endorsed brand. The effect of the sport celebrity's marketable lifestyle on the endorsed brand is partially mediated by their social media engagement with consumers. Moreover, a multigroup analysis shows no statistically significant differences among gender and age groups. Originality/value This study's contribution is a better understanding of the effect of sport celebrities' image dimensions on consumers' engagement with the celebrities' social media platforms. The marketable lifestyles of celebrities are an important asset that promotes engagement with their social media platforms by consumers that in turn, raises their marketing value in terms of endorsement contracts.
- Novos paradigmas do envelhecimentoPublication . Pocinho, Ricardo; Margarido, Cristóvão; Duarte Santos, Rui; Marques, Liliana; Trindade, Bruno; Silva, Sílvia; Gordo, SaraEste livro que dedicamos aos mais velhos e a quem deles cuida, é uma coletânea de testemunhos, de partilh a de práticas e de manifestações de ciência. Objetiva a devolução ao idoso do direito à participação ativa e identifica formas de prestação de cuidados centrados na pessoa, garantido um envelhecimento ativo, feliz, digno e bem-sucedido. Obrigado a todos os autores, por “Não quererem apenas acrescentar anos à vida, mas sim acrescentarem, vida aos anos”.
- A Eneida de Virgílio, adaptada para jovens por Carlos Ascenso André (2021, ed. Quetzal) OU o outro / o novo a partir do mesmo?Publication . Nobre, CristinaRecensão crítica à adaptação para jovens do clássico de Virgílio, A Eneida, por Carlos Ascenso André com enumeração das qualidades da adaptação publicada em 2021.
- Inteligência Emocional: precisa-se no Sistema Educativo!Publication . Vidal-Barrantes, Francisco-JavierEducar a Inteligência Emocional (IE) dos estudantes tornou-se uma tarefa necessária no atual contexto educativo, e a maior parte dos docentes considera primordial o domínio destas competências para o adequado desenvolvimento socioemocional dos alunos. Este artigo pretende refletir sobre esta realidade.
- Base estratégica de marketing territorial para o concelho de Alcobaça : o turista e a comunidade localPublication . Silvestre, Miguel Ângelo Deniaud; Martins, Rui Alberto de Freitas; Mendes, Susana Luísa da Custódia MachadoNos dias de hoje, o Turismo é um fenómeno que atua significativamente na sociedade a nível mundial, com inúmeros impactos económicos, sociais e culturais associados, sejam eles positivos ou negativos. O Marketing Territorial surge como ferramenta essencial para o desenvolvimento sustentável dos destinos turísticos, por forma a desenvolver estratégias e mecanismos de comunicação e promoção. A presente investigação pretende desenvolver as informações necessárias e pertinentes mediante os resultados obtidos na pesquisa de dados quantitativa, tendo em vista definir uma base estratégica de marketing territorial, aplicado especificamente ao concelho de Alcobaça. Assim, foram desenvolvidos questionários aplicados à comunidade local (isto é, os residentes) e aos turistas e visitantes deste mesmo destino turístico, por forma a quantificar as suas avaliações e opiniões em relação à promoção, recetividade e satisfação do concelho. Adicionalmente, pretende conhecer os pontos de interesse, edificados e naturais, e analisar o seu aproveitamento em relação ao potencial. Os resultados obtidos permitiram concluir que, de facto, existe uma noção evidente da medíocre promoção e comunicação turística atual feita pelas entidades responsáveis, embora a satisfação perante a residência (comunidade local) e a visita (turistas) sejam expressamente positivas. Por outro lado, em contradição com as expetativas iniciais, apenas uma parte dos pontos de interesse identificados (‘Mosteiro de Coz’ e Castelo de Alcobaça’) são considerados como estando mal aproveitados em relação ao seu potencial. Adicionalmente, verificou-se um resultado preocupante relativamente ao facto de que a maioria dos indivíduos não tem conhecimento dos seguintes pontos de interesse naturais: ‘Estação Arqueológica das Parreitas’, ‘Jardim do Amor’, ‘Lagoa de Pataias’, ‘Parque Verde’, ‘Parque Natural Serra d’Aire e Candeeiros’, ‘Praia Paredes de Vitória’, ‘Praia São Martinho do Porto’ e ‘Praia Fluvial de Alpedriz’.
- Las competencias exigidas a los trabajadores de la Industria 4.0.: Cambios en la gestión de personasPublication . Bonilla, Johnatan Corrales; Ribeiro, Neuza; Gomes, Daniel RoqueLa tecnología avanza de manera exponencial, trayendo consigo una serie de desafíos y cambios para el sector industrial y empresarial. La cuarta revolución Industrial genera problemas políticos, sociales, económicos y en todos los campos a nivel organizacional; dificultades que debemos estar en capacidad de solventarlas, haciendo énfasis en la gestión de personas como un factor importante al considerar el recurso humano como la clave de la competitividad de las empresas. Es así como el principal objetivo de este estudio es identificar las competencias que serán exigidas a los trabajadores para la adopción de la Industria 4.0, enfocado en la selección, formación y evaluación de personas. Se trata de un estudio cualitativo, en donde participan 21 personas involucradas con la industria, de 18 empresas ecuatorianas, con el fin de encontrar competencias adicionales a las obtenidas de una revisión de literatura; obteniendo con esto 26 competencias críticas divididas en cuatro grupos.
- Family Risk Factors That Jeopardize Child Development: Scoping ReviewPublication . Simões, Aida; Lopes, Saudade; Dixe, Maria dos Anjos; Fernandes, Júlio BeloThe obligation to protect children is defined by law. However, there is fragility in identifying actual or potential situations that jeopardize their development. This review aims to identify the family risk factors that jeopardize child development. A scoping review was conducted following the Joanna Briggs Institute for Evidence-Based Practice framework and the 2020 Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-analyses (PRISMA) statement. The research was carried out on the electronic databases PubMed, CINAHL, Nursing & Allied Health Collection: Comprehensive, MEDLINE Complete, and MedicLatina, with a time limit of 2010 to 2021. The search was restricted to documents written in Portuguese, English, and French. A total of 3998 articles were initially identified. After selecting and analysing, 28 risk factors were extracted from 29 articles. Four categories of risk factors were identified—namely, patterns of social and economic interaction, family characteristics, caregiver’s characteristics, and parenting. The results of this review allow the identification of family risk factors that jeopardize child development. This is significant for Child Protective Services workers as they carry out their risk assessments. This assessment is the first step in avoiding an accumulation of harm to at-risk children and allowing the development of interventions for minimising harm’s impact on children’s development.