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- Avaliação do conhecimento de desperdício alimentar em crianças do 1º ciclo do ensino básicoPublication . Marques, Joana Patrícia Bernardo; Barreto, Maria Antónia Belchior FerreiraO Desperdício Alimentar começou a ser estudado recentemente devido à sua existência em simultâneo com a insegurança alimentar e a obesidade. Estima-se que em Portugal sejam desperdiçadas cerca de 17% das partes comestíveis dos alimentos. A Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar tem desenvolvido diversas estratégias de acordo com o objetivo 12.3 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que pretende até 2030 reduzir para metade o desperdício de alimentos a nível mundial. A Educação para a Cidadania aborda este tema no meio escolar, contribuindo para o desenvolvimento de cidadãos responsáveis e participativos. Para a realização deste estudo, transversal e descritivo, a recolha de dados foi feita através de um questionário estruturado com 3 questões abertas. Os dados depois de recolhidos foram analisados de forma estatística. Esta investigação tratou-se de um paradigma quantitativo e qualitativo. O questionário foi aplicado em sala de aula, aos alunos das turmas de 2º e 4º ano das escolas EB1 de Marinheiros e EB1 de Marrazes, com um total de 98 respostas. Todos os objetivos propostos neste estudo foram alcançados. Segundo os resultados obtidos, nas turmas de 2º ano 47% dos alunos conhece ou tem uma noção do conceito de desperdício alimentar, enquanto nas turmas de 4º ano 83% dos alunos inquiridos conhece ou tem uma noção do conceito. Relativamente à existência de uma ligação entre conhecer o conceito e evitar o desperdício de alimentos, esta não se comprovou através deste estudo, podendo haver outras variáveis que não foram analisadas a influenciar a ocorrência de desperdício alimentar.
- Avaliação e Gestão de Impacto SocialPublication . Santos, Ana João Ramos dos; Barreto, Maria Antónia Belchior FerreiraNos últimos anos tem-se assistido a um crescente interesse das organizações sem fins lucrativos ou dinamizadoras de negócios sociais na perceção e demonstração do real impacto que as suas ações têm nas suas comunidades e na sociedade em geral. O presente trabalho apresenta como tema principal a avaliação e gestão de impacto social nas entidades que integram a Economia Social, tomando como amostra uma IPSS do Concelho de Leiria. O SIM Toolkit (Social Impact Management Toolkit) – uma bateria de instrumentos lançada em novembro de 2019 por uma consultora portuguesa e alguns parceiros europeus – constitui a base de partida para o presente estudo. O objetivo consiste em testar a aplicabilidade desses instrumentos, analisando as suas potencialidades e limitações. O SIM Toolkit é utilizado a partir da implementação de um ciclo de cinco etapas – o SIM Cycle. Devido a constrangimentos temporais, neste estudo foram aplicados apenas os instrumentos sugeridos para as primeiras duas etapas, o que implicou que ao longo do processo fossem concretizados vários focus groups, uma análise documental detalhada sobre a entidade em questão e seu contexto, e a aplicação de três questionários distintos aos colaboradores da instituição. Os resultados obtidos através de uma pesquisa exploratória demonstram que os instrumentos sugeridos são relativamente fáceis de utilizar de forma autónoma pelas organizações, mas que nem sempre se adequam aos contextos das mesmas. A necessidade de envolver diversos stakeholders na investigação demonstrou ainda que o processo de aplicação das ferramentas acaba muitas vezes por ser mais relevante do que propriamente os resultados obtidos, pois obriga a organização a confrontar-se com as suas fraquezas e a redesenhar as estratégias para poder avançar ao longo das etapas sugeridas. A aplicação de alguns dos instrumentos sugeridos no SIM Toolkit poderá representar uma excelente oportunidade para as organizações compreenderem a importância de avaliar e gerir o seu impacto para a consolidação da sua missão social e sustentabilidade.
- Animación Sociocultural en el 1º Ciclo: ¿Cuáles son los Beneficios de Promover la Integración Escolar?Publication . Trindade, Bruno; Pocinho, Ricardo; Rodríguez Conde, Maria JoséEl presente artículo tiene como objetivo mostrar la perspicacia pedagógica de la relación entre la Animación Sociocultural y el educar, verificando cuál es la percepción que los alumnos y docentes revelan sobre la misma. La animación sociocultural es relevante en el desarrollo del niño, pues valorizando el juego, previene conflictos y favorece las relaciones sociales. En la escuela, esta interrelación con el juego hace que la acción de la Animación Sociocultural aplicada a la educación ayude a construir la personalidad del niño, instruyendo normas y reglas de socialización de manera lúdica. Así, el presente estudio intentó demostrar cuál es el valor que la Animación Sociocultural tiene en la integración y éxito escolares, en la percepción de los propios alumnos de la Enseñanza Básica. De esta forma, se implementó el Programa TEIP en la Agrupación de Escuelas Nunes Álvares en Castelo Branco, Portugal. Se pretendió verificar si los alumnos del 1º Ciclo consideran importante la relación entre la Animación Sociocultural y la enseñanza curricular con el objetivo de promover la integración y éxito escolares. Después de la participación de 439 alumnos, se verificó que la relación entre la animación y el educar es relevante y positiva, siendo vista como promotora y facilitadora del éxito e integración escolar.
- Constraining of peripheral vision reduces standing long jump performance in childrenPublication . Matos, Rui; Cruz, João R.; Amaro, Nuno; Coelho, Luís; Morouço, Pedro; Rebelo-Goncalves, RicardoPeripheral vision appears to be more important than central vision for tasks where precision or ocular coordination are essential. To determine whether this effect is observedwhile performing a task for which precision is not critical, the performance of 34 children (6–9 years old) in standing long jumpwastested. Adapted swimming goggles, which induced different levels of constraint of field of vision,were used to provide full field vision, restrictthe use of central vision, and restrict the use of peripheral vision. The obtained results showed a strong detrimental effect onstanding horizontal jump length (both best and mean results) when the peripheral field of vision was restricted (approximately 5% less; p < 0.001). However, thedetrimental effect was not observed when only the central field of vision was absent. These results indicatethat peripheral vision is essentialfor this locomotor task. Although standing long jump canbe considered as a non-precision task, the children tested were able to jump farther both when vision was not restricted and when peripheral vision was allowed. A reasonable explanation is that the absence of access to optic flow detection inhibits normal motor behaviour perhaps owing to worse posture and stability. The obtainedresults suggest that information that arrives through peripheral vision is more important for jumping performance thaninformation from central vision. Furthermore, jumping biomechanics may be more hampered by the absence of these peripheral stimuli than by the impossibility of gazing straight inthe jumping direction.Thus, it is reasonable to conclude that special attention should be paid to the use of peripheral vision in physical activity tasks.
- O acesso aos cuidados de saúde primáriosPublication . Conceição, Ana Rita Pereira da; Freire, Carla Sofia CostaTodas as pessoas têm direito à prestação de cuidados de saúde independentemente da sua condição, pelo que, estes devem ser disponibilizados de acordo com as necessidades de cada utente. Neste sentido, é imprescindível que as pessoas recebam informação acessível tendo em conta o seu grau de instrução, condição física, sensorial, psíquica, entre outros aspetos. Dadas as características específicas das pessoas com deficiência visual, é fundamental a existência de formatos alternativos que permitam uma leitura autónoma da informação, bem como adaptações na comunicação interpessoal no decorrer do atendimento e do acompanhamento em cuidados de saúde. Considerando os direitos da pessoa com deficiência visual, assim como a necessidade do ambiente se adaptar à diversidade de públicos, esta dissertação pretende compreender em que medida os centros de saúde respondem às necessidades de comunicação e de interação dos utentes com deficiência visual no acesso aos cuidados de saúde primários. Os dados recolhidos neste estudo, de caráter exploratório-descritivo, resultaram do preenchimento de um inquérito por questionário, através da web, por 124 pessoas com deficiência visual. A partir dos resultados do estudo conclui-se que os centros de saúde não respondem às necessidades da maioria dos participantes, no que se refere à apresentação de formatos alternativos que permitam o acesso à informação escrita. As consequências da informação inacessível refletem-se, maioritariamente, em perdas de autonomia e privacidade. São também percecionadas barreiras que se prendem com questões interpessoais que podem comprometer a interação entre profissionais e as pessoas com deficiência visual. Os resultados obtidos reforçam a importância de se consciencializar profissionais e organizações sobre a influência da deficiência visual no acesso aos cuidados de saúde e sobre os ajustes necessários, de modo a que as pessoas com deficiência visual possam aceder autonomamente aos cuidados de saúde primários em equidade com as demais. Igualmente importante, é sensibilizar as próprias pessoas com deficiência visual para a afirmação esclarecida dos seus direitos no acesso à saúde.