Browsing by Issue Date, starting with "2024-12"
Now showing 1 - 10 of 155
Results Per Page
Sort Options
- Assessment of Isokinetic Strength of Knee Extension/Flexion of Individuals With Intellectual Developmental Disabilities—Systematic Review With Protocol ProposalPublication . Jacinto, Miguel; Caseiro, André; Antunes, Raul; Monteiro, Diogo; Campos, MJ; Matos, Rui; Ferreira, José Pedro; Gomes, Beatriz BranquinhoMuscle performance is a crucial determinant of physical function in the daily lives of individuals with intellectual developmental disabilities (IDD), with lower strength levels often leading to loss of independence. The isokinetic dynamometer has been established as a reliable method for assessing muscle performance in this population. This article outlines the design of a protocol to be adopted to assess isokinetic knee strength in individuals with IDD. Using systematic review methodology, electronic searches were conducted in PubMed, Scopus, SPORTDiscus, and Web of Science databases, including articles published between January 1990 and September 2022. The key terms were combined with the Boolean operator “AND” or “OR”. After the methodological process, 23 studies were included for analysis. The protocol proposal consists of 8 phases, covering previous considerations: (a) warm-up, (b) familiarization; (c) equipment adjustment, choosing the limb to evaluate and in what type of action (concentric and/or eccentric); (d) number of repetitions and sets; (e) the rest duration; (f) angular velocity to be tested; and (g) parameters for analysis. It is intended that this article provide insights into the development of a useful tool for the various stakeholders interested in assessing the isokinetic knee strength of individuals with IDD.
- Livro de Resumos – 12.ª Conferência Internacional de Mediação Intercultural e Intervenção Social – 50 anos de 25 de Abril: Transições e TransformaçõesPublication . Vieira, Ricardo; Marques, José Carlos; Silva, Pedro; Vieira, Ana Maria; Margarido, Cristóvão; Santos, Rui; Magalhães, Fernando; Pocinho, Ricardo; Pereira, Patrícia; Arqueiro, Ana
- Reflexão sobre a construção de um doutoramento internacional em redePublication . Vieira, Ricardo; Marques, José Carlos; Vieira, Ana Maria; Margarido, Cristóvão; Magalhães, Fernando
- (Con)viver com a multiculturalidade: concretizando utopias para a interculturalidade e a inclusãoPublication . Madureira, Cristiana de Sousa Pizarro Bravo
- Profs - Autores contemporâneos nos 30 anos da ESAD.CRPublication . Cardoso, Carla; Galrito, Fernando; Afonso, LígiaNa preparação do ano 2020, foi assumido pela ESAD.CR o compromisso para a realização de uma exposição relevante no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha. Pudemos fazê-lo por que temos 30 anos e, como tal, ainda temos alguma agilidade. Mas não só, uma Escola como a nossa deve abrir-se à comunidade, e tentamos fazê-lo de diversas formas, envolvendo-nos com o município – como agora – com agrupamentos de escolas, museus, associações, parques e edifícios a precisar de ocupação: com exposições, concertos, palestras, workshops e outras formas de contribuir para o desenvolvimento social da cidade e da região. O caráter da Escola está associado ao local onde existe, que se transforma com a Escola, atraindo mais e melhores estudantes. Para que esta transformação seja sustentável, precisamos de uma cidade capaz de receber estudantes e de fixar os diplomados: agentes culturais, artistas, designers, atores, técnicos de áreas criativas mais ou menos digitais.
- IntroduçãoPublication . Vieira, Ricardo; Marques, José Carlos; Silva, Pedro; Vieira, Ana Maria; Margarido, Cristóvão; Santos, Rui; Magalhães, Fernando
- Trabalho em rede nas escolas: Os TEIP, os GAAF e as políticas de discriminação positivaPublication . Vieira, Ana Maria; Vieira, Ricardo; Marques, José Carlos
- Las últimas reformas educativas no universitarias de PortugalPublication . Milhano, Sandrina; Cadima, Rita; Pinto, Hélia; Pires, Carlos
- Livro de Atas: 12.ª Conferência Internacional de Mediação Intercultural e Intervenção Social – “50 anos de 25 de Abril: Transições e Transformações”Publication . Manuel Neves Vieira, Ricardo; Carlos Marques, José; de Carvalho da Silva, Pedro; Vieira, Ana Maria; Margarido, Cristóvão; Duarte Santos, Rui Miguel; Magalhães, Fernando; Pocinho, Ricardo Filipe da Silva; Ferreira, PatríciaEste livro dá conta das principais intervenções proferidas na 12.a Conferência de Mediação Intercultural e Intervenção Social, subordinada ao tema “50 anos do 25 de abril: transições e transformações”, que teve lugar nos dias 05 e 06 de dezembro de 2024 na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), com organização conjunta do CICS.NOVA.IPLeiria, da ESECS, do Instituto Politécnico de Leiria e do mestrado em Mediação Intercultural e Intervenção Social e licenciaturas em Serviço Social e Educação Social.
- ENVELHECIMENTO HUMANO E INCLUSÃO DIGITALPublication . Rodrigues, Priscilla Rabelo Valério; Santos, Filipe Alexandre da Silva; Berlese, Denise BolzaneO presente estudo, de caráter descritivo, quantitativo e transversal, investigou a acessibilidade de dispositivos de comunicação digital entre pessoas idosas nos municípios de Leiria, em Portugal, e Novo Hamburgo, no Brasil, com o objetivo de compreender os desafios e as oportunidades relacionados com o seu uso por este grupo etário. Este estudo foi realizado no âmbito do mestrado em Comunicação Acessível do Instituto Politécnico de Leiria e do mestrado em Inclusão Social e Diversidade Cultural da Universidade Feevale. A amostra incluiu 94 idosos, entre os 60 e os 80 anos de idade. Para a avaliação da acessibilidade foi utilizado um questionário com 19 questões semiabertas, abrangendo o uso de recursos de comunicação digital. Os principais motivos de uso incluíram a comunicação com familiares e amigos, sendo a decisão pessoal o principal fator motivacional. As dificuldades de uso variaram entre os dois países, com diferenças notáveis na perceção de facilidade de uso e na adoção de ferramentas de acessibilidade. Os resultados da avaliação indicam a importância da inclusão digital para a comunicação e o desenvolvimento de competências entre pessoas idosas. Embora este estudo seja limitado a um recorte específico de idosos, ressalta a relevância dos dispositivos de comunicação digital na criação de novas oportunidades e na superação dos desafios inerentes ao envelhecimento. Conclui-se que, com os meios e conhecimentos adequados, as pessoas idosas podem melhorar a sua comunicação e transformar a sua relação com o mundo digital, destacando-se a necessidade de esforços contínuos para garantir equidade e inclusão digital a essa população.