Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Avaliação do programa de inclusão no Ensino Superior: Estudo de caso no Politécnico de Leiria

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos.” (ONU, 1948). A Declaração Universal dos Direitos Humanos coloca todo e qualquer ser humano em pé de igualdade em relação a direitos e deveres, inclusive “…o acesso aos estudos superiores deve estar aberto a todos em plena igualdade, em função do seu mérito” (ONU, 1948). A Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), a partir do ano letivo 2017/2018 iniciou uma investigação à evolução dos estudantes com necessidades específicas (ENE) nas instituições de ensino superior (IES). O aumento gradual do número de estudantes é a consequência do reconhecimento de que o acesso à educação superior é um direito de todos (Rodrigues, 2004) e a formação académica é basilar para a formação profissional e a empregabilidade (Correia, 2019). Este estudo surge como uma investigação de avaliação aplicada sobre um caso particular: o Projeto 100% IN® do Politécnico de Leiria que iniciou o seu desenvolvimento em setembro de 2018, numa parceria entre o Politécnico de Leiria e o Instituto Padre António Vieira (IPAV). Estas parcerias entre as duas instituições resultaram num projeto-piloto, único em Portugal que pretende contribuir para a integração e inclusão dos estudantes com necessidades específicas nas instituições de ensino superior.

Description

Parte ou capítulo de livro: "- Livro de Atas da INCLUDIT - VII Conferência Internacional para a Inclusão - e CTecA - I Conferência de Tecnologias de Apoio e Acessibilidade - 2023"

Keywords

Ensino Superior Integração Académica e Social Necessidades Específicas Politécnico de Leiria Projeto 100% IN®

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue