Coleções gerais - Capítulos de livros
Permanent URI for this collection
Browse
Recent Submissions
- Experiencias y propuestas sobre la organización y gestión universitaria de la IA en PortugalPublication . Cadima, Rita Alexandra Cainço Dias; Milhano, Sandrina; Jerónimo, Miguel; Pinto, Hélia
- The bond between Higher Education institutions and society: A scoping review about knowledge transfer and valorisation to promote sustainable developmentPublication . Aleixo, Ana Marta; Leal, Susana; Mano, Margarida; Azeiteiro, Ulisses MirandaThis chapter aims to identify how higher education institutions (HEIs) have operationalised the transfer of knowledge to society in terms of research, development, and innovation; the determinants of this process; and how the knowledge transfer to society contributes to local and regional development and sustainability. Herein, a scoping review was carried out to address this goal. Out of 197 retrieved articles, 30 met the inclusion criteria. These studies concentrate on the following themes: (1) determinants of the knowledge transfer process between HEIs and society; (2) the state of knowledge transfer in HEIs; (3) transfer knowledge to local and regional development; and (4) transfer of knowledge to sustainability. This study concludes that although different determinants influencing this collaboration have been identified, most studies reveal that the transfer level is still at a very early stage.
- O ensino superior na região da Alta EstremaduraPublication . Melo, António Ferreira Pereira de
- O papel do GTAEDES na inclusão do Estudante com Necessidades Específicas no Ensino SuperiorPublication . Ribeiro, Alice; Pires, Lília Aguardenteiro; Seco, GraçaOficialmente formado em junho de 2004, o Grupo de Trabalho para Apoio a Estudantes com Deficiência no Ensino Superior (GTAEDES) é atualmente constituído por 15 instituições de ensino superior (11 do ensino superior universitário e 5 de institutos politécnicos) que possuem serviços estruturados de apoio a estudantes com deficiência e outras necessidades educativas. Através da cooperação entre serviços, os membros do GTAEDES visam proporcionar, um serviço de melhor qualidade aos estudantes com deficiências e outras necessidades educativas, a partilha de experiências, o desenvolvimento de iniciativas conjuntas, e a racionalização de recursos. Com a presente comunicação pretendemos apresentar algumas dessas iniciativas e o seu contributo para o desenvolvimento de uma política de inclusão de estudantes com deficiência e outras necessidades educativas no ensino superior português.
- Desenvolvimento de competências transversais no Ensino Superior: a experiência do Serviço de Apoio ao Estudante do Instituto Politécnico de LeiriaPublication . Seco, Graça; Alves, Sandra; Filipe, Luís; Pereira, Ana Patrícia; Duarte, Ana LúciaPara além de uma oportunidade de formação científica e profissional, a entrada no Ensino Superior é perspetivada, por muitos estudantes, também como uma oportunidade de promoção do seu desenvolvimento intelectual, pessoal e social. Nesta transição do ciclo de vida, o indivíduo é confrontado com uma série de desafios e mudanças, aos quais deverá procurar responder adequada e eficazmente, de forma a experienciar uma adaptação positiva e satisfatória. A separação da família e dos amigos, bem como a adaptação a um conjunto de novas tarefas e exigências pessoais, sociais e académicas são consideradas como dificuldades inerentes ao processo de transição do ensino secundário para o ensino superior (...)
- Promoção de sucesso académico e bem-estar em estudantes do IPL : alguns contributos do Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE)Publication . Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Pereira, Ana Patrícia; Filipe, Luís Pereira; Alves, SandraA promoção do sucesso académico e bem-estar em geral dos estudantes do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), bem como o desenvolvimento de competências que lhes permitam lidar com os desafios inerentes aos diferentes processos de transição, gerindo da melhor forma os recursos pessoais, sociais e académicos/profissionais, são os principais objetivos do Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE), constituído como Unidade Funcional em julho de 2008. Considerando a importância do estudante se tornar num gestor eficaz de competências comunicacionais, relacionais e autorreguladoras do estudo para melhor lidar com os diversos desafios, tanto na transição para o Ensino Superior como na entrada na vida ativa, o SAPE-IPL tem vindo a intervir ao nível do apoio psicológico e vocacional, apoio psicopedagógico e orientação pessoal, com o objetivo de promover e otimizar, nos estudantes, a utilização e desenvolvimento de estratégias adaptativas, potenciadoras de um maior sucesso académico e de bemestar em geral. Com este artigo apresentamos as principais linhas de ação e alguns resultados da intervenção que tem vindo a ser desenvolvida pelo SAPE nas cinco Escolas, presentes em três cidades, que integram o IPL. Procuraremos dar conta de alguns dos programas desenvolvidos ao nível da promoção de competências transversais, de estratégias de promoção do sucesso, das atividades no âmbito do apoio psicológico e do tipo de problemáticas mais identificadas. Sistematizaremos ainda informação relativa ao tipo de acompanhamento disponibilizado a públicos mais específicos, como sejam os estudantes M23, os estudantes com Necessidades Educativas Especiais ou os estudantes de CETs. Abordaremos também alguns dos contributos do SAPE ao nível da formação de colaboradores docentes e não docentes.
- Relación de los centros educativos de secundaria con su entorno en PortugalPublication . Silva, José Manuel; Nicolau, Ana; Laginha, Ana Paula; Jerónimo, Miguel; Gonçalves, Paula; Biscaia, Pedro; Monteiro, Ricardo Filipe GomesEl actual modelo de organización de los centros públicos portugueses responde a la necesidad de prestar un servicio dotado de garantía de calidad, equidad, eficacia y eficiencia, que les permita a todos los ciudadanos desarrollar las competencias y conocimientos para desarrollarse plenamente, explotar todas sus capacidades, integrarse activamente en la sociedad y dar una contribución cualificada a la vida económica, social y cultural del país (...)
- La organización y atención a la diversidad en centros de educación secundaria de PortugalPublication . Silva, José Manuel; Nicolau, Ana; Paraíso, Isabel; Jerónimo, Miguel
- A consulta de apoio psicológico no Serviço de Apoio ao Estudante do Instituto Politécnico de Leiria (SAPE/IPL)Publication . Pereira, Ana Patrícia; Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Filipe, Luís Pereira; Alves, Sandra