Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
450.12 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A promoção do sucesso académico e bem-estar em geral dos estudantes
do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), bem como o desenvolvimento de
competências que lhes permitam lidar com os desafios inerentes aos
diferentes processos de transição, gerindo da melhor forma os recursos
pessoais, sociais e académicos/profissionais, são os principais objetivos
do Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE), constituído como Unidade
Funcional em julho de 2008. Considerando a importância do estudante se
tornar num gestor eficaz de competências comunicacionais, relacionais e
autorreguladoras do estudo para melhor lidar com os diversos desafios,
tanto na transição para o Ensino Superior como na entrada na vida ativa, o
SAPE-IPL tem vindo a intervir ao nível do apoio psicológico e vocacional,
apoio psicopedagógico e orientação pessoal, com o objetivo de promover
e otimizar, nos estudantes, a utilização e desenvolvimento de estratégias
adaptativas, potenciadoras de um maior sucesso académico e de bemestar
em geral. Com este artigo apresentamos as principais linhas de ação
e alguns resultados da intervenção que tem vindo a ser desenvolvida pelo
SAPE nas cinco Escolas, presentes em três cidades, que integram o IPL.
Procuraremos dar conta de alguns dos programas desenvolvidos ao nível
da promoção de competências transversais, de estratégias de promoção
do sucesso, das atividades no âmbito do apoio psicológico e do tipo de
problemáticas mais identificadas. Sistematizaremos ainda informação
relativa ao tipo de acompanhamento disponibilizado a públicos mais
específicos, como sejam os estudantes M23, os estudantes com
Necessidades Educativas Especiais ou os estudantes de CETs.
Abordaremos também alguns dos contributos do SAPE ao nível da
formação de colaboradores docentes e não docentes.
Description
Keywords
Citation
In: Almeida, L. S.; Castro, R. V. (orgs.) (2016). Ser Estudante no Ensino Superior: O caso dos estudantes do 1º ano. Braga: Universidade do Minho.
Publisher
Centro de Investigação em Educação (CIEd) Instituto de Educação, Universidade do Minho