Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
835.09 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Para além de uma oportunidade de formação científica e profissional, a entrada no
Ensino Superior é perspetivada, por muitos estudantes, também como uma oportunidade
de promoção do seu desenvolvimento intelectual, pessoal e social.
Nesta transição do ciclo de vida, o indivíduo é confrontado com uma série de
desafios e mudanças, aos quais deverá procurar responder adequada e eficazmente, de
forma a experienciar uma adaptação positiva e satisfatória. A separação da família e dos
amigos, bem como a adaptação a um conjunto de novas tarefas e exigências pessoais,
sociais e académicas são consideradas como dificuldades inerentes ao processo de
transição do ensino secundário para o ensino superior (...)
Description
Keywords
Pedagogical Context
Citation
Seco, G., Alves, S., Filipe, L., Pereira, A. P. & Duarte, A. L. (2012). Desenvolvimento de competências transversais no Ensino Superior: a experiência do Serviço de Apoio ao Estudante do Instituto Politécnico de Leiria. In Noutel, A., Brutten, E., Pires, G. & Huet, I. (Orgs). Ensino Superior: Saberes, experiências e desafios. Ideia Editora, com o apoio AFIRSE (secção brasileira)