Browsing by Issue Date, starting with "2018-06-26"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Olhares compartilhados: estratégias de fotografia para pessoas cegasPublication . Freitas, Andrea Gurgel de; Freire, Carla Sofia CostaEste trabalho disserta sobre as vivências na “Olhares Compartilhados”, uma Oficina Básica de Fotografia para Pessoas com Deficiência Visual, iniciada em 2009 e que já realizou sua terceira edição, todas em Natal, Rio Grande do Norte, região Nordeste do Brasil. A última edição ocorreu em 2017, sendo objeto de estudo do presente trabalho. A Oficina foi realizada no período de 14 de Janeiro a 17 de Junho, com carga horária de 27 horas, divididas em nove encontros de três horas cada. Contou com a participação de seis pessoas, sendo, três com cegueira congênita e três com cegueira adquirida, com faixa etária de 29 a 63 anos de idade. A pesquisa, de natureza qualitativa, com tipo de estudo exploratório-descritivo e estratégias de pesquisa-ação, objetiva analisar as alternativas encontradas para que as pessoas cegas possam se comunicar e interagir socialmente por meio de imagens escritas com luz. Esta metodologia para a inclusão visual deste público, possibilita ver, produzir e consumir imagens fotográficas. Os resultados revelam que as estratégias desenvolvidas e aplicadas durante as Oficinas possibilitam as pessoas cegas compreenderem alguns aspectos referentes à fotografia, como sua linguagem e princípios. Com o decorrer do tempo, pode vir a ser executada de forma mais autônoma e segura, em decorrência do conhecimento do equipamento a ser utilizado, como ocorre com alguns fotógrafos cegos do mundo. Além da inclusão visual, o trabalho colabora com o rompimento de barreiras, sobretudo a atitudinal, fortalecendo que o olhar está para além da visão.
- Aprender com as crianças: um percurso da creche ao jardim de infânciaPublication . Pinto, Ana Isabel Fortuna; Rodrigues, Marina Vitória Valdez FariaO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar apresentando-se como reflexo da experiência vivenciada ao longo de três contextos distintos: Creche, Jardim de Infância I e Jardim de Infância II. Quando nos deparamos com diferentes contextos, pessoas, formas de estar e diferentes formas de aprender, é certo que também, diferentes dificuldades irão surgir. O desafio está em encarar essas dificuldades, como futuras aprendizagens. Neste sentido, ao longo do presente relatório serão apresentadas diversas dimensões reflexivas provenientes de cada contexto, onde será feita referência às dificuldades sentidas, bem como a outros aspetos considerados mais significativos. Habitualmente, existem temáticas comuns em quase todos os contextos e necessárias para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Talvez pela complexidade ou impacto causado, opta-se por não se abordarem alguns assuntos, é o caso da morte. Ao longo do presente relatório será apresentado um projeto desenvolvido no contexto de Jardim de Infância II, no âmbito da metodologia de trabalho por projeto, intitulado A morte dos animais. A criança desde cedo sofre diversas influências externas, influências culturais. Neste sentido, foi realizado um ensaio investigativo em contexto de Jardim de Infância II, com quatro crianças, de quatro e cinco anos de idade, para se compreender quais são realmente as conceções de género que as crianças têm e como as manifestam. O ensaio investigativo seguiu uma metodologia qualitativa, com um carácter descritivo e interpretativo. Os dados recolhidos e analisados revelam que as quatro crianças participantes no estudo, apresentam conceções estereotipadas, principalmente em relação a brincadeiras, tarefas domésticas e preferências, atribuídas a cada género.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Creche e em Jardim de InfânciaPublication . Vieira, Ema Sofia Moreira da Silva; Rodrigues, Marina Vitória Valdez FariaO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, estando organizado em três partes. A primeira parte, diz respeito à reflexão sobre os momentos vivenciados em Creche. A segunda parte é respeitante à reflexão, sobre os momentos experienciados em Jardim de Infância I. Inclui, ainda, a apresentação de um trabalho desenvolvido com as crianças de acordo com a Metodologia de Trabalho por Projeto intitulado “Parques infantis”. A terceira parte encontra-se dividida em três pontos. No primeiro ponto é apresentada uma reflexão sobre o vivenciado em Jardim de Infância II, no segundo ponto, segue-se a apresentação do trabalho desenvolvido com as crianças, segundo a Metodologia de Trabalho por Projeto intitulado “A morte dos animais” e, finalmente, é apresentado o ensaio investigativo onde se procurou analisar o entendimento das crianças relativamente ao que é um conflito e que estratégias de resolução de conflitos utilizam. O estudo seguiu uma metodologia qualitativa de caráter descritivo e os resultados parecem mostrar que as crianças identificam o que é um conflito, apresentando algumas ideias relativamente à resolução de conflitos. Palavras chave