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- 3D shape prior active contours for an automatic segmentation of a patient specific femur from a CT scanPublication . Almeida, D.; Folgado, J.; Fernandes, P.R.; Ruben, RuiThe following paper describes a novel approach to a medical image segmentation problem. The fully automated computational procedure receives as input images from CT scan exams of the human femur and returns a three dimensional representation of the bone. This patient specific iterative approach is based in 3D active contours without edges, implemented over a level set framework, on which the evolution of the contour depends on local image parameters which can easily be defined by the user but also on a priori information about the volume to segment. This joint approach will lead to an optimal solution convergence of the iterative method. The resulting point cloud can be an excellent starting point for a Finite Element mesh generation and analysis or the basis for a stereolitography for example.
- À procura de um lugar na Europa: o território e o património nos discursos sobre Leiria e as suas regiõesPublication . Magalhães, Fernando Paulo Oliveira
- Abandono das Tecnologias de Apoio para a comunicação em meio familiar: capacitação de cuidadores — uma solução possívelPublication . Almeida, Ivone; Moreira, António; Ribeiro, Jaime; Décio Nascimento Guimarães; Douglas Christian Ferrari de Melo; Ribeiro, Jaime MoreiraIntrodução É indubitável que as Tecnologias de Apoio4 (TA) promovem a comunicação, a independência pessoal e social e a inclusão de crianças com limitações cognitivo-motoras. As TA para as crianças com diversidade funcional são uma ferramenta de ação fundamental, permitindo-lhes participar numa base de equidade nos ambientes em que se inserem. Podem contribuir para aumentar a motivação, o sentido de pertença ao grupo e aumentar a produtividade na sala de aula e em casa.
- O abandono de crianças : os expostos nos finais do séc. XIX em LeiriaPublication . Pereira, M. Emília da Rocha
- Abre o chapéu que está a chover: Se apanhas o vírus estamos tramados!Publication . Vieira, Ricardo; CICS.NOVA.IPLeiria e ESECS.IPLO Sr. Albino estava institucionalizado, há cinco anos, num lar de idosos próximo da sua residência. 2020 trouxe ao Sr. Albino, a quem tinha sido diagnosticado Parkinson, uma vida mais isolada dentro do lar. Com o Covid-19, a ausência do filho nas visitas de fim de semana e a sua ida semanal à sua casa terminaram. O maior isolamento contribuiu para o agravamento da sua surdez. Agora já não conseguia entender o que o filho lhe dizia durante a semana, nas videochamadas que lhe passou a fazer. A estratégia compensatória, que é descrita nesta comunicação, passava por apresentar palavras-chave que o Sr. Albino lia no computador-recetor através das quais conseguia começar uma conversa, fazer perguntas ou dar respostas. Quando, mais tarde, no verão de 2020, começou a ter visitas presenciais, a separação continuou grande pois o vidro que o separava do exterior aumentava ainda mais a dificuldade de audição. De novo as palavras-chave que lhe faziam sentido e o permitiam entender e desenvolver alguma conversa. Contudo, nem assim foi possível compreender verdadeiramente a razão daquela impossibilidade de sair e ir a sua casa, com alguma regularidade, tal como anteriormente. O filho falava-lhe duma gripe forte. Ele dizia que não estava gripado. A lista das palavras-chave passaram a integrar “Gripe Mundial”, “Gripe Global”... Mesmo assim o Sr. Albino nunca entendeu o verdadeiro significado da pandemia com que nos deparamos atualmente. Certo dia, numa dessas visitas separadas pelo vidro, começou a chover e o sr. Albino alertou o filho para a chuva e disse: “Abre o chapéu que está a chover... Se apanhas o vírus estamos tramados! Quem é que depois trata de mim?”. Esta comunicação apresenta algumas dessas vivências, formas de convivência e de sobrevivência experienciadas pelo Sr. Albino e pela sua família.
- Accounting for dissimilarities in hospitality costs among Portuguese regionsPublication . Tourita, Íris; Gomes, Conceição; Malheiros, Cátia; Santos, Luís LimaHospitality industry is characterized by some specificities such as high fixed costs, labour intensive and intensive capital. All of these implies a unique cost structure that will be different from the other industries. A large share of operating costs in the hospitality industry is fixed costs, including labour costs. Those differences will imply a divergence in the use management accounting techniques so that manager decisions will be better. The hotel performance diverges according the location and the cost structure has got a great influence in the company’s performance. It is also known that competition influence the enterprises costs, and the hospitality competition is diverse among Portuguese regions. Therefore, it could be asked if the cost structure varies according to location of the hotel company. Data was collected on July 4, 2019, on the SABI platform and the sample is composed by 1808 hotel companies registered in Portugal with two economic activity codes (CAE), “55111 - Hotels with restaurant” and “55121 - Hotels without restaurant”. The cost structure was analysed in the 2010-2017 period through the costs presented in income statement. The findings provide current trends about hospitality industry cost structure and the evolution between 2010 and 2017. In Portugal, in general terms, supplies and external services have got the largest share of the cost structure. In addition, an inter-comparison region was made, which determined that cost structure is significantly different. In fact, supplies and external services, labour cost, cost of goods sold, and materials consumed, and depreciation have a different weight among the Portuguese regions.
- Acessibilidade da comunicação em contextos educativosPublication . Freire, Carla; Santos, FilipeA revolução causada pelos novos meios digitais está a sentir-se em todas as áreas da sociedade, tendo vindo a contribuir, em particular, para o ‘direito à educação’. Este direito, tão importante nas sociedades democráticas, está cada vez mais a ser uma realidade, sobretudo se se considerarem algumas pessoas que, pelas suas características específicas, acediam às oportunidades educativas em situação de desigualdade. Contudo, também existe o perigo de esta revolução digital trazer novas desi gualdades no acesso à educação. Neste sentido, é importante que os vários agentes educativos conheçam os aspetos fundamentais da sua área de intervenção (usando uma pedagogia diferenciada) mas também que reflitam sobre a acessibilidade das suas abordagens. Neste artigo faz-se uma reflexão sobre alguns pressupostos da educação con temporânea (diferenciada e inclusiva) e sobre como, em termos de comunicação, se pode incorporar uma ‘cultura de acessibilidade’ nas escolas. Em particular, apresentamos um conjunto de técnicas que podem ser aplicadas aos novos meios digitais, baseadas numa perspetiva de Desenho Universal para a Aprendizagem, de forma a que estes sejam acessíveis a todos. É, assim, objetivo deste artigo contribuir para a discussão sobre a missão da escola e as suas tecnologias numa sociedade democrática e de igualdade de oportunidades.
- Acessibilidade e Equidade no trabalho adaptado de Pessoas com Deficiência MotoraPublication . Nogueira, Marta; Sousa, CéliaUma das grandes dificuldades na inclusão de pessoas com deficiência (PcD) no mercado de trabalho diz respeito à equidade nas acessibilidades e adaptação do trabalho à pessoa e à sua deficiência (Rueda & Andrade, 2016; Quinn et al. 2016; Kim et al., 2020). Assim, o presente estudo teve como objetivo estudar a acessibilidade e o trabalho adaptado nas empresas através da perceção das PcD inseridas no mercado de trabalho. Optou-se pela pesquisa qualitativa, com recurso à entrevista semiestruturada. A amostra foi constituída por 16 PcD, empregados de hipermercados. O tratamento dos dados recolhidos incluiu a análise de conteúdo, com base em categorias de análise pré-definidas resultantes da revisão bibliográfica e dos objetivos do estudo; e a codificação das respostas. Foi utilizado um software de processamento de dados qualitativo: NVivo 10.1.10, usado para investigações qualitativas e de métodos mistos (Bringer et al., 2004). Os resultados mostraram que, relativamente ao posto de trabalho, a totalidade dos participantes reportou não ter sido feita qualquer adaptação específica. Além disso, quando questionados sobre o que gostariam de ver modificado, metade dos participantes referiu as acessibilidades no local de trabalho e mais de metade o trabalho adaptado à pessoa e à sua deficiência. Conclui-se que, na perceção das PcD, é necessário que a empresa melhore as acessibilidades e o trabalho adaptado de modo a promover uma melhor inclusão destas pessoas no trabalho.
- Achieving a competitive management in micro and small independent hotelsPublication . Santos, Luís Lima; Gomes, Conceição; Malheiros, CátiaThe lodging industry is a crucial contributor to global tourism revenues in many countries. A significant part of hotel revenues comes from micro and small hotel companies not belonging to global brands. The aim of this chapter is to propose new tools – based on USALI and on the most relevant operating ratios – to support the management of micro and small hotels that are not integrated into hotel chains. The methodology starts with literature review, which allowed to point out some USALI schedules that are not being used, a lot of items of USALI schedules without relevance and a set of operating ratios and indicators highlighted by researchers and professionals. The first result consists in the proposal of seven simplified hospitality management accounting schedules (revenue and cost items). The second result is an operating scorecard that includes the ratios and indicators useful for micro and small independent hotels.
- A adoção da educação social como caminho profissional: Incidentes críticos, reflexividade e mediação intrapessoal e interculturalPublication . Vieira, Ana Maria de Sousa Neves; Vieira, Ricardo; Marques, José Carlos LaranjoEsta comunicação resulta de um projeto em curso intitulado, Educadores Sociais em Portugal: quem são, onde estão e o que fazem? Identidades e Transformações. Os autores apresentam alguns casos biográficos de finalistas da licenciatura de Educação Social em Portugal, mostrando as dúvidas surgidas no ingresso no ensino superior, e sobre o caminho a percorrer. Os sujeitos refletem sobre os acontecimentos e pessoas marcantes (incidentes e modelos críticos) que contribuíram para as suas reflexões e identificações pessoais e profissionais, e que terão ajudado a construir pontes entres os seus posicionamentos dilemáticos, através de um processo de mediação intrapessoal e intercultural. Os principais objetivos são: conhecer as motivações conducentes ao ingresso na Licenciatura de Educação Social; conhecer, nas palavras dos sujeitos, os momentos marcantes, momentos formativos e pessoas-modelo, que consideram significativos na sua história de vida para chegar a ser o profissional que é; conhecer as (trans)formações ocorridas na trajetória pessoal e social dos estudantes de educação social estudados. Os depoimentos biográficos, analisados até ao momento, mostram as dúvidas que os licenciados em educação social tiveram aquando da entrada no ensino superior. Mostram, também, que após três anos de licenciatura, a definição de educador social continua vaga e muito próxima da animação sociocultural, ainda que distinta, discursivamente, em relação ao serviço social.