Browsing by Issue Date, starting with "2022-01-14"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Systematic Observation of Corner Kick Strategies in Portuguese Football PlayersPublication . Gouveia, Vítor; Duarte, João P.; Sarmento, Hugo; Freitas, José; Rebelo-Goncalves, Ricardo; Amaro, Nuno; Matos, Rui; Antunes, Raul; Field, Adam; Monteiro, DiogoSet pieces are important for the success of football teams, with the corner kick being one of the most game defining events. The aim of this research was twofold: (1) to analyze the corner kicks of a senior football amateur team, and (2) to compare the corner kicks of successful and unsuccessful teams (of the 2020/21 sporting season). In total, 500 corners were observed using a bespoke notational analysis tool, using a specific observational instrument tool (8 criteria; 25 categories). Out of the 500 corner kicks, 6% resulted in a goal. A greater number of direct corners using inswing trajectories were performed (n = 54%). Corners were delivered to central and front post areas most frequently (n = 79%). Five attackers were most predominantly used for offensive corners (n = 58%), but defenders won the ball more frequently (n = 44%). Attempts at goal occurred following a corner most commonly from outside of the box (n = 7%). Goals were scored most frequently with the foot (n = 16%) and head (n = 15%). Successful teams are more effective at reaching the attackers and score more goals directly from corners. Unsuccessful teams deliver more corner kicks out of play, the first touch is more frequently from the opposition defenders, and fewe goals are scored from corner kicks. The study provides an insight into the determining factors and patterns that influence corner kicks and success in football matches. This information should be used by coaches to prepare teams for both offensive and defensive corner kicks to increase team success and match outcomes.
- Acessibilidade e Equidade no trabalho adaptado de Pessoas com Deficiência MotoraPublication . Nogueira, Marta; Sousa, CéliaUma das grandes dificuldades na inclusão de pessoas com deficiência (PcD) no mercado de trabalho diz respeito à equidade nas acessibilidades e adaptação do trabalho à pessoa e à sua deficiência (Rueda & Andrade, 2016; Quinn et al. 2016; Kim et al., 2020). Assim, o presente estudo teve como objetivo estudar a acessibilidade e o trabalho adaptado nas empresas através da perceção das PcD inseridas no mercado de trabalho. Optou-se pela pesquisa qualitativa, com recurso à entrevista semiestruturada. A amostra foi constituída por 16 PcD, empregados de hipermercados. O tratamento dos dados recolhidos incluiu a análise de conteúdo, com base em categorias de análise pré-definidas resultantes da revisão bibliográfica e dos objetivos do estudo; e a codificação das respostas. Foi utilizado um software de processamento de dados qualitativo: NVivo 10.1.10, usado para investigações qualitativas e de métodos mistos (Bringer et al., 2004). Os resultados mostraram que, relativamente ao posto de trabalho, a totalidade dos participantes reportou não ter sido feita qualquer adaptação específica. Além disso, quando questionados sobre o que gostariam de ver modificado, metade dos participantes referiu as acessibilidades no local de trabalho e mais de metade o trabalho adaptado à pessoa e à sua deficiência. Conclui-se que, na perceção das PcD, é necessário que a empresa melhore as acessibilidades e o trabalho adaptado de modo a promover uma melhor inclusão destas pessoas no trabalho.
- Comunicações RFID para Identificação e Controlo de AcessosPublication . Peixoto, Rui Miguel Baptista; Gomes, Hugo Miguel Cravo; Coelho, Paulo Jorge SimõesA problemática da identificação de pessoas, não sendo um tema novo, está em constante desenvolvimento. A evolução tecnológica nas últimas duas décadas, em especial na área da eletrónica de microcontroladores, tem trazido diversas soluções, tanto ao nível dos métodos de identificação de pessoas utilizados, como ao nível das suas aplicações. Este projeto contribui com o desenvolvimento de um dispositivo de identificação capaz de ser utilizado para registar a presença de estudantes em sala de aula. Foram utilizadas diversas tecnologias de identificação para permitir uma aproximação às necessidades e exigências de cada um dos seus utilizadores: docente e estudantes. Foram definidas duas áreas principais de intervenção: estudo e seleção das tecnologias de identificação a utilizar e formas de interface de utilizador. Para as tecnologias de identificação pretendeu-se diversificar os métodos: para tecnologias de identificação por objetos identificadores utilizou-se o RFID e NFC; e para método de identificação por biometria utilizou-se a tecnologia de identificação por impressão digital. Para a interface com o utilizador foi desenvolvida uma aplicação para Smartphone para introdução dos dados de estudantes e unidades curriculares. Foi também construído um interface gráfico no próprio dispositivo para visualização de todos os dados introduzidos e para navegação entre as diversas opções do sistema. Para além disso, foram desenvolvidos recursos de Hardware para acomodar todas as ligações e dispositivos externos e desenvolvido todo o Software necessário à compatibilização o e interligação dos recursos.
- Avaliação da aptidão física em indivíduos com deficiência: um estudo exploratórioPublication . Nogueira, Marta; Salvador, Rogério; Marcelino, Ana; Mourinha, Bruno; Nogueira, DanielaA prática de exercício físico tem um papel relevante na saúde de todos indivíduos, incluindo os indivíduos com deficiência. A sociedade deve conceber conjunturas que estimulem a transformação da mentalidade das pessoas que dela fazem parte, contribuindo para fomentar a inclusão dos segmentos em vulnerabilidade social (Borba & Lima, 2011). O objetivo deste trabalho foi o de avaliar a evolução da aptidão física, nomeadamente peso, índice de massa corporal (IMC), percentagem de massa gorda (%MG) e volume de oxigénio máximo estimado (VO2max), em indivíduos com deficiência motora, intelectual, visual e auditiva institucionalizados, após um período de três anos de prática de exercício físico, numa abordagem integrativa, aplicando instrumentos utilizados na população em geral. Foi aplicado o protocolo de Bruce modificado e avaliada a composição corporal com bioimpedância numa amostra de 43 praticantes (33,33±11,59 anos; 53,5% mulheres e 46,5% homens). Quando comparados os resultados dos momentos de avaliação inicial e final o peso apresentou uma média inicial de 71,07±15,66 kg e uma média final de 69,78±15,07 kg, o IMC foi inicialmente de 28,62±6,76 kg/m2 e no final de 27,96±5,27 kg/m2. O VO2max apresentou uma média inicial de 27,47±5,24 ml/kg/min e uma média final de 28,67±6,28 ml/kg/min. Apenas foram encontradas diferenças ao nível da %MG entre os dois momentos de avaliação, com uma média inicial de 29,40±9,88 %MG e uma média final de 31,74±11,67 %MG (t=-2,12; p=0,040; n2=-0,32). Refere-se ainda que no presente trabalho não se controlou a amostra para a dieta nem para a medicação, o que constitui uma limitação do mesmo. Considerando uma abordagem integrativa e inclusiva, torna-se relevante desafiar os profissionais e investigadores a avaliar o impacto do exercício físico e da atividade física em indicadores de aptidão física de indivíduos com deficiência, recorrendo a métodos existentes ou desenvolvendo novas metodologias aplicáveis.