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- Feasibility of focal transcranial DC polarization with simultaneous EEG recording: preliminary assessment in healthy subjects and human epilepsyPublication . Faria, Paula; Fregni, Felipe; Sebastião, Fernando; Dias, Ana I.; Leal, AlbertoWe aimed to investigate the feasibility of an experimental system for simultaneous transcranial DC stimulation (tDCS) and EEG recording in human epilepsy. We report tolerability of this system in a cross-over controlled trial with 15 healthy subjects and preliminary effects of its use, testing repeated tDCS sessions, in two patients with drug-refractory Continuous Spike-Wave Discharges During Slow Sleep (CSWS). Our system combining continuous recording of the EEG with tDCS allows detailed evaluation of the interictal activity during the entire process. Stimulation with 1mA was well-tolerated in both healthy volunteers and patients with refractory epilepsy. The large reduction in interictal epileptiform EEG discharges in the two subjects with epilepsy supports further investigation of tDCS using this combined method of stimulation and monitoring in epilepsy. Continuous monitoring of epileptic activity throughout tDCS improves safety and allows detailed evaluation of epileptic activity changes induced by tDCS in patients.
- À procura de um lugar na Europa: o território e o património nos discursos sobre Leiria e as suas regiõesPublication . Magalhães, Fernando Paulo Oliveira
- Comunicação de marketing online – avaliação dos websites de empresas de animação turística em PortugalPublication . Rafael, Célia Maria da Conceição Salmim; Ferraz, Francisco António Vaz Guedes DelgadoA necessidade de interação das organizações empresariais com os seus stakeholders no desenvolvimento de estratégias aplicadas ao negócio, leva a uma procura de processos inovadores de comunicação com recurso às Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC). O uso massificado e a popularização da Internet, permite a utilização desta ferramenta como meio de comunicação de excelência, nos processos de comunicação organizacional, nomeadamente através dos seus websites. A ausência de estudos sobre esta linha de investigação, tendo como objeto de estudo o setor dos agentes de animação turística, conduziu à escolha deste subsetor económico do turismo - as Empresas de Animação Turística (EAT) em Portugal inscritas no Registo Nacional de Agentes de Animação Turística1. Este estudo tem como objetivo a avaliação da eficácia da comunicação de marketing online, através dos websites corporativos. Assim, no desenvolvimento da pesquisa procurou-se examinar como os empresários responsáveis pela gestão das EAT estão a utilizar as NTIC em geral, e a web em particular, para a comunicação e interação com os seus públicos de interesse (stakeholders). A metodologia procurou incorporar elementos parciais de vários instrumentos de análise perscrutados na revisão de literatura e que possibilitam uma análise descritiva dos conteúdos dos websites analisados, bem como, o grau de intensidade com que as EAT utilizam as NTIC para difundir informação e estabelecer interação com os seus públicos. Os resultados evidenciam uma fraca presença de alguns itens, revelando a ausência de definição de estratégias de comunicação de marketing online, concluindo-se ainda que existe um fraco interesse em estabelecer mecanismos de interação das EAT com os seus stakeholders, através do website.
- Predictive effect of self-concept in social competence in career: study with 8th grade portuguese studentsPublication . Nogueira, Marta; Faria, L.; Taveira, M. C.; Veiga, F. H.Social competencies have been identified by the European Commission as one of the most important precursors of prosperity and well-being in its Member States (EU 2005). In fact, social competence is a multidimensional construct, with emotional, cognitive and contextual dimensions (Lemos & Meneses, 2002). It includes interactions between individual characteristics, social demands, and contextual characteristics. Social competencies reflect adjustment in family, school, work, and in society in general, in life span (Schoon, 2009). According to Savickas (2005), it is within social relationships that individuals develop their work projects and, in this context, acquire knowledge about their efforts and commitment. However, despite the growing recognition of the importance of social competencies in adaptive functioning within a variety of contexts across life span, few scientific researches combine social competence with the concerns of career education (Pinto et al., 2012). Career social competence is understood to be the ability to deal, wisely and in a social adapted way, with educational career situations or informal career learning situations (Candeias & Almeida, 2005; Candeias, Araújo, & Taveira, 2009). In fact it comprehends taking into account that self concept refers to a self evaluation or a self perception, and it regards the personal beliefs about his or her own attributes (Hadley, Hair, & Moore, 2008). Thus, the aim of this study is to analyze how self concept influences their social competence in career education situations. Participants are 306 adolescents; 163 are young girls (53.3%) and 143 are young boys (46.7%), aged between 12 and 16 years old (µ=13.28±.590), attending three Portuguese public schools. Instruments were the Piers-Harris Children's Self-Concept Scale (PHCSCS-2 - Piers & Herzberg, 2002; adapted for the Portuguese population by Veiga in 2006) and the Social Competency Assessment in Career Scale (PACS-Car; adapted for the Portuguese population by Candeias, Araújo, & Taveira, 2009). The PHCSCS-2 was used to measure self-concept and PACS-Car was used to evaluate the perceived career social competence. The PHCSCS-2 is intended for young people self-assessment of behavioral, intellectual and school status, physical attributes and appearance, anxiety, popularity, satisfaction and happiness. The PACS-Car measures the level of perceived competence and its relative facility or difficulty in dealing with different interpersonal situations with peers and significant adults, in career education and informal career learning situations. Regression analysis results indicate a significant relationship between self concept and social competence in career dimensions. Implications are drawn to the development of future career interventions that promote social competence.
- A comunicação online da responsabilidade social nas empresas de animação turística em PortugalPublication . Ferraz, Francisco António Vaz Guedes Delgado; Rafael, Célia Maria da Conceição SalmimAtualmente, as organizações confrontam-se com um conjunto de novos problemas e desafios em que a temática da sustentabilidade organizacional se encontra no centro de todas as atenções. Num ambiente diversificado de problemas ambientais, económicos e sociais, a procura de práticas organizativas diferenciadoras e integradas numa lógica de longo prazo influenciam o desenvolvimento de novos comportamentos empresariais dando lugar a uma responsabilidade social corporativa. O desenvolvimento de estratégias com o envolvimento dos stakeholders e com recurso às novas tecnologias de informação e comunicação, nomeadamente com o uso da internet assume relevo na construção da identidade corporativa e uma importância crescente num ambiente cada vez mais competitivo e global. O presente estudo tem como objetivo analisar como algumas das empresas de animação turística portuguesas, procedem à comunicação e divulgação das suas práticas e desenvolvimento de projetos de responsabilidade social na Internet, através dos seus websites corporativos. Atendendo a um conjunto de indicadores de divulgação online de Responsabilidade Social, previamente definidos e baseados em revisão de literatura, a investigação permitiu observar que apenas uma pequena minoria destes agentes de animação turística o divulga. De forma geral, a divulgação é realizada de forma deficiente revelando um reduzido desempenho na Comunicação da Responsabilidade Social nos seus websites.
- Surf tourism: segmentation by motivation and destination choicePublication . Reis, Patrícia; Jorge, João PauloThe choice of touristic destinations depends on a number of factors, whether they’re personal, sociological or economical. The tourist demand is, thus, closely related to the decision that people make when planning their leisure activities. The following analysis seeks to provide information that will provide guidance to public authorities and companies planning in the strategy of sustainable tourism development within a specific segment, in this case surf tourism. This is a new business opportunity, currently having an assuming an important role in the development of regions. Motivation involves a selection process based also on the attributes of the destination. The main goal of this study, trying to make the characterization and profile of surf tourists, is the identification of factors implied on their motivation and the resulting segmentation of this market. The understanding of these issues constitutes is an important contribution for the promotion of a destination’s better performance and competitiveness. The study was based supported in a collection of data from a questionnaire to surf tourists. The market was segmented using multivariate analysis: factor and cluster analysis. The main results of this study have identified that surf tourists value certain attributes when choosing a destination for surfing, which can be synthesized in the factors "Destination", "Entertainment and Recreation" and " Surf Quality”, as well as and the existence of two opposing segments, that value different attributes, when choosing a surfing destination.
- O marketing relacional no consumo infantilPublication . Pinho, Ana Regina Rodrigues; Marques, Alzira Maria AscensãoAs crianças são hoje um mercado muito valioso e são elas os futuros consumidores adultos de amanhã. As empresas devem estar atentas às necessidades, aos desejos e às aquisições realizadas pelas crianças ou por elas influenciadas para poderem estabelecer relações comerciais fortes, baseadas numa dinâmica relacional e assentes na lealdade às marcas. Para o efeito, e partindo do princípio que o processo de consumo das crianças resulta do processo de socialização, importa conhecer a influência dos fatores de socialização, na formação de valores materialistas, na consciência da marca e na lealdade à marca por parte das crianças durante o seu processo de consumo, assim como a relação existente entre estas variáveis. Assim, com base na informação recolhida através de questionário numa amostra de 242 crianças com idades entre os 8 e os 12 anos, estudantes que frequentam entre o 3º e o 6º ano de escolaridade do concelho de Leiria, efetuou-se o estudo quantitativo, transversal e de natureza exploratória. Os resultados evidenciaram que os fatores de socialização, pais, pares e media têm poder explicativo face às variáveis materialismo, consciência da marca e lealdade à marca, no entanto essa relação nem sempre é significativa para as 3 dimensões em simultâneo. Verificou-se ainda que o materialismo explica, em parte, a consciência da marca e esta ajuda a explicar a lealdade à marca. Os resultados obtidos contribuem para o melhor entendimento do consumo infantil e para o desenvolvimento do marketing relacional aplicado ao segmento das crianças. As empresas, particularmente os profissionais de marketing, que queiram “ganhar” as crianças desde cedo e desenvolver com elas uma relação duradoura devem adotar estratégias de marketing que tenham como alvos não só as crianças, mas também os pares e os pais, usando para o efeito os media, sobretudo a internet para promoverem interações com as crianças.
- Falhas estratégicas : a busca do erro – análise de casos de insucesso empresarialPublication . Mendes, Ana Rita Antunes; Ferreira, Vítor Hugo SantosO presente trabalho procura, através de uma metodologia qualitativa, identificar as causas que levaram ao fracasso das empresas na indústria de cerâmica no distrito de Leiria. Esta pesquisa concentra-se na análise da estratégia e suas possíveis falhas. Num contexto de crise, em que muitas empresas vão à falência, mas algumas parecem prosperar, parece vital o estudo das falhas estratégicas, como forma de aprendizagem, evitando assim a muito usada análise de estudos de casos de sucesso, muitas vezes distorcida por acontecimentos únicos na vida de cada empresa. Após vários anos de desenvolvimento e prosperidade muitas empresas perdem de vista a vantagem competitiva que lhes permitiu crescer e se diferenciar. Porter (1985), sobre este assunto, afirmou que a falha estratégica de muitas empresas é devida à incapacidade de transformar uma estratégia competitiva geral em medidas de ação específicas para assim obter vantagem competitiva. Neste contexto, vamos estudar o conceito de estratégia, e abordar questões como a teoria dos recursos e recentes teorias da estratégia, competências e vantagem competitiva. Na análise empírica investigamos empresas que estão na iminência ou faliram, através de uma metodologia qualitativa, com entrevistas com os seus respetivos gestores e diretores. A má definição de uma estratégia de marketing, a consequente falta de capacidade de análise da concorrência externa, e o raciocínio imperfeito dos gestores que muitas vezes é enviesado levaram ao declínio das empresas. Na discussão de resultados abordaremos estas causas, bem como outras conclusões alcançadas e que foram fundamentais para o declínio das empresas analisadas
- Influência da variação sazonal no valor nutricional e avaliação da estabilidade da ostra do SadoPublication . Coutinho, ÂngelaEm Portugal, a produção de ostra Crassostrea gigas assume particular importância em zonas estuarinas tal como o Estuário do Sado. As ostras não só apresentam interesse gastronómico como também interesse nutricional. Com o presente estudo pretendeu-se verificar a existência de diferenças no valor nutricional das ostras em três épocas do ano e estabelecer o tempo de prateleira das ostras à temperatura de refrigeração de ± 5 °C. Para a determinação do valor nutricional e tempo de prateleira recorreu-se aos métodos de referência. Considerando o chumbo e o cádmio como um potencial perigo químico presente neste tipo de alimento, procedeu-se também à sua determinação. A composição nutricional das ostras do Sado variou de 74% - 78% de humidade, apresentou cerca de 11% de proteína, 2% - 3% de gordura e cinza, e apresentou maiores teores de sódio (188 - 300 mg/100 g) do que fósforo e potássio. A concentração em metais pesados analisados nas ostras encontrou-se abaixo dos teores máximos permitidos. O tempo de prateleira foi revelado pelo teor de azoto básico volátil total (ABVT), índice de ácido tiobarbitúrico (TBA), pH e cumprimento dos critérios microbiológicos estabelecidos legalmente. Durante nove dias de conservação em refrigeração (± 5 °C) a degradação proteica da ostra não apresentou alterações significativas, a oxidação lipídica ocorreu ao terceiro dia com uma possível influência na qualidade da ostra e não houve variações significativas no valor de pH. A ausência de Salmonella e E.coli nas ostras analisadas durante os nove dias de conservação em refrigeração permitiu assegurar os critérios de segurança alimentar legalmente estabelecidos. Os resultados obtidos nas condições experimentais deste estudo permitiram estabelecer um tempo de prateleira das ostras em refrigeração (± 5 °C) até nove dias.
- Evolving artificial terrains with automated genetic terrain programingPublication . Frade, Miguel Monteiro de SousaNowadays video game industry is facing a big challenge: keep costs under control as games become bigger and more complex. Creation of game content, such as character models, maps, levels, textures, sound effects and so on, represent a big slice of total game production cost. Hence, video game industry is increasingly turning to procedural content generation to amplify the cost-effectiveness of the efforts of video game designers. However, creating and fine tunning procedural methods for automated content generation is a time consuming task. In this thesis we detail a Genetic Programming based procedural content technique to generate procedural terrains. Those terrains present aesthetic appeal and do not require any parametrization to control its look. Thus, allowing to save time and help reducing production costs. To accomplish these features we devised the Genetic Terrain Programming (GTP) technique. The first implementation of GTP used an Interactive Evolutionary Computation (IEC) approach, were a user guides the evolutionary process. In spite of the good results achieved this way, this approach was limited by user fatigue (a common trait of IEC systems). To address this issue a second version of GTP was developed where the search is automated, being guided by a direct fitness function. That function is composed by the weighted sum of two morphological metrics: terrain accessibility and obstacle edge length. The combination of the two metrics allowed us remove the human factor form the evolutionary process and to find a wide range of aesthetic and fit terrains. Procedural terrains produced by this technique are already in use in a real video game.