ESECS - Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades::Artes"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Arte: participar para envlver ou envolver para participar?Publication . Fernandes, Sérgio Paulo Brás; Milhano, Sandrina Diniz FernandesA identidade de um povo traduz-se não só através dos valores que emergem da atualidade, mas sobretudo através dos traços da memória do seu passado. Para tal, muito contribui um conjunto de bens (materiais e/ou imateriais) que caracteriza e sustenta essa mesma identidade – o património cultural – os quais, mais do que conhecer e compreender, importa salvaguardar e preservar para que as gerações vindouras deles possam usufruir. É precisamente com base nestes pressupostos que nasce o presente estudo, de caráter qualitativo, que por meio de uma investigação ação implementada em contexto escolar, pretende envolver os seus destinatários (alunos do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico) em atividades artísticas, na área da música, existentes na comunidade educativa da freguesia de Pombal. No entanto, para que tal aconteça, foi necessário trazer as crianças para o seio da comunidade associativa/artística local, proporcionando-lhes um conjunto de experiências de participação ativa em atividades culturais e artísticas significativas, como forma mais profícua de conhecimento e apropriação das mesmas. Se, por um lado, importa perceber qual o papel que um maior envolvimento da comunidade escolar nas atividades artísticas locais pode assumir em termos de participação futura nestas atividades, por outro, importa reconhecer a relevância da experimentação dessas atividades, com vista a fomentar essa mesma participação. São exatamente estas inquietações que nos levam à pergunta de partida desta investigação (“de que forma é que o envolvimento das crianças em manifestações artísticas contribui para a sua participação ativa nas mesmas?”), cientes de que a arte e a cultura do futuro começam nas crianças do presente.
- A Cultura pede espaçoPublication . Marques, Marcelo Berti; Sousa, Jenny Gil; Magueta, Lúcia Grave; Vicente, José António DuqueA Escola Cultural de Vermoil foi concebida, partindo do princípio de não se vincular a uma determinada classe social, mas antes que a sua concretização fosse resultante de interesse da comunidade e administração local. Assim, o seu propósito primordial prendeu-se ao estabelecimento de uma relação entre a Escola Cultural e a Freguesia de Vermoil, para responder às demandas e desejos da sua comunidade e propiciar o encontro entre todas as pessoas com a cultura regional. A sua missão priorizou o dar a conhecer, valorizar e promover o entendimento dos acontecimentos contemporâneos, bem como prestar serviços culturais à sociedade de Vermoil e aos territórios circundantes. O presente estudo teve como objetivo principal traçar um plano de ação, execução de todo o processo para implementar a Escola Cultural de Vermoil, mantendo a premissa da conexão e da interação com a comunidade e com os acontecimentos locais. Para a conceção do projeto, recorreu-se à pesquisa qualitativa a qual se ajusta a um projeto desta natureza e foi privilegiada a investigação-ação. No referencial teórico relaciona-se o conceito de cultura, arte e comunidade, enquadrando-o com as linhas e estratégias educativas predominantes, explanando as principais expressões e atividades artísticas, produções teatrais, musicais, dança e convívio social, de modo a atender as mais diversas exigências de ordem política, económica, social e tecnológica. A distribuição dos bens culturais e a circulação da informação, os bens culturais, uma vez produzidos, devem ser tornados públicos, através de uma política de eventos que possibilite a participação da sociedade. A Escola Cultural de Vermoil tem o objetivo de ensinar pela arte e valorizar a cultura da comunidade de Vermoil, por meio da preservação. Depois de criado e tornado público, o bem cultural deve ser preservado, uma vez que com a sua preservação está garantida a manutenção da memória cultural da coletividade.
- De que fala o teu corpo? A Dança Criativa como meio de Comunicação de siPublication . Baptista, Marta Maria Gonçalves; Freire, Carla Sofia Costa; Silva, Clara Maria de Araújo Leão Cardoso daO presente relatório surge no âmbito do projeto “Do que fala o teu Corpo – A Dança criativa como meio de comunicação”, implementado numa escola da Madeira no concelho de Câmara de Lobos. Considerando que a infância é um período de descobertas, através das experiências que a criança vai vivenciando. Desta forma a Dança criativa pode ser uma ferramenta para a comunicação de si com o exterior, contudo sem correr o risco de alguém as decifrar. A finalidade deste Projeto foi a de desenvolver e esmerar a capacidade de expressão e comunicação das crianças através da dança Criativa, mas também promover o autoconhecimento e o conhecimento pelos colegas. Com este projeto ficou concluído que a Dança Criativa é uma mais-valia, não só para a expressão corporal, como também para a comunicação do corpo, concentração nas aulas, maior conhecimento corporal e por fim no autoconhecimento das emoções.
- Fotografia Terapêutica - Potenciar a valorização pessoal em pessoas com deficiência intelectualPublication . Confraria, Cristiana da Fonseca; Santos, Rui Miguel Duarte; Kowalski, Maria PereiraAtravés da intervenção social conjuntamente com a fotografia terapêutica, pretendeu-se potenciar o bem-estar, o autoconhecimento e a consciencialização em pessoas com deficiência intelectual, cujas limitações provocam efeitos não só no dia-a-dia, mas como também a longo prazo no próprio. O objetivo desta investigação é compreender como a fotografia terapêutica pode promover a valorização pessoal dos participantes que têm algum tipo de deficiência intelectual, estimulando a sua autoestima e resiliência, criando empoderamento, gerando autocontrolo, autoeficácia e autorrevelação. Com base nos estudos de Neil Gibson sobre a fotografia terapêutica e o plano por ele sugerido no seu livro sobre o tema, foi implementado um projeto de 3 semanas constituído por 6 sessões e participação de pessoas com deficiência intelectual. Para avaliar a implementação do projeto realizou-se uma entrevista semiestruturada e uma avaliação através de observação direta participante, com recurso a uma grelha de observação. Sobre os resultados pode-se dizer que algumas adaptações tiveram de ser realizadas, devido à utilização de exercícios que envolviam o pensamento abstrato, pois era-lhes complicado compreender o que era pedido. Com base nos resultados, não obstante do curto espaço temporal deste projeto, conclui-se que este tipo de método parece influenciar positivamente o público-alvo nas principais dimensões em análise (autoestima, autoeficácia e resiliência), mas para tal é necessário ser um plano mais prolongado no tempo e repetitivo.
- O OLHAR DA MULHER CIGANA: A FOTOGRAFIA HÍBRIDA COMO INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO, REFLEXÃO E MUDANÇASPublication . Franco, Lara Lima Verde Pessôa; Kowalski, Maria PereiraApesar dos avanços em termos legais e políticos em defesa dos princípios da igualdade, o problema da desigualdade de género e da violência contra a mulher persistem a nível global. Portugal, está abaixo da média europeia nos índices sobre igualdade de género e lidera o ranking dos países europeus em violência doméstica. Vivemos em uma sociedade regulada por princípios misóginos, machistas e patriarcais, que invalidam e menosprezam a atuação das mulheres no meio social, tendo relação direta com o desequilíbrio nas relações de poder estabelecido entre homens e mulheres. Em algumas culturas a marca desses preceitos estão fortemente enraizadas na expressão das tradições, como é o caso da etnia cigana, na qual as suas leis constituem um código de conduta que estrutura as práticas sociais e regula as ações de crianças, jovens e adultos, sendo afirmado desde a infância os valores de submissão das mulheres a autoridade masculina. Com o objetivo de combater essas normas estigmatizantes, além de promover a autoperceção e o bem-estar das participantes, este projeto de intervenção se beneficiou da arte, em especial da fotografia híbrida, como vetor de construção de uma consciência crítica e libertadora ao apresentar as participantes a fotografia como instrumento de comunicação, reflexão e mudanças, através de uma abordagem artística-terapêutica. O projeto utilizou como metodologia de pesquisa a a/r/tografia, que explora a compreensão da experiência do investigador enquanto artista/pesquisador/professor e coloca a criatividade à frente do processo de pesquisa incentivando novas maneiras de interpretar questões teóricas e práticas. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir com algumas indicações sobre as especificidades da intervenção com mulheres de etnia cigana no contexto em questão, bem como possíveis sugestões para a sua replicabilidade em projetos futuros.
- Perce(p)ções de um, de um só e de um todo.Publication . Melo, Joana Moleiro de; Milhano, Sandrina Diniz FernandesO objetivo geral deste trabalho é refletir sobre a participação dos alunos do ensino secundário profissionalizante em projetos de formação e criação artísticas. Compreende ainda os seguintes objetivos específicos: Caracterizar as experiências de formação / criação artística dos alunos. Conhecer as perspetivas dos alunos sobre as suas experiências formativas. Conhecer as ideias dos alunos sobre os fatores que influenciaram a sua escolha do percurso escolar. Conhecer os principais fatores motivacionais que influenciam os alunos ao longo do seu percurso formativo. Os participantes, são os alunos, que no ano letivo de 2021/2022, frequentam o Curso Profissional de Intérprete Ator/Atriz, numa escola básica e secundária. Integra o presente trabalho a síntese descritiva dos projetos mais significativos desenvolvidos no âmbito do curso, que envolveram os participantes. Projetos externos, internos em parceria e internos. Os projetos de criação artística participados pelos alunos, foram desenvolvidos nas disciplinas de Interpretação, Movimento, Voz e na Formação em Contexto de Trabalho. Um dos projetos internos, desenvolvido pela investigadora, ao longo do primeiro período, é descrito com maior detalhe. Este trabalho enquadra-se num paradigma crítico. A metodologia utilizada é a investigação-ação. Os instrumentos de recolha de dados utilizados são entrevistas semiestruturadas recolhidas junto de um grupo, um grupo de foco e um questionário. Por fim, expõem-se conclusões que refletem a participação dos alunos.
- Teatro da TransformaçãoPublication . Bento, Mary Dolores Ribeiro; Proença, Ana Paula Coelho de Pina; Sousa, Jenny GilO Estudo que aqui se apresenta, foi realizado no âmbito do Relatório de Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas – MIAA, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria e tem o título: “Teatro da Transformação: o Sagrado Mundo Feminino na transformação da Vida de Mulheres” apresentado como trabalho de conclusão para a obtenção do grau de Mestre do mesmo Mestrado. A Expressão Dramática-Teatro, é defendida por diversos autores (Sousa, 2015; Lopes, 2017; Beja, 1993; Kowalski, 2000; Melo, 2019; Valente, 2017; Martins, 2017; Bezelga, 2015; Cruz, 2017) tendo sido qualquer um destes autores tocado quer por linhas de influência francófona quer anglo-saxónica, a partir dos anos 70, em Portugal. Para todos eles, e de acordo com os seus estudos, esta área de Educação e Intervenção Artística abrange um domínio fundamental no desenvolvimento do ser humano, desde a sua infância. Através dela, as competências sociais, pessoais e emocionais do ser humano podem ser trabalhadas e desenvolvidas ao longo da vida, no sentido de o indivíduo se tornar mais criativo, exercendo uma influência positiva tanto na socialização como nas múltiplas variáveis da sua relação com o mundo. Tal trabalho expressivo através da Expressão Dramática-Teatro, assume uma maior dimensão quando desenvolvido em contextos com certas especificidades como por exemplo, na sua vertente terapêutica da pessoa com deficiência, ou em vítimas de violência doméstica. É, pois, sobre esta temática das mulheres que sofrem de violência doméstica e a influência que a prática do Expressão Dramática-Teatro pode ter na sua vida, que se pretende debruçar esta investigação. Desta forma, e concretizando, o objetivo principal do presente Estudo que é compreender quais os contributos para as mulheres que integram o Sagrado Mundo Feminino, da sua participação num grupo de Teatro, na sua comunidade local, no Concelho de Alcobaça. Este projeto de investigação foi desenvolvido e integrado num paradigma de investigação qualitativa, estudo de caso, uma vez que foi a opção que de uma forma mais completa pôde permitir o enquadramento dos objetivos propostos para a mesma. No decorrer do processo de recolha de dados, optou-se por entrevistas semiestruturadas, no que respeita ao subprojeto desenvolvido dentro projeto do Teatro da Transformação, o Sagrado Mundo Feminino. Os dados, depois de recolhidos e analisados, permitiram-nos constatar que a participação das mulheres num grupo de teatro na comunidade, apoiado pelo Município, desenvolveu nas participantes o sentido de pertença ao grupo, a melhoria da sua autoestima, o empoderamento e capacidade de afirmação pessoal bem como lhes abriu possibilidades de delinear e empreender os percursos de vida diferenciados das suas experiências anteriores.