Browsing by Issue Date, starting with "2022-02-03"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Teatro da TransformaçãoPublication . Bento, Mary Dolores Ribeiro; Proença, Ana Paula Coelho de Pina; Sousa, Jenny GilO Estudo que aqui se apresenta, foi realizado no âmbito do Relatório de Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas – MIAA, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria e tem o título: “Teatro da Transformação: o Sagrado Mundo Feminino na transformação da Vida de Mulheres” apresentado como trabalho de conclusão para a obtenção do grau de Mestre do mesmo Mestrado. A Expressão Dramática-Teatro, é defendida por diversos autores (Sousa, 2015; Lopes, 2017; Beja, 1993; Kowalski, 2000; Melo, 2019; Valente, 2017; Martins, 2017; Bezelga, 2015; Cruz, 2017) tendo sido qualquer um destes autores tocado quer por linhas de influência francófona quer anglo-saxónica, a partir dos anos 70, em Portugal. Para todos eles, e de acordo com os seus estudos, esta área de Educação e Intervenção Artística abrange um domínio fundamental no desenvolvimento do ser humano, desde a sua infância. Através dela, as competências sociais, pessoais e emocionais do ser humano podem ser trabalhadas e desenvolvidas ao longo da vida, no sentido de o indivíduo se tornar mais criativo, exercendo uma influência positiva tanto na socialização como nas múltiplas variáveis da sua relação com o mundo. Tal trabalho expressivo através da Expressão Dramática-Teatro, assume uma maior dimensão quando desenvolvido em contextos com certas especificidades como por exemplo, na sua vertente terapêutica da pessoa com deficiência, ou em vítimas de violência doméstica. É, pois, sobre esta temática das mulheres que sofrem de violência doméstica e a influência que a prática do Expressão Dramática-Teatro pode ter na sua vida, que se pretende debruçar esta investigação. Desta forma, e concretizando, o objetivo principal do presente Estudo que é compreender quais os contributos para as mulheres que integram o Sagrado Mundo Feminino, da sua participação num grupo de Teatro, na sua comunidade local, no Concelho de Alcobaça. Este projeto de investigação foi desenvolvido e integrado num paradigma de investigação qualitativa, estudo de caso, uma vez que foi a opção que de uma forma mais completa pôde permitir o enquadramento dos objetivos propostos para a mesma. No decorrer do processo de recolha de dados, optou-se por entrevistas semiestruturadas, no que respeita ao subprojeto desenvolvido dentro projeto do Teatro da Transformação, o Sagrado Mundo Feminino. Os dados, depois de recolhidos e analisados, permitiram-nos constatar que a participação das mulheres num grupo de teatro na comunidade, apoiado pelo Município, desenvolveu nas participantes o sentido de pertença ao grupo, a melhoria da sua autoestima, o empoderamento e capacidade de afirmação pessoal bem como lhes abriu possibilidades de delinear e empreender os percursos de vida diferenciados das suas experiências anteriores.
- Refletindo e investigando sobre as Histórias Infantis e a Resolução de Problemas na Educação Pré-EscolarPublication . Martins, Diana Filipa da Costa; Gamboa, Maria José Nascimento Silva; Menino, Hugo Alexandre LopesO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge do âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar. Pretende apresentar o percurso realizado por mim na construção da minha identidade como educadora de infância e como investigadora, estando dividido em três partes. A parte I faz referência, de forma reflexiva, às aprendizagens adquiridas nos diferentes contextos educativos em que estive inserida, às experiências vivenciadas, às propostas implementadas, aos projetos construídos, assim como aos desafios e conquistas. A parte II contempla a dimensão investigativa, que tem por base uma investigação-ação, desenvolvida com três crianças com cinco anos de idade. Este estudo de natureza qualitativa pretende dar a conhecer os contributos do reconto de histórias infantis para a compreensão e resolução de problemas matemáticos, através da utilização de uma sequência didática, criada pela educadora-investigadora, que tem a seguinte estrutura: leitura da história infantil; diálogo com as crianças em torno da compreensão da narrativa ouvida, com apoio/mediação do esquema visual Story Face; reconto oral e resolução do problema matemático, segundo as fases de Polya. Os dados adquiridos inferem a ação positiva do reconto das histórias infantis na resolução de problemas matemáticos, uma vez que, permitem a interpretação e compreensão dos conceitos matemáticos presentes nas histórias e nos problemas, assim como o transporte das ideias principais da narrativa para as diferentes estratégias de resolução, visíveis na comunicação, no raciocínio e na representação. A parte III diz respeito às considerações finais, onde são evidenciadas as experiências mais significativas deste percurso académico e profissional que serviram de base para a aquisição de competências essenciais para a construção da minha identidade como educadora de infância, tais como a capacidade de refletir, de observar/avaliar, questionar, investigar e regular.
- Benchmarking and performance indicators in Portugal: A case study of a water supply companyPublication . Lushaba, Dimpho Angel; Gomes, Ricardo de JesusRapid population growth and urbanisation are being experienced worldwide; in industrialised and developing countries alike, although more vigorously in the latter. The implicating pressures placed on social services, infrastructure, and the environment is enormous. The urban water cycle and water supply services are among the essential systems affected. Thus, the need to constantly improve the quality, availability, efficiency, and affordability of water in urbanised environments is paramount. The presence of performance measuring systems is among the tools utilised to attain these parameters and improve the quality of service in water companies. This dissertation aims to attain an empirical understanding of benchmarking and the application of regulated performance indicators to determine the quality of service in water companies, over a 6-year evaluation period. The 14 Portuguese regulated performance indicators were applied to 24 water companies, and the performance of an identified water company; Be Water - Águas de Ourém was compared to the national and cluster performance. The advantage and effectiveness of benchmarking and the use of regulated PIs was evident in this work. The PIs produced a measurable status quo and its evolution for all the multi-dimensional water companies, and the benchmarking offered an opportunity to identify the ‘best practice’ and a reference point to explore the characteristics, systems, and technologies used to promote operation and management productivity.