ESECS - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
Now showing 1 - 10 of 58
Results Per Page
Sort Options
- Caminhada de aprendizagens em Educação de Infância e em 1.º Ciclo do Ensino Básico. Interação entre pares incluindo uma criança com Necessidades Educativas Especiais.Publication . Agostinho, Elodie; Barata, Clarinda Luísa FerreiraEste relatório foi efetuado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), e centra-se em duas dimensões diferentes, a reflexiva e a investigativa. Na dimensão reflexiva encontram-se reflexões críticas e fundamentadas que demonstram as minhas vivências e aprendizagens mais significativas ao longo dos distintos contextos de intervenção, particularmente no contexto de Educação de Infância e de 1.º CEB. A dimensão investigativa apresenta um estudo realizado com quatro crianças de um jardim-de-infância. Trata-se de um estudo caso que se situa num paradigma interpretativo. O principal objetivo foi identificar e conhecer o tipo de interações estabelecidas entre uma criança com necessidades educativas especiais e os seus pares nos momentos de brincadeira livre, assim como as conceções que as crianças e as famílias tinham acerca dessas interações. Indo ao encontro dos objetivos definidos, os dados foram recolhidos através de observações, entrevistas e inquéritos por questionário. A análise dos dados permite verificar, que as crianças interagiram com a criança com necessidades educativas especiais de diferentes formas - com e sem mediação de objetos. Destaca-se que o objeto atua como mediador da interação social, e portanto, permite a aproximação das crianças. Sobressai a conceção das crianças acerca da interação com mediação de objetos que ocorre entre pares incluindo uma criança com necessidades educativas especiais, ao contrário da conceção das famílias que ressaltam as interações sem a mediação de objetos.
- Um caminho de aprendizagens ao longo da Prática PedagógicaPublication . Anastácio, Cátia Filipa Saraiva; Oliveira, Luís Miguel Gonçalves deO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico com o objetivo de refletir sobre as vivências das Práticas Pedagógicas e apresentar um estudo sobre a documentação pedagógica. Encontra-se organizado em duas partes fundamentais: a primeira apresenta uma dimensão reflexiva sobre as inúmeras experiências da Prática Pedagógica e a segunda uma dimensão investigativa sobre a documentação pedagógica. A primeira parte incide sobre o percurso realizado ao longo das Práticas Pedagógicas em Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Através de uma análise crítica e reflexiva fundamentada, enunciamos expectativas, dificuldades sentidas, a evidenciamos as aprendizagens mais significativas, experiências educativas implementadas, assim como estratégias utilizadas. Esta dimensão foi crucial ao longo de todo o processo formativo, sendo o alicerce da aprendizagem que subjaz às grandes ações de um agente educativo, nomeadamente a observação, a planificação, a intervenção, a avaliação e a reflexão. A documentação pedagógica adquire um lugar de destaque no presente relatório, quer por estar presente neste ciclo e se tratar do tema principal quer pela sua relevância na dimensão investigativa. A segunda parte diz respeito à apresentação de um estudo de caso, inscrito no paradigma qualitativo e de índole interpretativa, realizado nos contextos de Educação de Infância, nomeadamente creche e jardim de infância, com intuito de compreender os contributos da documentação pedagógica para o processo educativo. Este estudo permitiu compreender o conceito de documentação pedagógica, identificar as suas características e funções, assim como perceber o seu processo de construção. Para além disso, revelou vantagens para o contexto de Educação de Infância, particularmente ao nível da aprendizagem das crianças e dos benefícios para educadores e pais.
- Crescendo, refletindo e investigando em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Machado, Vanessa; Oliveira, Luís Miguel Gonçalves de; Pinto, Hélia GonçalvesO presente relatório surgiu no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e tem como principalobjetivo evidenciar o percurso vivenciado no contexto de creche, jardim de infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico, assim como as descobertas e aprendizagens mais significativas. Além da reflexão exaustiva sobre o percurso vivenciado, apresentamos um estudo sobre a utilização de materiais da natureza num contexto de Educação Pré-escolar, tentando perceber que experiências podem emergir da interação das crianças com estes materiais. O relatório encontra-se dividido em duas partes fundamentais, a primeira é referente à dimensão reflexiva e a segunda corresponde à dimensão investigativa. Na primeira parte são apresentados os vários contextos em que se realizaram as Práticas Pedagógicas; os receios e expectativas; os desafios e obstáculos encontrados; as aprendizagens e as descobertas realizadas. Ao refletir sobre estes pontos conseguimos ter uma maior lucidez dos aspetos relacionados com a educação, estes que nos irão ser muito úteis no nosso futuro, enquanto futuras profissionais da educação. A segunda parte do relatório apresenta um estudo de caso numa sala de jardim de infância, procurando responder à pergunta de partida sobre as experiências educativas que podem emergir da interação entre crianças e materiais da natureza. Perante os dados recolhidos e analisados, constatou-se que através da interação das crianças com os referidos materiais podem surgir diversas experiências educativas, nomeadamente, construções, representações de objetos e situações do quotidiano e exploração do mundo físico e natural.
- Da reflexão à práticaPublication . Rebelo, Davide Gageiro; Santos, Olga Maria Assunção Pinto dos; Barata, Clarinda Luísa FerreiraO presente Relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório apresenta todo o meu percurso vivenciado, no decorrer das diferentes Práticas Pedagógicas, e encontra-se dividido em duas partes distintas. A parte I é composta pela dimensão reflexiva, onde são apresentadas todas as experiências, vivências e dificuldades das práticas pedagógicas nos diferentes contextos educativos, desde a Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Na parte II é apresentado um estudo investigativo, tendo por base o conceito de interdisciplinaridade e o trabalho entre a Expressão Dramática e o Estudo do Meio, no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com este estudo, de carácter qualitativo, pretendeu-se criar momentos interdisciplinares entre estas duas áreas do currículo e perceber os contributos dos mesmos, no desenvolvimento holístico dos alunos. Para além destes contributos, foi possível também identificar e perceber outros saberes que foram desenvolvidos com este tipo de trabalho, relacionando, dessa forma, outras áreas do currículo.
- Refletindo e investigando enquanto educadora e professora - Brincadeiras e interações entre crianças no contexto de Jardim de InfânciaPublication . Martins, Inês Sofia Sousa; Rodrigues, Marina Vitória Valdez FariaO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, estando organizado em duas dimensões. A primeira dimensão, a reflexiva, consiste na apresentação do percurso que realizei ao longo das práticas pedagógicas nos diferentes contextos, evidenciando as experiências mais significativas, algumas propostas educativas implementadas, as dificuldades e os desafios que surgiram e as aprendizagens realizadas. Na dimensão investigativa dou a conhecer o estudo de carácter qualitativo, na forma de estudos de caso, desenvolvido com três crianças de três anos, no contexto de Jardim de Infância. Esta investigação procurou conhecer as brincadeiras desenvolvidas por três crianças no momento de brincadeira livre, permitindo-me descrever as interações estabelecidas com os pares e identificar a tipologia das brincadeiras, tanto pelo seu conteúdo, como pela sua dimensão social. Os dados revelaram a envolvência das crianças em todos os tipos de brincadeira, evidenciando-se a predominância das brincadeiras faz-de-conta e cooperativa.
- Refletindo e investigando enquanto educadora e professora – Desenvolvendo o cálculo mental através de uma experiência de integração curricularPublication . Guerra, Carolina Pratas; Rodrigues, Marina Vitória Valdez FariaO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, estando organizado em duas partes. Na primeira parte, a dimensão reflexiva, apresenta-se o percurso que realizei ao longo das práticas pedagógicas nos diferentes contextos por que passei, evidenciando as aprendizagens realizadas, as experiências mais significativas, as dificuldades e os desafios que surgiram. Na segunda parte, a dimensão investigativa, é apresentada a investigação realizada numa turma de 1.º ano de escolaridade, que incide na análise de estratégias de cálculo mental utilizadas pelos alunos num contexto de jogo associando a Matemática e a Expressão e Educação Físico-Motora. Este estudo apresenta um carácter qualitativo, uma vez que pretende descrever e analisar as estratégias de cálculo mental utilizadas pelos alunos na realização de jogos motores. Os dados recolhidos revelam que a estratégia mais utilizada foi a estratégia de saltos de x em x e que o facto de as tarefas terem sido implementadas através do jogo facilitou as aprendizagens e permitiu um maior envolvimento e motivação por parte dos alunos.
- Refletindo e investigando enquanto educadora/professora: contributos de uma pedagogia em participação na dinamização do espaço “canto da leitura”.Publication . Gabriel, Margarida João Pereira; Barata, Clarinda Luísa FerreiraO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, estando organizado em duas dimensões, a primeira referente à dimensão reflexiva e a segunda à dimensão investigativa. A primeira dimensão, a reflexiva, consiste na apresentação do percurso que realizei ao longo do Mestrado partindo das minhas expectativas antes das práticas pedagógicas, dos momentos de planificação, intervenção e reflexão/avaliação, das minhas dificuldades, e ainda das aprendizagens realizadas, procurando sempre estabelecer uma ponte com o meu desempenho profissional. Já a segunda dimensão, a investigativa, consiste na partilha do estudo realizado com um grupo de crianças de jardim-de-infância, onde se pretende compreender o contributo da participação das crianças na dinamização do espaço “canto da leitura” nas interações entre pares aí desenvolvidas. Trata-se de um estudo qualitativo em que se pretende compreender que tipo de interações eram desenvolvidas no “canto da leitura” antes e depois de implementar as propostas educativas sugeridas pelas crianças e dinamizadoras do espaço. Os resultados obtidos evidenciam a importância de uma participação e postura ativas da criança na atribuição de sentido e significado às interações entre pares, reforçando-se o papel da pedagogia em participação no processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças.
- Refletindo sobre a criação e a utilização do dicionário como estratégia de enriquecimento lexical no 1.º CEBPublication . Bacelar, Margarida Almeida; Barata, Clarinda Luísa FerreiraO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Encontra-se organizado em duas partes, a primeira parte referente à Dimensão Reflexiva e a segunda parte à Dimensão Investigativa. A primeira parte consiste na apresentação do percurso vivenciado nos contextos de Educação de Infância e de 1.º Ciclo do Ensino Básico, fazendo uma análise crítica, reflexiva e fundamentada das situações vividas que proporcionaram diversas aprendizagens a nível profissional, pessoal e social. A segunda parte consiste na apresentação de um estudo investigativo de caráter qualitativo desenvolvido numa turma de 2.º ano de escolaridade. Este estudo pretende perceber o impacto da criação e utilização do dicionário no desenvolvimento lexical dos alunos, tendo como objetivos: (i) Compreender o impacto da estratégia didática (dicionário) para o enriquecimento lexical; (ii) Perceber de que forma os alunos utilizam o dicionário quando o fazem com ou sem orientação do professor; (iii) Refletir sobre a utilização do dicionário como estratégia de enriquecimento lexical. Os dados recolhidos revelam que a estratégia utilizada teve um impacto positivo, na medida em que, o capital lexical da maioria dos alunos foi significativamente aumentado, contudo, é também evidente que os alunos utilizavam o dicionário com maior frequência quando o faziam com orientação do professor. Em relação à utilização do dicionário como estratégia de enriquecimento lexical revelou-se que turmas nos primeiros anos de escolaridade apresentam dificuldades na seleção dos significados adequados para cada contexto, sendo necessário treiná-las nesse sentido.
- Refletindo sobre a importância das emoções no Jardim de InfânciaPublication . Santos, Adriana Carolina Silva; Barata, Clarinda Luísa FerreiraO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas grandes partes, a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Este relatório tem como principal objetivo dar a conhecer um pouco das minhas práticas desenvolvidas ao longo dos anos letivos de 2017/2018 e 2018/2019 e todas as aprendizagens realizadas por mim enquanto futura educadora de infância e professora, sempre com base numa reflexão sustentada e crítica sobre as experiências vivenciadas em campo. O estudo investigativo, apresentado neste relatório, insere-se num plano de investigação-ação consistindo na implementação de um projeto em torno das emoções primárias junto de um grupo de Jardim de Infância. Este estudo tem como objetivos específicos: implementar um projeto onde as crianças possam desenvolver a literacia das emoções; fortalecer e/ou desenvolver as emoções primárias e refletir sobre a implementação do projeto. Neste sentido, com este estudo é pretendido responder à seguinte pergunta de partida: “De que forma uma sequência pedagógica de atividades no Jardim de Infância pode potenciar o conhecimento das emoções primárias?”. Enquanto investigadora recorri para a recolha de dados à observação direta participante na sala de atividades e no exterior, durante as atividades dirigidas, com recurso a registos fotográficos, gravações de vídeo, notas de campo e trabalhos desenvolvidos pelas crianças. Com o término desta investigação podemos dizer que o mesmo sugere que as atividades pedagógicas desenvolvidas pelas crianças tiveram um impacto positivo no desenvolvimento de competências emocionais, mais concretamente, na consciência emocional das crianças em si e nos outros.
- Refletindo sobre a prática pedagógica e analisando o contributo da aula de matemática no desenvolvimento da capacidade de cooperação entre paresPublication . Ramos, Sofia Fernandes; Rodrigues, Marina Vitória Valdez FariaO presente relatório refere-se à prática de ensino supervisionado no âmbito do mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º CEB. Está dividido em duas partes: a dimensão reflexiva, onde falo das experiências mais significativas vividas em cada contexto da prática pedagógica, bem como realizo uma reflexão sobre o perfil do professor reflexivo e investigativo. A segunda parte, refere-se à dimensão investigativa, estando subdividida em quatro capítulo. Ao longo da dimensão reflexiva abordo quatro tópicos que são transversais a todos os contextos onde realizei as práticas pedagógicas: a elaboração das planificações, a construção dos materiais, a gestão do grupo e a implementação das tarefas. A segunda parte deste relatório, corresponde à dimensão investigativa, e foi desenvolvida a partir da seguinte pergunta de partida: “Qual o contributo da matemática no desenvolvimento da capacidade de trabalhar cooperativamente?”. Definiram-se então os objetivos de investigação e fundamentou-se teoricamente o trabalho realizado e as opções metodológicas. Esta fundamentação assentou em quatro pilares chave: o papel da matemática no 1º CEB; a comunicação matemática e as interações; a aprendizagem cooperativa em contexto educativo e por último, a aprendizagem cooperativa em matemática. A metodologia utilizada foi de carater qualitativo, desenvolvendo-se um estudo descritivo e interpretativo. Este consistiu na proposta de um conjunto de tarefas matemáticas a serem desenvolvidas através do trabalho cooperativo, numa turma de alunos do 4º ano de escolaridade. Os principais resultados obtidos mostram que as aulas de matemática podem ser o motor impulsionador do desenvolvimento da capacidade para trabalhar cooperativamente, despertando o sentido de interdependência, de colaboração e interajuda entre os alunos.