Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Refletindo sobre a importância das emoções no Jardim de Infância

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas grandes partes, a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Este relatório tem como principal objetivo dar a conhecer um pouco das minhas práticas desenvolvidas ao longo dos anos letivos de 2017/2018 e 2018/2019 e todas as aprendizagens realizadas por mim enquanto futura educadora de infância e professora, sempre com base numa reflexão sustentada e crítica sobre as experiências vivenciadas em campo. O estudo investigativo, apresentado neste relatório, insere-se num plano de investigação-ação consistindo na implementação de um projeto em torno das emoções primárias junto de um grupo de Jardim de Infância. Este estudo tem como objetivos específicos: implementar um projeto onde as crianças possam desenvolver a literacia das emoções; fortalecer e/ou desenvolver as emoções primárias e refletir sobre a implementação do projeto. Neste sentido, com este estudo é pretendido responder à seguinte pergunta de partida: “De que forma uma sequência pedagógica de atividades no Jardim de Infância pode potenciar o conhecimento das emoções primárias?”. Enquanto investigadora recorri para a recolha de dados à observação direta participante na sala de atividades e no exterior, durante as atividades dirigidas, com recurso a registos fotográficos, gravações de vídeo, notas de campo e trabalhos desenvolvidos pelas crianças. Com o término desta investigação podemos dizer que o mesmo sugere que as atividades pedagógicas desenvolvidas pelas crianças tiveram um impacto positivo no desenvolvimento de competências emocionais, mais concretamente, na consciência emocional das crianças em si e nos outros.

Description

Keywords

Educação Pré-escolar Ensino básico do 1º ciclo Emoções Literacia emocional

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue