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- Refletindo sobre a prática pedagógica em pré-escolar e ensino do 1.º Ciclo - O lugar da integração curricular no 1.º CEBPublication . Valentim, Sofia Paulino; Milhano, Sandrina Diniz FernandesO presente relatório de prática supervisionada pretende apresentar duas vertentes da prática pedagógica desenvolvida ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A primeira parte expõe a dimensão reflexiva na qual são apresentados aspetos intrínsecos às práticas pedagógicas desenvolvidas. Inicialmente, são refletidos assuntos referentes à educação pré-escolar e, posteriormente, ao 1.º Ciclo do Ensino Básico. Dentro de ambos os contextos, são referidas aprendizagens desenvolvidas pela mestranda durante todo o processo. A dimensão investigativa apresenta uma investigação desenvolvida, igualmente, no contexto de prática pedagógica. O objetivo central deste estudo consistiu em compreender o papel da utilização pedagógica de estratégias integradoras da matemática e da expressão plástica para as aprendizagens dos alunos de uma turma de 2.º ano. Este estudo teve como participantes vinte e um alunos de uma escola pública do concelho de Leiria. Foram desenvolvidas duas sequências didáticas, assentes nas seguintes atividades: 1.ª sequência) observação e análise de uma obra de arte; seleção e organização de elementos formais presentes na obra de Kandinsky; produção de uma composição visual; e seleção e organização das figuras geométricas representadas nas suas próprias composições visuais; 2.ª sequência) observação e análise de obras de arte; e produção de uma figura simétrica. É possível sugerir que a utilização de estratégias integradoras permitiu o estabelecimento de ligações entre conhecimentos e materiais comuns a ambas as áreas, sendo que os alunos puderam identificar a educação artística na matemática e vice-versa. Também, puderam desenvolver a observação, a sensibilidade, o raciocínio e, não menos importante, a motivação para a aprendizagem. De forma transversal a ambas as dimensões do relatório, encontra-se a relevância da reflexão e do processo de investigação para a prática docente.
- Refletindo sobre a prática pedagógica e analisando o contributo do “Problema da Semana” no desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas.Publication . Fernandes, Adriana Cardoso; Rodrigues, Marina Vitória Valdez FariaO presente relatório de mestrado tem como objetivo relatar um percurso, cujas dificuldades foram palco desta caminhada e a aprendizagem a cena constante que ficará marcada. A estrutura do relatório está organizada segundo duas dimensões. (1) A dimensão reflexiva abarca todo o percurso ao longo destes três semestres, isto é, diz respeito a uma reflexão crítica aprofundada das aprendizagens realizadas e de todas as experiências vividas ao longo da Prática Pedagógica. (2) A dimensão investigativa diz respeita a um estudo qualitativo realizado com uma turma de 4.º ano do 1.º ciclo do ensino básico. Este estudo incide na área da matemática centrando-se na importância da resolução de problemas, um dos objetivos presente no programa de matemática para o ensino básico (2013), bem como, uma das capacidades transversais que o programa de matemática (2007) salientava. O objetivo da investigação centra-se na análise de uma rotina realizada pela professora cooperante com a sua turma, o “Problema da Semana”, com o intuito de perceber a sua relevância no desenvolvimento da capacidade de utilização de estratégias de resolução de problemas. Deste modo, a comunicação matemática torna-se também um foco de investigação pois, desta rotina faz parte a apresentação oral das estratégias desenvolvidas. Esta investigação teve como método de recolha de dados a observação e como técnicas, o registo em formato de vídeo. Para uma análise cuidada, a investigadora fez uma primeira triagem dos dados recolhidos através dos vídeos, organizando esses dados numa tabela para, posteriormente, cruzar com as resoluções escritas. Os resultados mais salientes do estudo revelam a pertinência da realização desta rotina no 1.º ciclo do ensino básico, pois mostram que os alunos desenvolvem bastante a capacidade de definição de estratégias de resolução de problemas, bem como melhoram a comunicação matemática.
- Mediação e Intervenção Social à Pessoa Idosa e Cuidador InformalPublication . Neto, Ana Sofia Lopes; Lopes, Sara MónicoO relatório de projeto que aqui se apresenta contextualiza a problemática do envelhecimento humano, nomeadamente o contexto Português, evidenciando o que as estatísticas dizem sobre o assunto. Dirige um olhar mais focalizado para a questão da rede de suporte, dos cuidadores, evidenciando o papel importante que a mediação pode desempenhar ao nível da intervenção em contextos de envelhecimento. A partir de uma caracterização e de um diagnóstico do concelho da Marinha Grande ao nível desta problemática do envelhecimento e das respostas sociais disponíveis para a população idosa, p retendese, com este relatório, conceber um projeto de mediação e intervenção social dirigido a pessoas idosas e cuidadores informais no concelho da Marinha Grande. Este projeto pretende, por um lado, dinamizar um conjunto de ações na área do apoio à pessoa idosa, numa fase prévia à institucionalização, de forma a tentar responder a necessidades e carências dos idosos, por outro lado, a criação de um gabinete de atendimento dirigido aos familiares dos idosos que se encontram em lista de espera para integração em ERPI. Pretende-se intervir a nível da mediação intercultural, nomeadamente, ser mediador dos cuidadores informais na sua relação com a família e sociedade, criar um Plano Individual de Intervenção e planos de formação para os cuidadores informais. O projeto apresentado neste relatório prevê uma atuação a nível de proximidade com os idosos através de equipas visitadoras compostas por um técnico do projeto e dois voluntários. Deste modo pretende-se contribuir para a reorganização familiar, e reforço de um elo de ligação com as respostas sociais existentes no concelho, bem como promover projetos e dinâmicas locais dirigidas às pessoas idosas.
- Refletindo sobre a criação e a utilização do dicionário como estratégia de enriquecimento lexical no 1.º CEBPublication . Bacelar, Margarida Almeida; Barata, Clarinda Luísa FerreiraO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Encontra-se organizado em duas partes, a primeira parte referente à Dimensão Reflexiva e a segunda parte à Dimensão Investigativa. A primeira parte consiste na apresentação do percurso vivenciado nos contextos de Educação de Infância e de 1.º Ciclo do Ensino Básico, fazendo uma análise crítica, reflexiva e fundamentada das situações vividas que proporcionaram diversas aprendizagens a nível profissional, pessoal e social. A segunda parte consiste na apresentação de um estudo investigativo de caráter qualitativo desenvolvido numa turma de 2.º ano de escolaridade. Este estudo pretende perceber o impacto da criação e utilização do dicionário no desenvolvimento lexical dos alunos, tendo como objetivos: (i) Compreender o impacto da estratégia didática (dicionário) para o enriquecimento lexical; (ii) Perceber de que forma os alunos utilizam o dicionário quando o fazem com ou sem orientação do professor; (iii) Refletir sobre a utilização do dicionário como estratégia de enriquecimento lexical. Os dados recolhidos revelam que a estratégia utilizada teve um impacto positivo, na medida em que, o capital lexical da maioria dos alunos foi significativamente aumentado, contudo, é também evidente que os alunos utilizavam o dicionário com maior frequência quando o faziam com orientação do professor. Em relação à utilização do dicionário como estratégia de enriquecimento lexical revelou-se que turmas nos primeiros anos de escolaridade apresentam dificuldades na seleção dos significados adequados para cada contexto, sendo necessário treiná-las nesse sentido.
- O tratamento dos créditos laborais no Direito InsolvencialPublication . Carreira, Mónica Marisa Marques; Conceição, Ana Filipa Ferreira Colaço; Costa, Ana Isabel LambelhoO presente estudo configura-se como uma proposta de análise das diversificadas consequências jurídicas que a declaração de insolvência de uma empresa pode produzir na esfera jurídica dos trabalhadores ao seu serviço. Inicia-se o trabalho com um enquadramento factual e jurídico do conceito de insolvência, que significa a incapacidade de cumprimento das obrigações, associada a critérios de “cash flow”, que não deverá ser confundido com os conceitos de insolvabilidade e incumprimento. Segue-se a apresentação das repercussões da insolvência da empresa nos contratos de trabalho de que é titular. Para o efeito, e tendo presente que esses efeitos jurídicos variarão em função do destino dado à empresa insolvente, procede-se ao estudo separado dessas mesmas consequências jurídicas na hipótese de manutenção e recuperação da empresa pelo próprio devedor, no caso de encerramento definitivo da empresa,- e ainda na eventualidade de esta recuperação ser levada a cabo por um terceiro,- a quem a empresa tenha sido transmitida no âmbito do processo de insolvência (saneamento por transmissão). Posteriormente, pensando sobretudo na hipótese da extinção do contrato de trabalho, procede-se à caracterização pormenorizada da tutela jurídica conferida aos créditos dos trabalhadores. Tutela esta que, em primeira linha, se concretiza na atribuição de privilégios creditórios aos créditos laborais que lhes confere uma preferência de pagamento no confronto com outros créditos em concurso. Dentro das garantias dos créditos laborais, apreciaremos a garantia proporcionada pelo Fundo de Garantia Salarial, distinguindo-o do FCT e do FGCT, o qual antecipa e paga, parte ou a totalidade, dos créditos que o trabalhador não consiga cobrar do empregador insolvente, visando acautelar eficazmente a função alimentar desempenhada pelo salário, ao disponibilizar em tempo útil as importâncias em dívida para que o trabalhador possa satisfazer as suas necessidades pessoais e, eventualmente, as do seu agregado familiar. Por último analisaremos os efeitos dos acordos de recuperação celebrados no âmbito do PER e do SIREVE, bem como do plano de pagamentos, nos créditos laborais.
- Bifurcaria bifurcata: a key macro‐alga as a source of bioactive compounds and functional ingredientsPublication . Alves, Celso; Pinteus, Susete; Simões, Tiago; Horta, André; Silva, Joana; Tecelão, Carla; Pedrosa, RuiThe aim of this work was to study the proximate composition and the bioactive profile of Bifurcariabifurcata. It contains 73.31 0.69% of moisture, 8.57 0.11 g per 100 g dry weight (d.w.) of protein,5.81 0.14 g per 100 g d.w. of lipid content and 30.15 0.00 g per 100 g d.w. of ash. The polyunsatu-rated fatty acids were the most abundant fatty acid (FA), accounting for 2426.56 mg per 100 g which rep-resents 41.77% of the total FA. The methanolic fraction showed high quantity of polyphenols (220.01 0.010 phloroglucinol equivalents g 1 extract), DPPH radical reduction capacity (EC 50:58.82 lg mL 1)and oxygen radical absorbent capacity (3151.35 119.33 lmol Trolox equivalents g 1 extract). Thehighest antimicrobial effect was observed against Pseudomonas aeruginosa (11.3 1.5 mm) and Sac-charomyces cerevisiae (IC 50 :17.07 lg mL 1 ) induced by methanolic and dichloromethane fractions,respectively. Dichloromethane fraction revealed the highest antitumor activity on Caco-2 and HepG-2 cells. Bifurcaria bifurcata can be a promising source of bioactive compounds and functionalingredients.