Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.49 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação
Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, estando organizado
em duas dimensões, a primeira referente à dimensão reflexiva e a
segunda à dimensão investigativa.
A primeira dimensão, a reflexiva, consiste na apresentação do percurso
que realizei ao longo do Mestrado partindo das minhas expectativas
antes das práticas pedagógicas, dos momentos de planificação,
intervenção e reflexão/avaliação, das minhas dificuldades, e ainda das
aprendizagens realizadas, procurando sempre estabelecer uma ponte
com o meu desempenho profissional.
Já a segunda dimensão, a investigativa, consiste na partilha do estudo
realizado com um grupo de crianças de jardim-de-infância, onde se
pretende compreender o contributo da participação das crianças na
dinamização do espaço “canto da leitura” nas interações entre pares aí
desenvolvidas. Trata-se de um estudo qualitativo em que se pretende
compreender que tipo de interações eram desenvolvidas no “canto da
leitura” antes e depois de implementar as propostas educativas
sugeridas pelas crianças e dinamizadoras do espaço. Os resultados
obtidos evidenciam a importância de uma participação e postura ativas
da criança na atribuição de sentido e significado às interações entre
pares, reforçando-se o papel da pedagogia em participação no processo
de desenvolvimento e aprendizagem das crianças.
Description
Keywords
Educação Pré-escolar Leitura Relação entre pares