Browsing by Issue Date, starting with "2015-05-20"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Refletindo e investigando enquanto educadora/professora: contributos de uma pedagogia em participação na dinamização do espaço “canto da leitura”.Publication . Gabriel, Margarida João Pereira; Barata, Clarinda Luísa FerreiraO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, estando organizado em duas dimensões, a primeira referente à dimensão reflexiva e a segunda à dimensão investigativa. A primeira dimensão, a reflexiva, consiste na apresentação do percurso que realizei ao longo do Mestrado partindo das minhas expectativas antes das práticas pedagógicas, dos momentos de planificação, intervenção e reflexão/avaliação, das minhas dificuldades, e ainda das aprendizagens realizadas, procurando sempre estabelecer uma ponte com o meu desempenho profissional. Já a segunda dimensão, a investigativa, consiste na partilha do estudo realizado com um grupo de crianças de jardim-de-infância, onde se pretende compreender o contributo da participação das crianças na dinamização do espaço “canto da leitura” nas interações entre pares aí desenvolvidas. Trata-se de um estudo qualitativo em que se pretende compreender que tipo de interações eram desenvolvidas no “canto da leitura” antes e depois de implementar as propostas educativas sugeridas pelas crianças e dinamizadoras do espaço. Os resultados obtidos evidenciam a importância de uma participação e postura ativas da criança na atribuição de sentido e significado às interações entre pares, reforçando-se o papel da pedagogia em participação no processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças.
- Refletir e agir em contexto de Educação Pré-Escolar – Brincar em CrechePublication . Pereira, Cristiana Sofia de Sousa; Gamboa, Maria José Nascimento SilvaEste relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e contempla as aprendizagens feitas no decorrer das duas Práticas de Ensino Supervisionadas realizadas ao longo do ano letivo 2013/2014 no contexto de Creche e no contexto de Jardim de Infância. Encontra-se organizado em duas partes sendo a primeira referente ao contexto de Creche e a segunda ao contexto de Jardim de Infância. Na primeira Parte, no Capítulo 1 é feita uma reflexão sobre as aprendizagens realizadas e no Capítulo 2 é apresentado um ensaio investigativo sobre, Interação com os brinquedos, no momento de brincadeira livre, recriando situações de jogo simbólico, desenvolvido com duas crianças, numa lógica de investigação qualitativa. Os resultados revelaram que as crianças participantes do estudo interagiram com os brinquedos no momento de brincadeira livre maioritariamente através de uma brincadeira exploratória, mas também recriando algumas situações simbólicas. A segunda Parte, relativa ao contexto de Jardim de Infância, encontra-se, também, dividida em dois capítulos. No Capítulo 3 é apresentada uma reflexão sobre as aprendizagens efetuadas e no Capítulo 4 é apresentado o projeto intitulado “Investigando com as crianças sobre peso e altura” desenvolvido segundo a Metodologia de Trabalho de Projeto. Com este projeto as crianças tiveram oportunidade de explorar os conceitos de peso e altura, privilegiando o aspeto lúdico.