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- Neuromarketing no turismo: análise das interações com conteúdos em redes sociaisPublication . Santos, Mariana Camacho; Almeida, Nuno Miguel CastanheiraAo longo das últimas décadas o turismo tem sido uma das áreas que mais cresce e se desenvolve no mundo. Com os avanços da tecnologia e das redes sociais, a sociedade começou a estar mais presente no mundo online, facilitando a pesquisa de informações sobre viagens e destinos turísticos. Neste sentido, o setor do turismo tornou-se cada vez mais competitivo, principalmente na presença online, o que resulta em diversos desafios para os profissionais de marketing. Um dos principais desafios dos profissionais de marketing é compreender os comportamentos dos consumidores, de modo a implementar estratégias mais eficazes. Este desafio permitiu o desenvolvimento do Neuromarketing, pois combina a neurociência com o marketing, utilizando técnicas e ferramentas para medir e analisar as respostas cerebrais e emocionais dos indivíduos, enquanto estão expostos a estímulos de marketing. Neste estudo é utilizada a técnica de Eye Tracking, enquanto os indivíduos analisam conteúdos de turismo/viagens na rede social Instagram. O principal objetivo é compreender as interações de indivíduos com os conteúdos nas redes sociais, de modo a identificar algum padrão de comportamento. A interpretação dos resultados do estudo permite adquirir conhecimentos sobre as interações de indivíduos com os conteúdos nas redes sociais, possibilitando o desenvolvimento e a adaptação das estratégias de marketing. Este estudo incentiva e contribui também para futuras investigações de Neuromarketing na área do turismo.
- Integração do Marketing Relacional e Digital na Indústria da MúsicaPublication . Sousa, Sara Moreira de; Simão, Lídia Maria BarrosoEste relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Marketing Relacional, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Leiria, e foi realizado na agência de marketing digital Switch Ideas Lda., de 1 novembro de 2022 a 31 de maio de 2023, num total de 1040 horas, seguindo um programa definido, e sob supervisão da Dra Ana Lúcia Seixo, fundadora da empresa. A sociedade vive tempos desafiantes, de grandes mudanças a uma velocidade estonteante, não só a nível tecnológico, mas sobretudo, a esse nível. A transformação digital levou a modificações significativas em todas as áreas do conhecimento e na sociedade em geral, e desta forma, também ao nível do Marketing, trazendo desafios e oportunidades inéditas para as organizações. Estes impactos foram particularmente fortes na indústria da música. Numa perspetiva mais teórica, este trabalho explora sobretudo a integração do Marketing Relacional e Digital, não esquecendo o papel do Marketing de Conteúdo, como estratégias essenciais para adaptar e prosperar na era digital, enfatizando o seu impacto na indústria da música. Numa perspetiva mais prática, este trabalho visa compreender como é que os artistas portugueses podem utilizar o marketing digital e relacional, não apenas para alcançar os seus públicos-alvo de maneira eficaz e eficiente, mas também para cultivar relações profundas e duradouras, que transcendam a transação imediata e promovam a lealdade do cliente a longo prazo.
- Da reflexão à práticaPublication . Rebelo, Davide Gageiro; Santos, Olga Maria Assunção Pinto dos; Barata, Clarinda Luísa FerreiraO presente Relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório apresenta todo o meu percurso vivenciado, no decorrer das diferentes Práticas Pedagógicas, e encontra-se dividido em duas partes distintas. A parte I é composta pela dimensão reflexiva, onde são apresentadas todas as experiências, vivências e dificuldades das práticas pedagógicas nos diferentes contextos educativos, desde a Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Na parte II é apresentado um estudo investigativo, tendo por base o conceito de interdisciplinaridade e o trabalho entre a Expressão Dramática e o Estudo do Meio, no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com este estudo, de carácter qualitativo, pretendeu-se criar momentos interdisciplinares entre estas duas áreas do currículo e perceber os contributos dos mesmos, no desenvolvimento holístico dos alunos. Para além destes contributos, foi possível também identificar e perceber outros saberes que foram desenvolvidos com este tipo de trabalho, relacionando, dessa forma, outras áreas do currículo.
- Systematic Review of Emotion Detection with Computer Vision and Deep LearningPublication . Pereira, Rafael; Mendes, Carla; Ribeiro, José; Ribeiro, Roberto; Miragaia, Rolando; Rodrigues, Nuno; Costa, Nuno; Pereira, AntónioEmotion recognition has become increasingly important in the field of Deep Learning (DL) and computer vision due to its broad applicability by using human–computer interaction (HCI) in areas such as psychology, healthcare, and entertainment. In this paper, we conduct a systematic review of facial and pose emotion recognition using DL and computer vision, analyzing and evaluating 77 papers from different sources under Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and MetaAnalyses (PRISMA) guidelines. Our review covers several topics, including the scope and purpose of the studies, the methods employed, and the used datasets. The scope of this work is to conduct a systematic review of facial and pose emotion recognition using DL methods and computer vision. The studies were categorized based on a proposed taxonomy that describes the type of expressions used for emotion detection, the testing environment, the currently relevant DL methods, and the datasets used. The taxonomy of methods in our review includes Convolutional Neural Network (CNN), Faster Region-based Convolutional Neural Network (R-CNN), Vision Transformer (ViT), and “Other NNs”, which are the most commonly used models in the analyzed studies, indicating their trendiness in the field. Hybrid and augmented models are not explicitly categorized within this taxonomy, but they are still important to the field. This review offers an understanding of state-of-the-art computer vision algorithms and datasets for emotion recognition through facial expressions and body poses, allowing researchers to understand its fundamental components and trends.
- Plano estratégico para o desenvolvimento turístico do destino de AlcobaçaPublication . Vicente, Sónia Cristina Palmeira; Fonseca, Júlia Fragoso daEste trabalho de mestrado tem como objetivo principal a elaboração de um plano estratégico para o desenvolvimento turístico do concelho de Alcobaça, destacando a importância do planeamento estratégico e explorando a contextualização económica mundial e nacional, políticas de apoio ao turismo e tendências do setor. Para tal, procedeu-se a uma análise do panorama da atividade turística, bem como a um diagnóstico do território, com base na caracterização dos seus recursos e na realização de um inquérito aos seus agentes. Esta análise proporcionou uma compreensão alargada dos recursos, potencialidades e realidade locais. O plano estratégico delineado abrange ações concretas como combater a sazonalidade, atrair novos mercados, promover a presença omnicanal, desenvolver novos produtos turísticos, formar e qualificar o setor, apostar na sustentabilidade e turismo de qualidade, transformar Alcobaça num “destino inteligente”. O estudo conclui com ênfase na implementação colaborativa das estratégias, destacando a criação de um gabinete multidisciplinar de turismo. Este trabalho visa não só enriquecer a experiência turística em Alcobaça, mas também contribuir para o crescimento sustentável da região, preservando o seu património cultural e ambiental, contribuindo para a diversificação da economia local, a criação de emprego e a melhoria da qualidade de vida da população.
- Jelly Digital Agency: a importância do marketing relacional no ecossistema do marketing digitalPublication . Barros, Rafaela Rodrigues Marques; Rafael, Célia Maria Conceição SalmimO presente relatório explana aquelas que foram as atividades desenvolvidas durante um estágio curricular no âmbito do Mestrado em Marketing e Promoção Turística da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar. O estágio iniciou-se a 26 de setembro de 2022, totalizou 1620 horas e foi desenvolvido na Jelly Digital Agency, uma agência de marketing e comunicação digital sediada em Sintra. O principal propósito do estágio curricular foi a aplicação dos conhecimentos adquiridos no mestrado como também, aprofundar novas ferramentas e metodologias na área do marketing e comunicação digital, mais concretamente na vertente do planeamento estratégico e do marketing relacional. Este relatório evidência as caraterísticas distintivas da entidade de estágio, juntamente com todas as atividades desenvolvidas nas diferentes áreas funcionais de marketing digital e relacional. Inclui abordagens e metodologias estratégicas com uma visão crítica e com vista para a melhoria funcional e organizacional da empresa, em resposta às necessidades emergentes. A participação em atividades e projetos de marketing e comunicação revelou uma problemática na organização interna com influência direta na perspetiva externa e relacional da empresa com os clientes. Assim, através da proposta de um modelo funcional e estratégico de organização interna, a empresa em estudo será capaz de proporcionar a todos os departamentos uma nova dinâmica organizacional e uma base estrutural de trabalho integrada e alinhada num bom relacionamento e satisfação entre todos os colaboradores e clientes. Também, promoverá uma forma de trabalhar mais ágil e flexível com o objetivo de reduzir problemas de comunicação interna e externa entre áreas funcionais.
- Como o Marketing de Conteúdo nas redes sociais influencia a perceção das marcas – o caso da marca Too Good to GoPublication . Júnior, Sara Luís Henriques; Simão, Lídia Maria BarrosoAo longo do tempo, o conceito e a prática do Marketing evoluíram, no alcance e nas ferramentas utilizadas. A este nível, é de salientar, que a internet revolucionou a sociedade e a vida dos consumidores, e consequentemente, as marcas e as empresas tiverem de adaptar a forma de comunicar e de se relacionar com os públicos, surgindo assim, o conceito de Marketing Digital. O Marketing Digital não se esgota no Social Marketing, mas este último é parte integrante e em acelerada ascensão. Por sua vez, o Marketing de Conteúdo compreende a criação de conteúdo valioso, relevante, credível e atraente por parte de uma marca, e, cada vez mais, é implementado no mundo digital, nomeadamente nas redes sociais. Estas, são definidas como serviços presentes na internet que possibilitam aos utilizadores construir perfis e articular relações entre utilizadores, permitindo assim que as empresas e os consumidores estejam ligados em qualquer parte do mundo e a qualquer hora. Este trabalho tem como objetivo compreender como o Marketing de Conteúdo nas redes sociais influencia a perceção de uma marca. Nesse sentido, para além da revisão de literatura relacionada com este tema, foi feito um estudo de caso da marca Too Good To Go, incindindo a análise sobre o conteúdo publicado pela marca nas redes sociais Facebook e Instagram, entre 1 de novembro de 2022 e 31 de outubro de 2023. Durante este período, a marca realizou um total de 280 publicações, sendo 42.1% no Facebook e 57.9% no Instagram. A análise efetuada permitiu verificar que se tratava de conteúdo diversificado, de fácil compreensão, credível, útil, relevante, apelativo e oportuno. A nível de formato, a marca apostou forte nas imagens de qualidade, com texto, e nos vídeos, que são ferramentas bastante comunicativas, ilustrativas e apelativas. De salientar, que a marca dá resposta às mensagens e comentários dos clientes, e passa uma mensagem positiva, incentivando o combate ao desperdício alimentar. A nível dos resultados possíveis de identificar, a marca teve resultados interessantes ao nível de likes/gostos e do número de seguidores. No que se refere ao número de likes, o Instagram supera largamente o Facebook, ainda que no Facebook a marca tenha muito mais seguidores. Atualmente a marca tem cerca de 687 mil seguidores no Facebook e 135 mil seguidores no Instagram. Deste estudo exploratório sobre a marca Too Good To Go, conclui-se que o Marketing de Conteúdo nas redes sociais Facebook e Instagram tem a capacidade de influenciar positivamente a perceção da marca.
- The Pleural Mesothelioma Cases and Mortality in Portugal in 2014–2020: A Descriptive StudyPublication . Santos, Cátia; Sacadura-Leite, Ema; Ferreira, Joana; Dixe, Maria dos Anjos; Astoul, Philippe; Sousa-Uva, AntónioBackground: The incidence and mortality of pleural mesothelioma (PM) reflect the production and consumption of asbestos over time. However, despite the current global concern, these data remain to be known. Objective: Our aim was to carry out a descriptive analysis of PM cases and mortality from some Portuguese databases between 2014 and 2020. Methods: A retrospective observational study was carried out between 2014 and 2020. Data on the number of PM cases were provided by the Portuguese Cancer Registry, and data on mortality were from the Portuguese Death Certificate Information System. Results: Between 2014 and 2020, 315 cases of PM were reported, with 222 (70.5%) men. The average age of patients was 72.1, with the highest number of cases in patients aged >70 years (n = 198; 62.9%). The highest number of cases was reported in 2018 (n = 62; 19.7%). Regarding mortality, 169 deaths were reported, with 126 (74.6%) men and mostly in individuals aged >70 years (n = 109; 64.5%). It is estimated that around 520 years of potential life were lost. The highest number of deaths occurred in 2015 (n = 33; 19.5%). Conclusion: It is mandatory to reinforce the need for surveillance programs that allow us to gather real and reliable data and eliminate asbestos-related diseases.
- Oferta Desportiva no Contexto do Desporto EscolarPublication . Marques, Sérgio Antunes; Matos, Rui Manuel Neto eO Desporto Escolar desempenha um papel fundamental no desenvolvimento holístico dos estudantes, contribuindo para sua saúde física, bem-estar emocional, desenvolvimento social e sucesso académico. É essencial que as escolas reconheçam e valorizem a importância do Desporto Escolar e proporcionem oportunidades significativas de participação para todos os alunos. Neste âmbito, o objetivo deste estudo é perceber como são definidas as modalidades que fazem parte do Projeto do Desporto Escolar no Agrupamento de Escolas da Marinha Grande Nascente e aferir o grau de participação dos alunos na escolha das modalidades do Projeto do Desporto Escolar. A metodologia qualitativa de investigação adotada neste estudo combina a análise documental e a entrevista como técnicas de recolha de dados. Essa abordagem permite uma compreensão aprofundada e contextualizada do tema em estudo, permitindo explorar as perspetivas e experiências dos participantes de forma ampla. Da análise dos resultados obtidos foi-nos permitido verificar que as modalidades desportivas do Projeto do Desporto Escolar são escolhidas de acordo com os interesses e aptidões dos professores de Educação Física, mas também de acordo com as instalações/espaços. Igualmente verificámos que os alunos não são auscultados para a escolha das modalidades desportivas, no contexto do Desporto Escolar.