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Browsing Mestrados da ESTM by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
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- Além do Mosteiro: potencialidades e proposta para o turismo criativo baseado na Cerâmica, em AlcobaçaPublication . Batista, Emanuel Taborda Dionísio; Oliveira, Fernanda Maria FernandesNos últimos anos a cidade de Alcobaça tem vindo a tornar-se um local turístico esquecido ou de estada reduzida, cuja oferta turística baseia-se no seu património cultural denominado de Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça. O presente projeto tem como objetivo dinamizar o potencial que a cerâmica em Alcobaça apresenta, de forma a torná-la um produto turístico criativo, para assim contribuir para a diferenciação da experiência turística. Como resultado, prevê-se a idealização e o desenvolvimento de um projeto, que apresente diversas atividades criativas, que aumentem o prolongamento da estada de turistas, que projete e valorize o património imaterial que é a Cerâmica Artística. Após a realização de uma entrevista a 10 intervenientes das áreas do Turismo, Cerâmica e Criatividade, verificou-se a falta de atividades criativas na oferta turística do concelho, como chegou-se à conclusão de que existe procura por parte de turistas nacionais, internacionais e em específico de grupos corporativos. Surge assim por influência e envolvimento de familiares na área da cerâmica, a proposta designada de Cerâmica 2460 que pretende desenvolver atividades criativas a partir de um atelier cerâmico da cidade, como também envolver a comunidade local e criar parcerias com indústrias e artistas cerâmicos da região, com o objetivo de partilhem os seus conhecimentos culturais e históricos relacionados com a temática e de modo a tornar Alcobaça mais sustentável, atrativa e criativa turisticamente. Como complemento criaram-se diversas atividades cerâmicas criativas, que envolverão alguns parceiros e que abrangerá todos os tipos turistas. O objetivo final deste projeto é atrair um maior número de turistas, pela oferta de atividades criativas existentes para participarem e motivá-los a permanecerem mais tempo na região. Assim como recuperar e revitalizar o património imaterial que é a Cerâmica Artística recorrendo às vertentes do Turismo e contribuindo para o crescimento económico de Alcobaça.
- Boas práticas na hotelaria: Plano de atividades com recursos do Hotel Sa Bassa Rotja e do seu meio envolventePublication . Nunes, José Armando Matos; Elias, Anabela ClementeO presente relatório de estágio insere-se no âmbito do plano de estudos do mestrado de Turismo e Ambiente da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, pertencente ao Instituto Politécnico de Leiria. O turismo encontra-se em constante expansão e desempenha um papel fulcral na economia global. Este setor de atividade tem a capacidade de impactar positiva e negativamente o planeta terra e os seus ecossistemas, na medida em que tanto pode promover a conservação de áreas naturais e valorizar a sua biodiversidade, como pode contribuir para a sua degradação. Portanto é necessário encarar esta atividade com um elevado sentido de responsabilidade, adotando estratégias e políticas sustentáveis que visem a mitigação dos efeitos negativos inerentes ao setor turístico. Este relatório faz referência ao estágio realizado no Hotel Sa Bassa Rotja, situado em Palma de Maiorca, com uma duração total de 1620 horas. As atividades realizadas decorreram no departamento de Manutenção que tem um papel fundamental para o bom funcionamento do hotel. Ao longo dos 9 meses, foram realizados bastantes trabalhos e atividades diversificadas. De um modo geral foram feitos, variados trabalhos agrícolas, criou-se uma horta biológica, fez-se manutenções de todo o tipo, por todo o hotel, manteve-se o bom funcionamento das piscinas, cuidou-se dos animais do hotel e ajudou-se na preparação de casamentos. O desafio deste estágio vai de encontro à criação de três planos de atividades sem prejuízo para o meio ambiente, atividades essas que serão de cariz educativo, cultural, gastronómico e de desporto. Para este efeito, todas as atividades foram criadas com os recursos existentes no hotel e no seu meio envolvente. Para além de potenciar o uso dos recursos naturais e não naturais do hotel, este desafio surge como um complemento à estadia dos turistas do Hotel Sa Bassa Rotja. Visto que estes planos de atividade ainda não foram implementados não há resultados e conclusões concretas dos mesmos, apesar de terem sido muito bem recebidos por parte da direção.
- Casa Gaveta: Uma nova experiência criativa em ambiente ruralPublication . Lopes, João Ricardo Marques; Martins, RuiOs últimos anos trouxeram algumas mudanças na forma como a atividade turística se estrutura e organiza, com os visitantes a procurarem cada vez mais uma oferta alternativa ao Turismo de Massas, com características que permitam que os mesmos possam ter experiências mais impactantes, sensoriais e criativas. A criação de um alojamento local em ambiente rural permite assim conceber uma oferta alternativa e inovadora num contexto que, muitas vezes, é esquecido e que possibilita um potencial enorme em termos de recursos existentes, desde natureza, tipicidade rural, autenticidade até à própria comunidade existente. A Casa Gaveta é um alojamento localizado em pleno espaço rural, na Aldeia da Fonte da Bica, que se define pela capacidade de inovação da oferta disponibilizada aos turistas, onde os mesmos podem usufruir de uma experiência com foco na criatividade, na sustentabilidade e na comunidade. A realização deste projeto surge na procura da concretização de um sonho empreendedor, de criação de um negócio próprio, aproveitando todos os conhecimentos e competências adquiridas ao longo dos anos da licenciatura e mestrado. Pretende, ainda dar resposta a uma lacuna na oferta em termos de alojamento existente no concelho e com a necessidade de se criar uma experiência inovadora em ambiente rural que permita um menor impacto da sazonalidade no território, diversificando e melhorando a oferta turística. Tendo em conta o contexto em que o alojamento se enquadra e a importância de criar uma experiência inovadora e autêntica, este projeto destaca ainda a relevância das parcerias com as empresas e organizações locais, com o objetivo de melhorar e diversificar a oferta existente no território, tornando possível o desenvolvimento do território de forma sustentável e com uma forte vertente social, económica e ambiental
- Chave Dourada: Um vinho a identificar e a (re)vitalizarPublication . António, Bárbara Conceição Vieira de Jesus; Campos, Maria Jorge GeraldesA gastronomia faz parte da vida de um povo, pode ser utilizada como produto turístico e está representada fisicamente nos restaurantes, mercados locais e até mesmo nos produtores. Um elemento patrimonial, que envolve marcos identitários da cultura de um determinado povo. Sem dúvida que é um aspeto diferenciador de um local, sendo que cada povo tem a sua própria identidade, comunicada através dos seus costumes, hábitos, alimentos e práticas gastronómicas que a ela se associam. Mação é o “Concelho beirão mais alentejano do Ribatejo”, onde, existe uma de grande variedade de produtos, sejam eles naturais, culturais ou até mesmo gastronómicos, riqueza geográfica, histórica e sem dúvida, na qualidade da gastronomia e consequentemente, os seus vinhos, por vezes desconhecidos, mas que fazem parte da história de gentes e territórios. É neste contexto que se insere a presente proposta de investigação. Para este trabalho, mediante a compreensão do significado da gastronomia enquanto reflexo da cultura de uma sociedade, e para a dinamização de um território de baixa densidade populacional utilizou-se um recurso que faz parte da sua tradição, mas que é praticamente desconhecido em Portugal, o vinho licoroso “Chave Dourada”. Neste sentido, o vinho licoroso “Chave Dourada” foi introduzido em mais de 20 de receitas, com base em receitas já existentes. O trabalho pretende ser a demonstração que as receitas tradicionais podem ser recreadas, evoluir, melhorar transmitindo sensações e emoções diferentes. As várias abordagens apresentadas no trabalho permitem identificar a possibilidade existente de valorização de sabores introduzindo o vinho licoroso “Chave Dourada”, quase ao nível de um conhecido “Vinho do Porto” ou “Vinho da Madeira”. Concluindo, o observador que consultar a obra terá a possibilidade de sentir vontade de experienciar o sabor deste vinho licoroso, adquiri-lo e aplicá-lo, remetendo-o a vários tipos de sensações incluindo o fator surpresa.
- Comparação da ligação à marca e intenção de compra do consumidor face à utilização de anúncios com e sem storytellingPublication . Gomes, Adriana Oliveira; Almeida, Nuno Miguel CastanheiraDesde muito cedo que a sociedade utiliza o método de contar histórias para comunicar. As histórias e a sua capacidade de transportar o público para aquilo que se pretende contar, constituem uma parte central da vida humana e, hoje em dia, da experiência de consumo. Este trabalho investiga a importância e influência que a vertente narrativa possui na comunicação e publicidade das marcas junto dos consumidores, tendo como principal intuito investigar a influência que anúncios com storytelling podem exercer sobre os consumidores relativamente à ligação e perceção da marca e intenção de compra. A ligação à marca e a intenção de compra representam dois pilares estruturais na análise do comportamento do consumidor para grande parte das marcas da atualidade, tornando fundamental perceber se investir num anúncio em vídeo que possua um formato narrativo, ou seja, com storytelling, espelha um impacto diferente, mais ou menos positivo, comparativamente a um anúncio em vídeo que sustente um formato sem storytelling, com base factual. Agrega-se a este estudo uma ferramenta de neuromarketing que permitirá obter conclusões mais próximas da realidade. Esta investigação será conduzida em duas partes, iniciando-se com a visualização de vídeos publicitários já existentes, de marcas reais, na qual as emoções do espectador serão medidas através de EEG. Posteriormente, é requerido ao indivíduo que responda a um questionário sobre o vídeo assistido. Este estudo poderá ser de grande interesse para diferentes marcas, podendo ter um impacto real em marcas que pretendam aplicar o mesmo tipo de investigação internamente.
- Competências para o futuro do setor turístico no Ensino SuperiorPublication . Cepa, Sara Pontes; Vasconcelos, João Viljoen; Cardoso, Paula Alexandra Gomes de AguiarO mundo está em constante mudança, tendo como exemplos a crise económica, alterações climáticas e a pandemia, que originaram mudanças de mentalidade, precauções tanto a nível económico, como consciencialização ambiental, e a nível de segurança e saúde. Estas mudanças impactam não só a vida quotidiana das pessoas, mas também a sua vida profissional. O Turismo é disso exemplo, pois as mudanças afetam não só a forma como os turistas o vivem, mas também a forma como é ensinado no ensino superior a futuros profissionais da área. A Next Tourism Generation Alliance apresenta uma prospeção do futuro das competências que serão necessárias para os trabalhadores da área do Turismo, tendo em conta as mudanças que temos vindo a presenciar e divide-as em três categorias: as competências digitais, as competências na área da sustentabilidade, e as competências sociais. Partindo desta premissa, procurou-se no presente trabalho identificar a presença destas três competências na oferta formativa de Turismo no Ensino Superior público em Portugal. Foram analisados os conteúdos programáticos das Licenciaturas em Turismo no Ensino Superior público em Portugal, por via de uma análise de conteúdo e foram inquiridos os docentes coordenadores das mesmas, através de um questionário de escolha múltipla, tendo sido utilizada a metodologia utilizada no livro Factfulness, desenvolvida por Hans Rosling. É concluído que há discrepâncias nas respostas fornecidas pelos docentes e na frequência de palavras-chave associadas a cada competência. Portanto, é necessário que as competências sejam abordadas de maneira equitativa tanto nos programas curriculares quanto na comunicação dos docentes. Para isso, é essencial que os docentes estejam atualizados em relação aos dados e evitem transmitir ideias preconcebidas aos futuros profissionais.
- Competitividade dos destinos turísticos: A perspetiva dos municípios da Região Centro de PortugalPublication . Vieira, Mariana Ribeiro; Martins, Rui Alberto de FreitasA competitividade está associada ao facto de pessoas ou organizações competirem entre si. Neste sentido podem surgir características de disputa, concorrência e rivalidade em troca de um resultado, prémio ou vantagem. Devido ao desenvolvimento do setor terciário, a competição tem sido mais recorrente e refletida na prestação de serviços, incluindo na indústria turística. O setor turístico tornou-se cada vez mais importante para o desenvolvimento económico global e nacional. A concorrência e a pressão entre destinos têm aumentado, o que consequentemente leva a que a competitividade comece a ser reconhecida como um fator crucial e de notoriedade dos destinos turísticos. Nos últimos anos, investigadores, organizações e entidades públicas começaram a analisar a competitividade do ponto de vista dos destinos, em vez de tradicionalmente investigarem a competição entre empresas turísticas. É complexo definir competitividade do destino turístico, devido às distintas perspetivas, aos diversos atributos associados e à variedade de objetivos. Não obstante, na literatura de turismo começa-se a encontrar trabalhos científicos relacionados com a temática, ao nível de desenvolvimento de modelos concetuais, na identificação de novos indicadores, métodos de medição e análises de competitividade de determinados destinos turísticos. O presente estudo visa verificar de que forma é que a temática da competitividade dos destinos turísticos é considerada e analisada pelos municípios pertencentes à Região Centro de Portugal. Para este efeito adotou-se uma metodologia de investigação qualitativa, recorrendo-se à análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas realizadas a representantes de diferentes Câmaras Municipais da Região Centro de Portugal. Através de diálogos presenciais e via online procurou-se compreender quais são as perspetivas, ações empreendidas e desafios que as câmaras municipais são confrontadas. Com base nos resultados obtidos, são propostos alguns indicadores de medição da competitividade dos destinos turísticos. Estes são baseados nas informações obtidas através das entrevistas com os representantes dos municípios da Região Centro, assim como no trabalho científico revisto na literatura.
- Contributo dos eventos enogastronómicos para a atratividade turística do destino – estudo de caso do alentejo, na perspetiva dos organizadorePublication . Almeida, Tânia Sofia Bragado; Almeida, Nuno Miguel CastanheiraFace à globalização da atividade turística, os destinos enfrentam o desafio de sobressair num mercado cada vez mais sobrecarregado. Para responder a este desafio, a diferenciação cultural, através da herança patrimonial, assume uma importância crescente. Para tal tem contribuído a inscrição na lista de Património da Humanidade da UNESCO, no âmbito da salvaguarda e preservação do património material e intangível, a qual confere aos destinos visibilidade internacional. O crescente interesse pela gastronomia e vinhos, pelas atividades com eles relacionadas, enquanto atividades culturais e criativas, nas quais se incluem os eventos, associado ao contributo destes para o desenvolvimento económico das zonas rurais, são temas que contextualizam o contributo dos eventos enogastronómicos para a construção da imagem e da marca dos destinos. À luz do contributo do turismo criativo para a dinamização das comunidades rurais, os eventos enogastronómicos inserem-se num quadro de vivência de autenticidade e partilha de saberes e tradições, que permitem associar os produtos agroalimentares aos seus locais de origem, conferindo maior visibilidade a essas comunidades. No Alentejo, uma região essencialmente rural, no sul de Portugal, vários municípios procuram contribuir para a dinamização económica do concelho e ganhar notoriedade através da realização de eventos enogastronómicos. Neste contexto, a promoção dos eventos enogastronómicos desempenha um papel importante, não só na promoção do evento e do concelho onde se insere, mas também como contributo para a atratividade do Alentejo, enquanto destino enogastronómico. Neste estudo exploratório, pretendeu-se estudar vários eventos, de modo a melhor descrever o cenário da promoção dos eventos enogastronómicos no destino Alentejo. Através deste estudo de caso, que inclui 31 eventos enogastronómicos, pretende-se aumentar o conhecimento de como é feita a promoção desses eventos, e saber qual é o contributo dos mesmos para a atratividade turística do destino, na perspetiva dos seus organizadores. Para complementar a perspetiva dos organizadores, realizaram-se entrevistas a profissionais da atividade turística no Alentejo e analisaram-se os conteúdos dos cartazes promocionais dos eventos.
- Cool.H.Use: Alojamento de longa duraçãoPublication . Faísca, Ester Rita Simões; Carvalho, Mário João Paulo de JesusComo refere Ana Mendes Godinho anterior Secretária de Estado do Turismo “O turismo precisa de todos e todos precisam do turismo” (Portugal T. d., Estratégias do Turismo 2027, 2017). Tudo estava certo. Segundo a Organização Mundial do Turismo o turismo mundial sofreu, em 2020, o pior ano desde que há registos. Registou-se um decréscimo de 74%1 nas das chegadas internacionais. Tal facto deixou Portugal numa situação económica e social frágil, contudo, também se constituiu como uma oportunidade para diversificar produtos e serviços. Não obstante esta realidade, é certo que devemos ter em conta que existe uma necessidade emergente de reinvenção na indústria do Turismo; como refere Zurab Pololikashvili- Secretário Geral da O.M.T. (Organização Mundial do Turismo), houve uma queda da procura, acentuada com consequências económicas e sociais significativas. Salientou ainda que tal situação veio colocar milhões de empresas e empregos em risco. Este projeto vem colmatar um gap da oferta turística de Óbidos, o turismo de negócios. Integrado na Estratégia do Turismo 2027, esta região encontra-se fora das assimetrias regionais onde dados de 2015 revelam que 73% das dormidas do país se concentram em três regiões: Região de Lisboa, Região do Algarve e Madeira. De acordo com os objetivos da Estratégia do Turismo 2027 este projeto tem como objetivo e foco empresarial aumentar a procura e oferta turística na região, crescer em valor, alargar a atividade turística a todo o ano e assegurar que a atividade turística gere impactos positivos no território. Este projeto teve início na fase final do Mestrado em Gestão e Direção Hoteleira, na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar em Peniche, e tem como objetivo geral a organização estrutural e empresarial de um negócio de alojamento de longa duração para fins profissionais de vários setores de atividade. O objetivo passa por oferecer uma solução para as pessoas que tenham que permanecer na Região Oeste a partir do conceito Coliving em hotéis, algo que, até ao momento não existe.
- Determinantes de compra e consumo de tomate fresco em PortugalPublication . Caraus, Valéria; Mendes, Susana Luísa da Custódia MachadoO tomate é uma das culturas mais produzidas no mundo, pela sua disponibilidade, versatilidade, preço acessível e benefícios nutricionais. Em 2020, foi a cultura hortícola com maior produção em Portugal, representando uma importância notória na economia nacional. Com a presente dissertação pretendeu-se estudar os determinantes de compra e consumo de tomate fresco em Portugal, permitindo, assim, compreender e caracterizar as preferências do consumidor. Para tal, foi desenvolvido um estudo combinado de um método quantitativo (questionário) e um método qualitativo (focus group). O questionário foi aplicado a uma amostra de 502 indivíduos e a sessão de focus group, que incluiu uma análise sensorial, contou com oito participantes. Os principais resultados obtidos demonstraram que a maioria dos inquiridos consome as cinco variedades mais comuns de tomate, nomeadamente, tomate coração de boi, tomate redondo, tomate chucha, tomate cherry/cereja e tomate rama, sendo o tomate cherry, a variedade preferida pela maioria dos consumidores. Quanto à frequência do consumo do tomate, a maioria dos inquiridos consume em média 2 a 3 vezes por semana, predominantemente durante o verão. Das diversas finalidades possíveis dadas ao tomate fresco, a mais comum é a salada. Os resultados demonstraram ainda que existe uma associação positiva entre a área de residência do inquirido e o consumo de tomate fresco bem como entre o conhecimento dos benefícios nutricionais associados ao consumo tomate fresco com a frequência de consumo. A sessão de focus group, demonstrou que todos os participantes apresentam escolhas diferentes no que concerne às variedades de tomate consumidas e as suas finalidades, sendo a utilização do tomate fresco para consumo em salada, prática comum a todos os participantes. Identificou-se dos vários parâmetros que influenciam a compra deste alimento, que a preferência pessoal, a nível de variedade, textura, sabor, maturação, é o fator predominante. Os resultados da análise sensorial, demonstraram que a variedade tomate cherry obteve a melhor classificação em todos os parâmetros avaliados e a melhor impressão global, seguida do tomate chucha e tomate rama. A semelhança entre as amostras foi referida como um fator limitante para a classificação de cada uma das variedades.