Browsing by Issue Date, starting with "2023-06-27"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Casa Gaveta: Uma nova experiência criativa em ambiente ruralPublication . Lopes, João Ricardo Marques; Martins, RuiOs últimos anos trouxeram algumas mudanças na forma como a atividade turística se estrutura e organiza, com os visitantes a procurarem cada vez mais uma oferta alternativa ao Turismo de Massas, com características que permitam que os mesmos possam ter experiências mais impactantes, sensoriais e criativas. A criação de um alojamento local em ambiente rural permite assim conceber uma oferta alternativa e inovadora num contexto que, muitas vezes, é esquecido e que possibilita um potencial enorme em termos de recursos existentes, desde natureza, tipicidade rural, autenticidade até à própria comunidade existente. A Casa Gaveta é um alojamento localizado em pleno espaço rural, na Aldeia da Fonte da Bica, que se define pela capacidade de inovação da oferta disponibilizada aos turistas, onde os mesmos podem usufruir de uma experiência com foco na criatividade, na sustentabilidade e na comunidade. A realização deste projeto surge na procura da concretização de um sonho empreendedor, de criação de um negócio próprio, aproveitando todos os conhecimentos e competências adquiridas ao longo dos anos da licenciatura e mestrado. Pretende, ainda dar resposta a uma lacuna na oferta em termos de alojamento existente no concelho e com a necessidade de se criar uma experiência inovadora em ambiente rural que permita um menor impacto da sazonalidade no território, diversificando e melhorando a oferta turística. Tendo em conta o contexto em que o alojamento se enquadra e a importância de criar uma experiência inovadora e autêntica, este projeto destaca ainda a relevância das parcerias com as empresas e organizações locais, com o objetivo de melhorar e diversificar a oferta existente no território, tornando possível o desenvolvimento do território de forma sustentável e com uma forte vertente social, económica e ambiental
- RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM ENFERMAGEM DE CUIDADOS DE SAÚDE À FAMILIA EM CONTEXTO DE USF: Intervenção do enfermeiro de saúde familiar, ao nível da literacia em saúde sobre obesidade e excesso de peso, nos pais e crianças dos 2 aos 17 anosPublication . Ferreira, Paulo Miguel Rodrigues; Silva, Célia Maria Jordão SimõesIntrodução: A prevalência de excesso de peso e obesidade infantil tem crescido ao longo dos anos e possuem uma forte influência no desenvolvimento de comorbilidades, tornando-se essencial que o EEESF possua uma estratégia de intervenção no âmbito da literacia dos pais e crianças, de forma a reduzir o seu impacto negativo durante a infância e vida adulta. Metodologia: Para estudar esta intervenção foi realizada uma RSL, através da pesquisa de estudos publicados nos últimos 5 anos, nas bases de dados PubMed, LILACS e MEDLINE via Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Desta pesquisa, obtiveram-se oitenta e um artigos, dos quais se excluíram 4 duplicados. Dos setenta e sete restantes, sessenta foram excluídos na primeira triagem pelo título e pelo resumo, sobrando dezassete que não correspondiam aos critérios de elegibilidade, por não estudarem a atuação dos EEESF. Contudo, foram identificados 4 artigos através de busca por citação, dos quais 3 foram incluídos na análise (um Randomized Controlled Trial (RCT), um protocolo e uma carta ao editor). Resultados: Constatou-se que o EEESF possui um papel essencial na identificação e prevenção do excesso de peso e obesidade infantil, mas não se encontraram evidências suficientes para responder de forma conclusiva à questão de investigação. Conclusão: No excesso de peso e obesidade infantil é de extrema importância o envolvimento multidisciplinar e de particular relevância o envolvimento da família. A intervenção mais eficaz continua a ser a modificação dos hábitos e estilo de vida, e o seu sucesso dependente da motivação da criança e sua família.
- Arte Participativa Uma Ferramenta para a Saúde Mental na Terceira IdadePublication . Silva, Marta Daniela Ferreira; Romana, Ana João das Neves Pereira Fernandes; Santos, Rui Miguel Duarte“A arte é uma invenção humana poderosa, porque nos permite interpretar a realidade, comunicar ideias e tem a capacidade de estimular emoções fortes, consegue instigar coração e razão, alterando os moldes em que vemos o mundo e, portanto, como agimos nele.” (François Matarasso)1. Em Portugal, de acordo com os dados estatísticos do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2018, dentro de mais ou menos 40 anos, a população idosa representará cerca de três milhões da população do país. Estas alterações demográficas reuniram a consciência para a necessidade de promover o envelhecimento saudável, ou seja, com saúde, autonomia e independência durante o maior período de tempo. Observando esta realidade, surge a necessidade de perceber, de que forma é possível promover um envelhecimento mais ativo da população e que estratégias devem ser adotadas. Uma das metodologias que é implementada no trabalho com a população mais idosa, em contexto de Estrutura Residenciais para Idosos, Centros de Dia, Centros de Convívio, Universidades Sénior e até Workshops junto da comunidade, e que tem como objetivo, manter o idoso ativo física e psicologicamente, tem sido a implementação de experiências artísticas no seu dia a dia, o que levou à criação de uma série de respostas na área das artes visuais, onde a arte é trabalhada de forma conjunta e individual e onde são explorados os conhecimentos e experiências da população mais idosa. Este Trabalho de Projeto busca então perceber, de que forma, os trabalhos artísticos, desenvolvidos com a população mais idosa auxiliam numa melhoria da qualidade de vida dos mesmos e em que sentido, a sua aproximação às técnicas artísticas, promove uma melhoria da sua saúde mental. Pretende-se ainda proporcionar experiências, com técnicas para trabalhar a fotografia e aprender a interpretar imagens, indo ao encontro de formas e estímulos positivos para os mesmos, empoderando a pessoa idosa através de uma relação entre o artista e aquele que se propõe a aprender com ele. Não no sentido de dar poder ao indivíduo, mas sim de adquirir poder através do desenvolvimento das suas competências, da sua confiança e do seu conhecimento. Com uma abordagem empírica e com um olhar mais atento aos comportamentos dos indivíduos que participaram nas atividades artísticas que foram sendo desenvolvidas, principalmente em torno da fotografia, foi possível observar da parte dos participantes uma vontade de integrar diversas atividades e questionar o que viam e as várias formas como poderiam interpretar um determinado assunto, percebendo que existem vários pontos de vista sobre o mesmo tema e que todas as respostas são válidas e auxiliam no nosso desenvolvimento e aprendizagens.
- As potencialidades do enoturismo sustentável no concelho de Torres VedrasPublication . Matias, Daniel Rodrigues; Ramos, Dulcineia BasílioEsta dissertação explora as potencialidades do enoturismo sustentável na região de Torres Vedras, em Portugal. Com base em uma revisão bibliográfica sobre o tema, foram identificadas as principais práticas de enoturismo sustentável e seu impacto positivo na conservação ambiental e no desenvolvimento socioeconómico, no concelho, em Portugal e também no mundo. A pesquisa foi realizada às entidades de enoturismo da região, onde foram coletados dados quantitativos por meio de questionários aos responsáveis por essas unidades. Os resultados mostram que apesar de ainda a região de Torres Vedras possui um grande potencial para o desenvolvimento de enoturismo sustentável, pois para além do trabalho que tem vindo a ser feito por parte das entidades publicas da região, conta ainda com suas paisagens naturais e ricas tradições ligadas à vitivinicultura. Tendo em conta que cada vez mais há uma procura por parte dos turistas em destinos e empresas que tenham preocupações e atitudes ambientais responsáveis, ainda há muito trabalho a ser feito por parte das empresas inquiridas neste estudo. Para além disso, ainda existe uma grande necessidade que todas as entidades locais trabalhem em conjunto para que exista um o desenvolvimento sustentável no concelho. O estudo conclui que o enoturismo sustentável pode ser uma estratégia importante para promover o desenvolvimento socioeconómico da região de Torres Vedras, ao mesmo tempo em que se preserva o património natural e cultural da região e ainda pode permitir ao concelho ser o primeiro destino de enoturismo sustentável no mundo.
- A liderança responsável e sua relação com o sucesso da expatriaçãoPublication . Marques, Tânia; Miska, Christof; Crespo, Cátia Fernandes; Branco, Melissa MarquesCom base na abordagem de liderança responsável, teoria da identidade social e comportamento intergrupal, analisamos uma amostra de 111 expatriados usando PLS-SEM. Os resultados indicam que a liderança responsável dos supervisores do país anfitrião afeta positivamente o ajuste intercultural dos expatriados e bem-estar afetivo no trabalho, levando a um melhor desempenho dos expatriados. Assim, fornecemos uma nova perspetiva para estudar a dinâmica da liderança no contexto da expatriação que vai além das díades líder-liderado dentro das organizações.
- RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM ENFERMAGEM DE CUIDADOS DE SAÚDE À FAMÍLIA EM CONTEXTO DE USF: Fatores relacionados com a resiliência no cuidador familiar com Doença de AlzheimerPublication . Cascão, Susana Maria de Almeida; Silva, Célia Maria Jordão SimõesEm Portugal, o envelhecimento demográfico associado ao aumento da esperança de vida, veio a aumentar as doenças, e consequente situação de dependência, relacionadas como o envelhecimento, no qual se destaca a demência de Alzheimer. Perante a situação de dependência dum familiar, as famílias são obrigadas a restruturar o seu funcionamento para incluir um novo papel- o de cuidador. Esta situação é um forte teste a resiliência familiar, que consiste na habilidade desta para desenvolver funcionalidade nas relações entre os seus membros perante uma crise (Wash, 2005), e compete ao enfermeiro de saúde familiar a capacitação da família para melhor responder a crises, pelo que importa conhecer os fatores relacionados com a resiliência do cuidador familiar. A resiliência, quer psicológica quer familiar, é um fator influente importante na adaptação de famílias de doentes com DA. Destaca-se o processo de comunicação dentro da família, que interage com o seu sistema de crença e padrão organizacional, funcionando como um fator benéfico ou crítico para a adaptação familiar. Neste contexto encerra o legado funcional do enfermeiro de saúde familiar, pois para além de ocupar posição privilegiada, que com a sua intervenção poderá capacitar o cuidador/família para a prestação de cuidados mais efetiva, alicerçando a nas forças da família e não nas vulnerabilidades da mesma. Sendo que, um forte sistema de crenças, a utilização dos recursos familiares e uma melhoria do padrão de organização podem traduzir uma maior estabilidade e coerência familiar, que leva a fortalecer a resiliência familiar. Isto pode, por sua vez, facilitar uma comunicação mais clara e mais aberta e melhorar a resolução de problemas, proporcionando às famílias a força para obterem uma adaptação positiva. Também o apoio social formal tem um impacto positivo na resiliência (onde os enfermeiros de família se destacam), pois os cuidadores que receberam forte apoio social tinham maior probabilidade de serem altamente resilientes. Pelo que, uma maior perceção sobre a resiliência do cuidador e seus fatores determinantes poderá facilitar a identificação precoce e precisa de cuidadores com níveis mais baixos de resiliência. Esta avaliação permitirá a implementação de intervenções numa abordagem sistémica e colaborativa, para ajudar os cuidadores/famílias a melhorar seu bem-estar e qualidade de vida.