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- Anabaena cylindrica – Revisão de conhecimentosPublication . Lage, Luís Salvador do Amaral; Mouga, Teresa Margarida Lopes da Silva; Afonso, Clélia Paulete Correia Neves; Chagas, Bárbara FerreiraAs alterações climáticas têm vindo a desequilibrar ecossistemas por todo o mundo, com foco especial ao aumento global de temperatura, que tem afetado tanto a vida terrestre como a vida marinha. Com o aumento da temperatura da água, tem se observado com mais frequência o aparecimento de “blooms” de microrganismos fotossintéticos, sendo as cianobactérias, um dos principais responsáveis, por estes fenómenos. As cianobactérias do género Anabaena sp. são procariotas fotossintéticos multicelulares filamentosos, que exibem estratégias de fixação do azoto atmosférico, através da presença de células especializadas, denominadas de heterocistos, que lhes permitem sobreviver em vários ambientes, bem como a capacidade de desenvolver acinetos, que são células especializadas de resistência, quando as condições são desfavoráveis ao seu crescimento. Produzem também toxinas, que podem ter impactos devastadores para o ecossistema e para a saúde humana. As cianobactérias têm vindo a ser identificadas como fonte de compostos de interesse como os exopolissacáridos e pigmentos, maioritariamente sobre a forma de ficobiliproteínas, ambos são desejados para as indústrias de cosmética, alimentação e farmacêutica. Neste trabalho pretende-se expor que conhecimentos há atualmente sobre cianobactérias, com especial atenção para a espécie Anabaena cylindrica, abordando temas como, os compostos ativos produzidos, destacando-se os exopolissacáridos e as ficobiliproteínas, as metodologias de cultivo e de recolha de biomassa e os processos de purificação.
- Relatório de estágio no Novotel Barcelona CornellàPublication . Montezuma, Diana Carolina Gonzales; Viana, Ana Sofia da CostaO objetivo deste relatório é compartilhar a experiência adquirida durante o estágio na área da recepção, assim como apresentar a marca Accor e a unidade hoteleira Novotel Barcelona Cornellà, destacando os seus serviços, ofertas e equipamentos. O foco de desenvolvimento foi um novo modelo de Recepção implementado há quatro anos, substituindo a recepção física tradicional. Embora essa inovação traga benefícios, também apresenta desafios significativos no atendimento ao cliente. Durante esta experiência, procurou-se identificar um problema ou situação que chamasse a atenção e analisá-lo, e foi assim que surgiu a questão de investigação “A inexistência de uma recepção física tradicional influência a satisfação dos hóspedes do Novotel Barcelona Cornellà?” Para contextualizar a situação, também se realizou uma revisão de conceitos teóricos relevantes que ajudam a compreender a dinâmica do atendimento. Para obter informações diretamente dos envolvidos, utilizou-se uma metodologia de investigação descritiva com uma abordagem mista. Através de inquéritos realizados com os hóspedes, conse- guiu-se identificar a sua insatisfação relacionada à ausência de uma recepção física tradicional. Complementarmente, a entrevista com o segundo gestor de departamento de recepção, revelaram a percepção de que embora o novo sistema tenha potencial, ainda existem elementos que precisam ser melhorados. Posteriormente, foram elaboradas as conclusões e recomendações pertinentes de acordo com o estudo.
- Além do Mosteiro: potencialidades e proposta para o turismo criativo baseado na Cerâmica, em AlcobaçaPublication . Batista, Emanuel Taborda Dionísio; Oliveira, Fernanda Maria FernandesNos últimos anos a cidade de Alcobaça tem vindo a tornar-se um local turístico esquecido ou de estada reduzida, cuja oferta turística baseia-se no seu património cultural denominado de Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça. O presente projeto tem como objetivo dinamizar o potencial que a cerâmica em Alcobaça apresenta, de forma a torná-la um produto turístico criativo, para assim contribuir para a diferenciação da experiência turística. Como resultado, prevê-se a idealização e o desenvolvimento de um projeto, que apresente diversas atividades criativas, que aumentem o prolongamento da estada de turistas, que projete e valorize o património imaterial que é a Cerâmica Artística. Após a realização de uma entrevista a 10 intervenientes das áreas do Turismo, Cerâmica e Criatividade, verificou-se a falta de atividades criativas na oferta turística do concelho, como chegou-se à conclusão de que existe procura por parte de turistas nacionais, internacionais e em específico de grupos corporativos. Surge assim por influência e envolvimento de familiares na área da cerâmica, a proposta designada de Cerâmica 2460 que pretende desenvolver atividades criativas a partir de um atelier cerâmico da cidade, como também envolver a comunidade local e criar parcerias com indústrias e artistas cerâmicos da região, com o objetivo de partilhem os seus conhecimentos culturais e históricos relacionados com a temática e de modo a tornar Alcobaça mais sustentável, atrativa e criativa turisticamente. Como complemento criaram-se diversas atividades cerâmicas criativas, que envolverão alguns parceiros e que abrangerá todos os tipos turistas. O objetivo final deste projeto é atrair um maior número de turistas, pela oferta de atividades criativas existentes para participarem e motivá-los a permanecerem mais tempo na região. Assim como recuperar e revitalizar o património imaterial que é a Cerâmica Artística recorrendo às vertentes do Turismo e contribuindo para o crescimento económico de Alcobaça.
- O perfil do visitante de São Martinho do Porto e estratégias para o desenvolvimento do destinoPublication . Fontes, Patricia Alexandra Félix; Ramos, , Dulcineia BasílioOs destinos de Sol e Mar são dos maiores geradores de receitas em Portugal. O facto de o país se encontrar numa localização considerada perfeita na Europa e no mundo permite o desenvolvimento de vários tipos de turismo, em particular o turismo Sol e Mar. A área de estudo escolhida para esta investigação, localiza-se em zona costeira, mas não detém o reconhecimento de destino turístico, apesar de receber elevados números de turistas e visitantes todos os anos. Propõe-se, assim, a análise do perfil do turista de São Martinho do Porto e elaboração de estratégias para o desenvolvimento do destino. A metodologia utilizada e o plano estabelecido foram importantes para o desenvolvimento de todo o projeto que permitiu investigar e conhecer SMP compreendendo a essência de definir o tipo de turista e visitante que aqui se encontra. Além disso, permitiu perceber que esta área apresenta potenciais para desenvolvimento económico, sustentável e ambiental, necessitando da definição de um rumo estratégico. Neste sentido, a presente dissertação foi trabalhada com esses dois mesmos objetivos, findando em hipóteses e estratégias com base em benchmarking e na consolidação da opinião do turista e visitante bem como no que a área detém. O estudo elaborado detetou a necessidade de existir um modelo que defina quem é o turista residencial, por se verificar falta de consenso na definição do conceito; ambiciona-se que esta análise possa servir de base para a criação do mesmo. Este estudo permitiu concluir que esta área pode adquirir o estatuto de destino turístico.
- Análise sobre a utilização do software AVL – combustão (AVL FIRE)Publication . Henriques, Gonçalo Gaspar; Serrano, Luis Manuel Ventura; Carvalho, Paulo Alexandre de Matos e Henriques deO motor de combustão interna é um sistema mecânico complexo que desempenha um papel essencial em várias indústrias e no nosso dia a dia, tendo, por isso, grande relevância para a sociedade. Atualmente, as pesquisas neste campo estão focadas em encontrar soluções inovadoras para a construção, processos termodinâmicos e tecnologias aplicadas, com o objetivo de aumentar a eficiência de trabalho e reduzir as emissões de gases de escape. Com o auxílio de softwares avançados, o tempo necessário para analisar novas variações e conceitos de funcionamento de motores foi significativamente reduzido. Por isso, as simulações computacionais assumem um papel crucial no desenvolvimento de motores. A modelação e simulação precisa da geometria do motor e do escoamento de fluidos são, assim, fundamentais para o design e otimização de motores. Este trabalho centrou-se na análise da utilização do software AVL FIRE™ M, um software de dinâmica de fluidos computacional utilizado principalmente no desenvolvimento de vários tipos de unidades motrizes e seus componentes. A análise da utilização do software foi feita através de um modelo focado na análise de escoamento no cilindro de um motor diesel de injeção direta, tendo sido analisada com detalhe a pressão de combustão. Este modelo foi posteriormente adaptado de acordo com um outro estudo realizado onde foram realizados testes experimentais de desempenho do motor para dois combustíveis diferentes, diesel B7 e B100, sendo o objetivo comparar estes resultados com os resultados obtidos nas simulações com o intuito de validar a utilização do software. Verificou-se que os resultados obtidos para os regimes às 1600 rpm com 25 e 57% de carga apresentam grande concordância com os resultados experimentais. Para os regimes às 2400 rpm com 45 e 100% de carga, os resultados obtidos já desviavam um pouco dos resultados experimentais, tendo obtido num dos casos cerca de 10% de diferença de pressão máxima em relação aos valores experimentais. No entanto, pode-se concluir que os resultados foram bons o suficiente para a finalidade pretendida, validando assim os resultados obtidos pelo software.
- DEVELOPMENT OF A PRE-IMPACT DYNAMICS SIMULATOR FOR A VEHICLE INVOLVED IN A ROAD ACCIDENTPublication . Gomes, Luís Miguel Marques; Santos, Sérgio Pereira dos; Ferreira, Carlos Daniel HenriquesThis Master's thesis in Automotive Engineering focuses on the development of a Pre-Impact Dynamics Simulator (PIDS) for vehicles involved in road accidents. In response to the latest European Union (EU) regulation mandating Event Data Recorders (EDR) in all passenger cars and goods vehicles up to 3.5 tonnes circulating in EU since 2022, this report explores how EDR data can enhance the understanding of vehicle trajectories before collisions, i.e., the pre-impact trajectories of vehicles involved in road accidents, thereby contributing to increased rigour and accelerating road accident investigations. The PIDS integrates pre-impact data extracted from EDRs with vehicle dynamics models, providing reliable reconstructions of pre-impact trajectories. To complement the interpretation of the simulator's results, this Master’s thesis also includes a comprehensive scientific review of vehicle dynamics, drivers’ behaviours in pre-impact situations, and advanced driver assistance technologies (ADAS). Furthermore, it examines methodologies for reconstructing vehicle collisions at accident sites, with a particular focus on existing kinematic methods and data collection tools. The validation of the PIDS results was conducted using AVL VSM™ software and it was also applied to real-world case studies, highlighting its effectiveness in accurately reconstructing pre-impact trajectories across various scenarios. The findings underscore the simulator’s potential to significantly improve the efficiency and rigour of road accident reconstructions, providing valuable insights for legal, engineering, and road safety applications. This Master’s thesis ends with recommendations for future enhancements to the PIDS, focusing on the use of more complex vehicle dynamics models and the implementation of alternative methods for measuring vehicle speed under rollover conditions.