Browsing by Author "Vieira, Ana Maria de Sousa Neves"
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- A adoção da educação social como caminho profissional: Incidentes críticos, reflexividade e mediação intrapessoal e interculturalPublication . Vieira, Ana Maria de Sousa Neves; Vieira, Ricardo; Marques, José Carlos LaranjoEsta comunicação resulta de um projeto em curso intitulado, Educadores Sociais em Portugal: quem são, onde estão e o que fazem? Identidades e Transformações. Os autores apresentam alguns casos biográficos de finalistas da licenciatura de Educação Social em Portugal, mostrando as dúvidas surgidas no ingresso no ensino superior, e sobre o caminho a percorrer. Os sujeitos refletem sobre os acontecimentos e pessoas marcantes (incidentes e modelos críticos) que contribuíram para as suas reflexões e identificações pessoais e profissionais, e que terão ajudado a construir pontes entres os seus posicionamentos dilemáticos, através de um processo de mediação intrapessoal e intercultural. Os principais objetivos são: conhecer as motivações conducentes ao ingresso na Licenciatura de Educação Social; conhecer, nas palavras dos sujeitos, os momentos marcantes, momentos formativos e pessoas-modelo, que consideram significativos na sua história de vida para chegar a ser o profissional que é; conhecer as (trans)formações ocorridas na trajetória pessoal e social dos estudantes de educação social estudados. Os depoimentos biográficos, analisados até ao momento, mostram as dúvidas que os licenciados em educação social tiveram aquando da entrada no ensino superior. Mostram, também, que após três anos de licenciatura, a definição de educador social continua vaga e muito próxima da animação sociocultural, ainda que distinta, discursivamente, em relação ao serviço social.
- Como me fui tornando Educador Social: Reflexividade, redescoberta de si e (trans)formações pessoais e profissionaisPublication . Vieira, Ana Maria de Sousa Neves; Vieira, RicardoEste texto dá conta de como a Pedagogia Social se foi tornando fundamental numa intervenção social que seja socioeducativa e mediadora. Investe, finalmente, no modo como se faz a aprendizagem da Pedagogia Social, do ponto de vista do aprendente, ou de como se constrói a identidade profissional dum Educador Social. Com uma metodologia biográfico-narrativa, recolhem-se vozes de recém-licenciados em Educação Social, para tentar compreender como veem a articulação teoria-práxis no processo formativo no ensino superior, que sentido teórico e prático têm da profissão passados três anos de formação superior e como refletem sobre as suas motivações e predisposições para a mesma. Foram levados a pensar nas suas transformações identitárias e profissionais: quem eu era e como eu era no início do curso? Em quem me transformei durante e após o curso em termos pessoais e técnico-profissionais? O que mudou em mim com a formação em Educação Social? A análise comparativa de quatro casos biográficos mostra uma heterogeneidade de narrativas face às representações sociais sobre o trabalho do educador social e alguma fragilidade no definir o campo, bem como de o distinguir de outros no âmbito da intervenção social. Os autores concluem, também, que três anos são pouco tempo para construir uma identidade profissional tão compósita e abrangente.
- O COVID-19 como Fenómeno Social Total: Uma introduçãoPublication . Vieira, Ricardo; Marques, José Carlos Laranjo; Silva, Pedro; Vieira, Ana Maria de Sousa Neves; Margarido, Cristóvão; Matos, Rui; Duarte Santos, Rui
- Da intervenção social assistencialista e impositiva à intervenção social mediadoraPublication . Vieira, Ana Maria de Sousa Neves; Vieira, RicardoÉ vulgar encontrarmos referências do trabalho social, seja inscrito no Serviço Social seja mesmo na Educação Social, a uma intervenção assente essencialmente numa ideia de patologia social, partindo de “problemas sociais” diagnosticados (Perez Serrano, 2008). Efetivamente, persiste, ainda hoje, um senso comum, mesmo dos trabalhadores sociais, em considerar a diferença como deficiência conducente a uma heterogeneidade sociocultural (Vieira A., 2016; Vieira A. e Vieira, R., 2016). Este pensamento assenta num modelo que é habitual designar-se de biomédico (Neri, 2004).
- Da Mediação Intercultural à Mediação ComunitáriaPublication . Vieira, Ricardo; Marques, José Carlos Laranjo; Silva, Pedro; Vieira, Ana Maria de Sousa Neves; Margarido, Cristóvão
- A Diversificação da Sociedade e a Mediação Intercultural como Pedagogia Social: o caso portuguêsPublication . Marques, José Carlos Laranjo; Vieira, Ana Maria de Sousa Neves; Vieira, RicardoA integração das populações imigrantes e das minorias étnicas nas sociedades nacionais constitui um desafio importante e decisivo de diferentes países. As soluções apresentadas para acolher as várias e, por vezes, contraditórias, dimensões do processo de integração têm originado o desenvolvimento de diferentes ‘modelos de integração’ que, não obstante serem determinados pelos contextos migratórios específicos dos países, não deixam de refletir os desenvolvimentos nas políticas e práticas de integração dos imigrantes registadas a nível internacional. Através da análise da realidade portuguesa será evidenciada a progressiva adoção de políticas de integração assentes nos princípios e nas práticas de mediação intercultural como pedagogia social. Discute-se o surgimento e o desenvolvimento da interculturalidade, faz-se a descrição da imigração em Portugal e, de seguida, a integração das comunidades imigrantes no país. Na parte final é analisada, particularmente, a mediação intercultural como pedagogia social para o acolhimento e autonomização na promoção de sociedades assentes no interconhecimento das suas diferentes partes constituintes.
- Emergência e desenvolvimento da pedagogia social em âmbito escolar: O caso portuguêsPublication . Vieira, Ana Maria de Sousa Neves; Vieira, Ricardo; Marques, José Carlos LaranjoLidar com toda a diversidade que está patente hoje nas escolas contemporâneas implica recorrer a ferramentas da pedagogia social e, particularmente, da mediação intercultural ao serviço da mediação escolar e/ou sociopedagógica. Só desta forma a escola poderá responder à crescente heterogeneidade da sociedade contemporânea que se visibiliza cada vez mais na escola, isto se não se pretender enveredar por atitudes e práticas uniformizadoras e assimilacionistas. Na escola refletem-se muitos dos problemas sociais do mundo de hoje. A escola é, ela própria, parte da realidade social. Consequentemente, muitas das questões que surgem na escola, em consequência do aumento substancial da multiculturalidade dos seus públicos, fogem à função tradicional do professor. É por isso que é importante pensar que o espaço escolar não deverá ser um território exclusivo de professores e alunos, mas que deverá ser também dinamizado e intervencionado com educadores sociais que atuem em vertentes mais socioculturais e sociopedagógicas, que cultivem outro tipo de relacionamento com os alunos, que tenham uma perspetiva diferente das realidades de cada um, e que procurem, fora da escola, também, a compreensão e a ajuda para a resolução desses mesmos problemas. Estes profissionais especializados são fulcrais para que se faça um trabalho de prevenção e de mediação, no sentido de evitar situações que poderiam ser evitadas antes das situações extremadas como sejam o bullying ou a indisciplina na escola. A partir da análise da literatura relevante, o artigo tem como objetivo explorar e comparar a emergência da pedagogia social e da mediação intercultural nas escolas contemporâneas em vários países e, particularmente, em Portugal, como estratégia disciplinar e/ou profissional de educadores socais na promoção da inclusão social, convivência e trabalho em rede entre a escola, famílias e comunidades.
- Entre saberes e identidades, a escola e a mediação sociopedagógicaPublication . Vieira, Ricardo Manuel das Neves; Vieira, Ana Maria de Sousa NevesEste texto discute o papel da escola que se diz para todos e sua articulação com a cultura local, seus etnossaberes e a cultura legítima do Estado-Nação. Procura demonstrar como o conhecimento nunca é neutro e como todo a aprendizagem é feita sob uma base cultural, uma mente cultural. Conscientes de que todo o ensino-aprendizagem produz alterações culturais e identitárias, os autores defendem o papel de uma escola e de um professor mediador de culturas, saberes e identidades, sob pena de que o sucesso escolar signifique a adoção de uma cultura monolítica tida como universalizável e a morte das culturas locais tornando-se os alunos indivíduos oblatos na medida em que rejeitem as suas pertenças e culturas de origem. As etnobiografias surgem neste ensaio como um bom exemplo da mediação intercultural na descoberta de si e dos outros e poderão ser úteis numa gestão escolar inclusiva e plural.
- Epistemologia, mediação intercultural e pedagogia socialPublication . Vieira, Ricardo; Vieira, Ana Maria de Sousa Neves
- Etnografia de um estudante de ERASMUS em tempo de pandemia COVID-19Publication . Vieira, Ana Maria de Sousa Neves