Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.91 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A integração das populações imigrantes e das minorias étnicas nas sociedades nacionais constitui um desafio importante e decisivo de diferentes países. As soluções apresentadas para acolher as várias e, por vezes, contraditórias, dimensões do processo de integração têm originado o desenvolvimento de diferentes ‘modelos de integração’ que, não obstante serem determinados pelos contextos migratórios específicos dos países, não deixam de refletir os desenvolvimentos nas políticas e práticas de integração dos imigrantes registadas a nível internacional. Através da análise da realidade portuguesa será evidenciada a progressiva adoção de políticas de integração assentes nos princípios e nas práticas de mediação intercultural como pedagogia social.
Discute-se o surgimento e o desenvolvimento da interculturalidade, faz-se a descrição da imigração em Portugal e, de seguida, a integração das comunidades imigrantes no país. Na parte final é analisada, particularmente, a mediação intercultural como pedagogia social para o acolhimento e autonomização na promoção de sociedades assentes no interconhecimento das suas diferentes partes constituintes.
Description
Keywords
Integração Interculturalidade Imigração Mediação intercultural Pedagogia social
Citation
Marques, J., C., Vieira, Ana M.S. N. e Vieira, R. (2020). A Diversificação da Sociedade e a Mediação Intercultural como Pedagogia Social: o caso português. Laplage em Revista (Sorocaba), vol. 6, n.º 3, set-dez, p. 54-63. https://doi.org/10.24115/S2446-6220202063933p.54-63.
Publisher
Laplage em Revista