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Abstract(s)
A integração das populações imigrantes e das minorias étnicas nas sociedades nacionais constitui um desafio importante e decisivo de diferentes países. As soluções apresentadas para acolher as várias e, por vezes, contraditórias, dimensões do processo de integração têm originado o desenvolvimento de diferentes ‘modelos de integração’ que, não obstante serem determinados pelos contextos migratórios específicos dos países, não deixam de refletir os desenvolvimentos nas políticas e práticas de integração dos imigrantes registadas a nível internacional. Através da análise da realidade portuguesa será evidenciada a progressiva adoção de políticas de integração assentes nos princípios e nas práticas de mediação intercultural como pedagogia social.
Discute-se o surgimento e o desenvolvimento da interculturalidade, faz-se a descrição da imigração em Portugal e, de seguida, a integração das comunidades imigrantes no país. Na parte final é analisada, particularmente, a mediação intercultural como pedagogia social para o acolhimento e autonomização na promoção de sociedades assentes no interconhecimento das suas diferentes partes constituintes.
Description
Keywords
Integração Interculturalidade Imigração Mediação intercultural Pedagogia social
Pedagogical Context
Citation
Marques, J., C., Vieira, Ana M.S. N. e Vieira, R. (2020). A Diversificação da Sociedade e a Mediação Intercultural como Pedagogia Social: o caso português. Laplage em Revista (Sorocaba), vol. 6, n.º 3, set-dez, p. 54-63. https://doi.org/10.24115/S2446-6220202063933p.54-63.
Publisher
Laplage em Revista
