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Advisor(s)
Abstract(s)
Este texto discute o papel da escola que se diz para todos e sua articulação com a cultura local, seus
etnossaberes e a cultura legítima do Estado-Nação. Procura demonstrar como o conhecimento nunca é neutro
e como todo a aprendizagem é feita sob uma base cultural, uma mente cultural. Conscientes de que todo o
ensino-aprendizagem produz alterações culturais e identitárias, os autores defendem o papel de uma escola e
de um professor mediador de culturas, saberes e identidades, sob pena de que o sucesso escolar signifique a
adoção de uma cultura monolítica tida como universalizável e a morte das culturas locais tornando-se os
alunos indivíduos oblatos na medida em que rejeitem as suas pertenças e culturas de origem. As etnobiografias surgem neste ensaio como um bom exemplo da mediação intercultural na descoberta de si e dos outros e poderão ser úteis numa gestão escolar inclusiva e plural.
Description
Keywords
Etnossaberes Etnobiografias Não neutralidade Mediação intercultural Mediação sociopedagógica