Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Entre saberes e identidades, a escola e a mediação sociopedagógica

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
saberes_e_identidades.pdf467.83 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este texto discute o papel da escola que se diz para todos e sua articulação com a cultura local, seus etnossaberes e a cultura legítima do Estado-Nação. Procura demonstrar como o conhecimento nunca é neutro e como todo a aprendizagem é feita sob uma base cultural, uma mente cultural. Conscientes de que todo o ensino-aprendizagem produz alterações culturais e identitárias, os autores defendem o papel de uma escola e de um professor mediador de culturas, saberes e identidades, sob pena de que o sucesso escolar signifique a adoção de uma cultura monolítica tida como universalizável e a morte das culturas locais tornando-se os alunos indivíduos oblatos na medida em que rejeitem as suas pertenças e culturas de origem. As etnobiografias surgem neste ensaio como um bom exemplo da mediação intercultural na descoberta de si e dos outros e poderão ser úteis numa gestão escolar inclusiva e plural.

Description

Keywords

Etnossaberes Etnobiografias Não neutralidade Mediação intercultural Mediação sociopedagógica

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue