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- Viagens literárias: uma estratégia pedagógica com o Google Earth Web2Publication . Antunes, Isaura João Valente; Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues; Fonseca, Marta Sofia Abreu daEste estudo exploratório visou criar uma estratégia pedagógica que facilite a criação de Viagens Literárias ou Roteiros Digitais de Leitura por parte de alunos do primeiro e segundo ciclos do Ensino Básico, mediada pela ferramenta Google Earth Web. Para o efeito, pretendeu-se conhecer e descrever as potencialidades da tecnologia Google Earth Web nas suas dimensões colaborativa, motivacional, potenciadora de conhecimento e de literacia digital, assim como a identificação das suas limitações. O estudo desenvolveu-se em dois ciclos de Investigação-Ação, envolvendo, num primeiro ciclo, os 21 alunos de uma turma de 3º ano e no segundo ciclo uma turma de 22 alunos de 5º ano de um estabelecimento de ensino privado de Lisboa. Em ambos os ciclos de Investigação-Ação promoveu-se a conceção de um Roteiro Digital de Leitura a partir de um texto literário referenciado pelo PNL 2027, utilizando guiões com diferentes níveis de complexidade. Procedeu-se à recolha de dados e à sua avaliação, através de uma abordagem interpretativa assente em técnicas mistas, qualitativas e quantitativas, com base em entrevistas aos alunos, em grelhas de observação e em questionários de perguntas abertas e fechadas. Conclui-se que a ferramenta Google Earth Web reúne características que proporcionam o trabalho colaborativo e que são percecionadas como desafiantes, estimulando a curiosidade e a pesquisa. A possibilidade que oferece para a criação de hipertextos está associada a uma aprendizagem inerente a ambientes virtuais e à exploração de recursos digitais para a aquisição de conhecimento.
- O COVID-19 como Fenómeno Social Total: Uma introduçãoPublication . Vieira, Ricardo; Marques, José Carlos Laranjo; Silva, Pedro; Vieira, Ana Maria de Sousa Neves; Margarido, Cristóvão; Matos, Rui; Duarte Santos, Rui
- A importância do Exercício Físico na Saúde Mental e Qualidade de Vida do Idoso: Um projeto para a comunidadePublication . Silva, Emanuel Pinto; Antunes, Raúl de Sousa Nogueira; Frontini, Roberta CaçadorOs indicadores do envelhecimento demográfico na sociedade portuguesa apontam para a necessidade de se desenvolverem novos desafios de forma a promover uma melhor perceção de qualidade de vida (QdV), um bem-estar generalizado e uma saúde mental positiva no idoso. Perante estas dimensões, a atividade física (AF) tem sido positivamente associada ao envelhecimento saudável e ativo, existindo a crença de que esta tem efeitos positivos nos sintomas de solidão, na ansiedade, na depressão, na QdV e no bem-estar geral dos idosos, sendo caracterizada como um coadjuvante das terapias não farmacológicas. O principal objetivo do presente estudo incide em analisar o efeito de um programa de intervenção de Exercício Físico (EF) perante os domínios da sintomatologia ansiosa, sintomatologia depressiva e QdV na população idosa. Este projeto foi dividido em duas vertentes: (i) perceber o impacto de um plano de EF na sintomatologia ansiosa, sintomatologia depressiva e QdV em 9 idosos com uma média de idades de 75 anos inscritos num centro social e paroquial da zona centro; (ii) entender qual a relação existente entre um plano de EF, num formato intergeracional, e a sintomatologia depressiva, sintomatologia ansiosa e a QdV em 11 idosos com uma média de idades de 70 anos residentes numa freguesia da zona centro. Para ambas as vertentes foram implementadas um conjunto de 10 sessões, uma vez por semana, com duração de 60 min. O programa de intervenção incidiu-se em exercícios de força, exercícios de controlo motor e jogos tradicionais. Relativo aos resultados, não foram identificadas diferenças estatisticamente significativas nos 2 estudos, contudo quando cruzando com a análise qualitativa, verifica-se que existem alguns indicadores que parecem valorizar o projeto, nomeadamente, na satisfação do projeto, nas componentes físicas, sociais e psicológicas e no aumento da predisposição para o aumento da prática de EF. Dessa forma, salienta-se a importância de criar projetos e/ou programas de intervenção sénio, aliados ao EF, de forma a valorizar o papel dos idosos nas comunidades.
- Refletindo e investigando a Prática Pedagógica em Educação de Infância: processos, aprendizagens e a transição para o 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Soarez, Soraia Martins; Leal, Rita Alexandra Bettencourt; Oliveira, Luís Miguel Gonçalves de; Luís, Joana Alexandra Soares de FreitasO presente relatório foi concebido no âmbito de Prática de Ensino Supervisionada, pertencente ao Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, entre os anos letivos 2020/2021 e 2021/2022. Este relatório está organizado em duas partes fundamentais. A primeira parte diz respeito à Dimensão Reflexiva relativa aos três contextos educativos de intervenção (creche, jardim de infância I e jardim de infância II) e a segunda parte concerne a Dimensão Investigativa, em contexto de jardim de infância. A primeira parte aborda alguns assuntos relativos ao que foi vivenciado nas práticas pedagógicas nos vários contextos educativos. Reflete, numa primeira instância, sobre a rotina em creche, a relação entre adulto e criança e sobre a avaliação em creche. No momento posterior é destacada a abordagem por projeto e a avaliação por portefólio. Na fase final desta primeira parte está contemplada a reflexão acerca da rotina numa instituição pública e a avaliação por portefólio numa outra perspetiva e vivência. Nestes pontos de reflexão são relatados alguns episódios vivenciados nos contextos educativos mencionados, relacionando a teoria com a prática, e apresentando as dificuldades sentidas e as aprendizagens realizadas. A segunda parte do relatório está vinculada ao ensaio investigativo desenvolvido em contexto de jardim de infância I. Seguindo uma metodologia qualitativa, partiu-se da questão: “De que forma estratégias de transição entre etapas educativas, implementadas em contexto de Jardim de Infância, potenciam a (re)construção de conhecimento das crianças face ao 1.º CEB?”. Desenvolvida em três fases (1.ª fase – recolha das ideias iniciais das crianças sobre o 1.º CEB; 2.ª fase – implementação das estratégias de transição da EPE para o 1.º CEB; 3.ª fase – recolha das ideias das crianças sobre o 1.º CEB após a implementação das estratégias de transição da EPE para o 1.º CEB), a recolha de dados centrou-se na realização de entrevistas a quatro crianças participantes, na observação participante, nos registos v realizados pelas crianças – desenhos e nos documentos que emergiram no decorrer da investigação. Os dados obtidos demonstram que as crianças participantes têm diversas ideias sobre o 1.º CEB, nomeadamente, quanto à organização do espaço (apresentando ideias sobre o espaço interior e exterior), aos materiais e mobiliário existentes numa escola do 1.º CEB (diverso material e mesas e cadeiras dispostas em fila), à intencionalidade do 1.º CEB (onde vão aprender a ler, a escrever e a contar) e aos intervenientes educativos (há professoras e crianças da sua sala e outras de outras salas de aula). Ao longo da investigação, e com a implementação de diversas estratégias de transição (cartas trocadas com crianças do 1.º CEB, visualização de vídeos e fotografias de escolas, visita ao exterior de uma escola, construção de uma sala de aula na sala de atividades) as crianças participantes parecem não ter alterado significativamente as suas ideias sobre o que é o 1.º CEB. Contudo, as estratégias de transição da EPE para o 1.º CEB implementadas foram consideradas essenciais para uma melhor compreensão do que é e como funciona o 1.º CEB, respondendo às questões e curiosidades das crianças participantes.
- Gestão e desenvolvimento de Projetos de Autonomia e Flexibilização Curricular (PAFC): Um estudo de caso numa Escola de Ensino Básico na zona de LeiriaPublication . Silva, Madalena Santos da; Barata, Clarinda Luísa FerreiraDesde a década de 90 que o Governo português tem buscado alternativas, por meio de alterações na Lei, para levar a autonomia para as escolas, contudo a maior alteração referente a esse objetivo foi a publicação do Decreto-Lei nº 55/2018, de 6 de ulho. O documento refere-se ao Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, aderido por 235 escolas que manifestaram o interesse em desenvolvê-lo como projeto piloto. O art.º 12 do decreto Decreto-Lei, em estudo, propõe que as escolas giram 25% do total da carga horária por ano de escolaridade, para turmas de início de ciclo (1.º , 5.º, 7.º e/ou 10.º anos) , a respeitar os espaços, recursos humanos e materiais. As questões levantadas por esse estudo é de como o gestor e os professores conseguiram conduzir a implementação e desenvolvimento do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular - PAFC em uma escola de 1º ciclo, na zona do concelho de Leiria, que possui alunos multicultuais, a partir do ano letivo de 2017/2018. Refletir sobre o perfil que esses profissionais devem ter para gerirem projetos com eficiência, saber quais foram as conquistas de aprendizagens e relacionais dos alunos e perceber que autonomia a flexibilização do currículo proporcionou à escola. Trata-se de um estudo de caso, elaborado através de análise e reflexão por meio de literatura e legislação sobre o tema, para finalizar e se chegar a uma possível conclusão foram realizadas duas entrevistas com membros da escola em estudo, um gestor que esteve presente no momento da implementação e uma professora titular da escola, que foi convidada para participar da implementação e gestão dos projetos, iniciado em uma turma de 1º ano, esta acompanhou o progresso dos alunos durante os anos seguintes. O gestor desempenhou o papel do líder que busca alternativas para facilitar o trabalho dos professores, embora com muitas dúvidas, auxiliou os professores com a questão burocrática e confiança nos projetos propostos pelos docentes. Enquanto a professora buscou mecanismos para adequar os projetos na realidade dos alunos. A questão da autonomia é empírica e interpretada de acordo com as expectativas de cada profissional, essa deve ser reconhecida como um movimento escolar que tem trazido experiências, em grande parte positiva, para a escola.
- Time-fractional telegraph equation with ψ-Hilfer derivativesPublication . Vieira, Nelson; Ferreira, Milton; Rodrigues, M. ManuelaThis paper deals with the investigation of the solution of the time-fractional telegraph equation in higher dimensions with $\psi$-Hilfer fractional derivatives. By application of the Fourier and $\psi$-Laplace transforms the solution is derived in closed form in terms of bivariate Mittag-Leffler functions in the Fourier domain and in terms of convolution integrals involving Fox H-functions of two-variables in the space-time domain. A double series representation of the first fundamental solution is deduced for the case of odd dimension. The results derived here are of general nature since our fractional derivatives allow to interpolate between Riemann-Liouville and Caputo fractional derivatives and the use of an arbitrary positive monotone increasing function $\psi$ in the kernel allows to encompass most of the fractional derivatives in the literature. In the one dimensional case, we prove the conditions under which the first fundamental solution of our equation can be interpreted as a spatial probability density function evolving in time, generalizing the results of Orsingher and Beghin (2004). Some plots of the fundamental solutions for different fractional derivatives are presented and analysed, and particular cases are addressed to show the consistency of our results.
- The Usefulness of Inflammatory Biomarkers to Predict Anastomotic Leakage after Colorectal Surgery: Systematic Review and Meta-AnalysisPublication . Rama, Nuno; Lages, Marlene C. C.; G. Silva, Cândida; Motta Lima, Patrícia; Campos Gil, Inês; Guarino, Maria; Oliveira, P.; Dixe, Maria; A, Rocha; Castro-Poças, Fernando; Pimentel, JoãoAim: Anastomotic leakage (AL) is a severe postoperative complication in colorectal surgery, but its preclinical diagnosis may improve outcomes and increase anastomotic salvage. This study aimed to assess the added value of serum biomarkers for early detection of colorectal AL. Method: We performed a comprehensive literature review, and a qualitative and quantitative analysis of papers retrieved from MEDLINE, Embase, PubMed, Web of Science, Scopus and the Cochrane Library. We included all studies published before September 2021 assessing the serum biomarkers white blood cells (WBC), C-reactive protein (CRP), procalcitonin (PCT) and calprotectin (CLP) for the early diagnosis of AL. Results: Fifteen studies that evaluated three different systemic biomarkers in the context of AL were identified, including 5150 patients. Diagnostic test accuracy was estimated for CRP and PCT. On postoperative day (POD) 5, the highest AUC (87.1%) and specificity (80.2%) values were estimated for CRP. Random-effects meta-analysis and total effect sizes estimation for the biomarkers CRP, PCT and WBC were performed according to POD. The concentration of serum biomarkers is significantly higher in patients presenting AL. Regarding the qualitative analysis, there was significant heterogeneity in the inclusion of different subcategories of the consensus definition of colorectal AL in each paper’s definition. Conclusion: The serum biomarkers CRP and PCT are moderate predictors for AL, showing a high heterogeneity among the studies. Combinations of these biomarkers might improve predictive accuracy, but more studies will be necessary to conduct a quality metaregression.
- Can self-esteem mediate the association between social support and different levelsof physical activity in adolescents?Publication . Lopes, Vítor P.; Monteiro, DiogoThe aim was to analyze the mediation role of self-esteem in the interaction between social support from the best friend, friends, and parents, and physical activity (PA). Participants were N=444 adolescents of both genders (male= 205), aged between 12-18 years (M= 16.02; SD= 1.57). Structural equation modeling, serial mediation and multigroup analysis were used to test the proposed hypothesis. Self-reported instruments were used to collect both PA social support and self-esteem. Self-esteem partially mediates the interaction between different social supports and vigorous PA, independently of adolescent sex. Interestingly, self-esteem fully mediated the interaction between parents’ social support and vigorous PA in female adolescents. In contrast, self-esteem revealed no mediation in the interaction between social support and light and moderate PA. In conclusion, self-esteem mediates the relationship between social support and vigorous PA, the strength of mediation is higher in girls than in boys, in both genders, the mediation is higher when the social support has come from parents.
- A Prática de Ensino Supervisionada na Educação de InfânciaPublication . Coutinho, Ândria Sofia Murraças; Oliveira, Luís Miguel Gonçalves deO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e apresenta-se dividido em três partes, relativas ao percurso desenvolvido nas três Práticas Pedagógicas (Creche, Jardim de Infância I e Jardim de Infância II). As práticas desenvolvidas nestes contextos possibilitaram compreender que o questionamento e a reflexão fazem parte do dia a dia de um educador, com a finalidade de melhorar a própria prática para promover o desenvolvimento e a aprendizagem do grupo de crianças, de acordo com as suas caraterísticas, necessidades e interesses. Por outro lado, o educador também deve saber que faz parte de uma equipa, ou seja, não trabalha sozinho. Por sua vez, estes ideais estiveram bem presentes na dimensão reflexiva de cada contexto. Relativamente ao ensaio investigativo, foi desenvolvido no contexto de Prática Pedagógica II, num jardim de infância da rede pública, com quatro crianças do grupo e com a educadora cooperante. O estudo pretendeu compreender como a gestão e organização do espaço numa sala de atividades de jardim de infância contribuiu para a realização das aprendizagens nas crianças. Consequentemente, os dados recolhidos permitiram compreender e identificar as várias aprendizagens concretizadas pelas crianças, espontaneamente nas respetivas áreas de atividades da sala.
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