ESTG - Mestrado em Gestão
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Browsing ESTG - Mestrado em Gestão by advisor "Carreira, Pedro Manuel Rodrigues"
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- Avaliação do desempenho logístico da Roca S.A. mercado nacionalPublication . Bezerra, Marcelo Alves; Silva, Carlos Manuel Gomes da; Carreira, Pedro Manuel RodriguesO processo logístico tem um impacto muito significativo no cumprimento dos objetivos das organizações. De facto, a satisfação e consequente fidelização dos clientes está fortemente ligada à eficiência do processo logístico das empresas. Verifica-se assim a importância do recurso a uma ferramenta de apoio, que possibilite a análise e avaliação do processo logístico de uma organização. Nesse sentido, este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um modelo de avaliação específico para o processo logístico executado pela Roca em Portugal. A Roca opera na indústria de produção e comercialização de artigos para casas de banho, emprega mais de 20.000 pessoas, conta com 76 centros de produção e está presente em 170 países distribuídos pelos cinco continentes. No presente projeto, realizou-se uma análise ao atual sistema de avaliação do processo logístico da Roca S.A., filial portuguesa do grupo Roca. Esta análise foi realizada com a cooperação de diversos departamentos da empresa, tendo como resultado a identificação de necessidades relativas à avaliação do processo logístico, a obtenção das respetivas sugestões de melhoria e a formulação de uma proposta de desenvolvimento de um novo modelo de avaliação de desempenho do processo logístico. O novo modelo baseia-se nas dimensões do custo logístico e da satisfação dos clientes, sendo que cada uma destas dimensões é composta por um conjunto específico de indicadores de desempenho. Foi considerado para este modelo apenas o processo logístico realizado no mercado nacional. Sugere-se o alargamento do modelo para outros mercados, procedendo aos devidos ajustes. Recomenda-se também a utilização do modelo de avaliação para a distribuição realizada pelo serviço técnico, responsável pela disponibilização de peças de substituição relacionadas com o serviço pós-venda. O equilíbrio entre o nível pretendido de satisfação dos clientes e os custos relacionados foi de facto a principal baliza no desenvolvimento responsável deste modelo de avaliação.
- Avaliação do desempenho logístico do armazém da Bourbon Automotive PlasticsPublication . Calva, Cíntia Nabais Armindo da; Carreira, Pedro Manuel RodriguesCom o ambiente cada vez mais competitivo que se vive dentro das empresas, estas são obrigadas a ter especial atenção à gestão das atividades logísticas e à redução dos custos operacionais. Neste âmbito, têm sido desenvolvidos inúmeros estudos com o objetivo de melhorar a eficiência e eficácia das decisões logísticas e a avaliação do desempenho das atividades logísticas. No presente projeto, foi realizado um amplo trabalho de pesquisa sobre os temas da metodologia just-in-time, da gestão logística e da avaliação do desempenho logístico. O presente projeto foi acolhido pela empresa Bourbon Automotive Plastics (Bourbon AP). Em articulação com a mesma, foi possível rever os indicadores de desempenho presentemente utilizados pela empresa na avaliação do desempenho do armazém em contexto de gestão logística, e propostos novos indicadores, incluindo o planeamento da sua implementação, em resposta a um conjunto de necessidades levantadas pela empresa em termos de informação necessária, e atualmente inexistente, para apoiar as atividades de planeamento, tomada de decisão e monitorização do desempenho do funcionamento do armazém. Foi igualmente efetuado um trabalho de campo de medição de alguns dos novos indicadores propostos, após ter sido manifestada pela empresa a necessidade urgente em utilizar a respetiva informação para apoio ao planeamento semanal operacional do armazém, em particular a nível do planeamento de afetação de recursos humanos às tarefas de preparação das paletes para expedição. Em detalhe, recolheram-se dados relativos aos tempos de preparação para expedição dos diferentes tipos de paletes utilizados pela empresa, que permitem um apuramento mais rigoroso das necessidades de horas de trabalho do armazém para as tarefas de expedição. Em termos de resultados, entende-se que o presente projeto contribuiu para melhorar o sistema de avaliação de desempenho logístico dos armazéns da empresa Bourbon AP, cujo processo de produção se baseia na metodologia just-in-time e em conceber o produto certo, no lugar certo, com a qualidade certa, na hora certa, na quantidade certa, para o cliente certo.
- Desenvolvimento de um Sistema de Avaliação de Desempenho para os motoristas da Lusifrota – Transportes, S.APublication . Silva, Fábio Fialho da; Carreira, Pedro Manuel RodriguesO presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Gestão da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria e decorreu de 19 de setembro de 2022 a 13 de janeiro de 2023. O estágio foi realizado numa empresa pertencente ao Grupo Lusiaves, a Lusifrota – Transportes, S.A., cuja principal atividade consiste no transporte rodoviário de produtos e mercadorias por conta das restantes empresas do Grupo. O principal objetivo do relatório consiste em dar resposta a uma necessidade da Lusifrota, relacionada com a sua pretensão em aumentar a eficácia da formação em eco-condução dos seus motoristas, de modo a conseguir reduzir o consumo de combustível da sua frota e a obter uma poupança energética, articulando o processo com a recente adoção de uma nova ferramenta de gestão de frota. Desta forma, foi proposto e desenvolvido um sistema de avaliação de desempenho individual para os motoristas da Lusifrota, que contempla um conjunto abrangente de indicadores de desempenho, agrupados em 4 dimensões distintas, consumo/eficiência, compliance, eficácia, e segurança, e que permitirá à empresa identificar os motoristas com maiores necessidades de formação e os aspetos da condução em que deve incidir essa formação. Ao dirigir a formação aos motoristas e aspetos da condução mais necessitados, aumenta a eficácia da mesma, e respetivo retorno em termos de redução de custos relacionados com o consumo do seu combustível. A pré-implementação de alguns dos indicadores propostos no sistema de avaliação de desempenho desenvolvido, efetuada com o objetivo de exemplificar e testar o respetivo cálculo e verificar se a adoção da nova ferramenta de gestão de frota teve impacto na performance de condução dos motoristas da empresa, permitiu concluir que existem diferenças muito significativas entre os motoristas a nível do seu desempenho, confirmando assim a pertinência de direcionar a formação aos motoristas mais necessitados.
- Gestão da cadeia de frio nos hipermercados ContinentePublication . Almeida, Andrea Elizabeth Delgado; Carreira, Pedro Manuel RodriguesO presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Estágio, inserida no plano curricular do Mestrado em Gestão da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria. O estágio decorreu de 11 de outubro de 2021 a 2 de fevereiro de 2022, com uma duração total de 640 horas, na empresa MC do grupo Sonae, e teve como desafio principal contribuir para a melhoria da gestão da cadeia de frio dos produtos alimentares dos hipermercados Continente. A cadeia de frio é o conjunto de processos interdependentes utilizados para assegurar a preservação do frio de produtos sensíveis à temperatura ao longo da cadeia de abastecimento. A gestão da cadeia de frio é a disciplina que se foca em resolver os problemas da cadeia de frio, através da utilização de ferramentas estatísticas, de simulação, de programação, ou de administração. Uma gestão mais eficiente da cadeia de frio permite garantir a segurança alimentar, reduzir as perdas económicas e gerar um menor impacto ambiental. Para dar resposta ao desafio principal do estágio, efetuou-se em primeiro lugar uma análise dos históricos de tempo-temperatura de todos os produtos monitorizados em 2021, no seu percurso desde os fornecedores até às lojas, de modo a identificar os principais focos de problemas na cadeia de frio da MC. Verificou-se que a etapa da cadeia de frio com maior incidência de problemas é a que decorre após os produtos chegarem aos hipermercados Continente, ou seja, nas lojas, e que as famílias de produtos com maior taxa de falhas de controlo da temperatura são a Charcutaria, o Talho e a Padaria/Pastelaria. Foi também efetuada uma avaliação do processo de monitorização da cadeia de frio da MC, em que se concluiu que há um número excessivo de testes de monitorização da cadeia de frio que falham, não gerando qualquer tipo de informação relevante para a MC. Em consequência dos problemas identificados, foram desenvolvidas propostas de melhoria para aumentar a eficiência e eficácia da gestão de frio da MC nas lojas, nos entrepostos, e nos fornecedores. Foram também produzidas infografias para ajudar os fornecedores e as lojas na realização dos testes de monitorização da cadeia de frio, de modo a reduzir o número de testes inválidos, e propõem-se várias sugestões para rentabilizar a informação produzida nos testes de monitorização.
- Gestão de filas de espera através de simulação: aplicação ao Serviço de Finanças 1 de LeiriaPublication . Mota, Ricardo Marques; Carreira, Pedro Manuel RodriguesAs pessoas são cada vez mais impacientes, o que aumenta a relevância de uma análise cuidadosa do comportamento das filas de espera de um negócio ou serviço. Uma má gestão de filas de espera pode significar gastos desnecessários, quando a capacidade de serviço é excessiva face à procura, ou perdas de receita motivadas pela desistência dos clientes/utentes, e uma má imagem da organização para o exterior, quando ocorre o descontentamento destes por permanecerem demasiado tempo à espera. Uma boa gestão de filas de espera passa então por encontrar um nível adequado de capacidade de serviço, em que os custos associados à oferta dessa capacidade se equilibrem com os custos associados ao tempo de espera dos clientes/utentes. Para auxiliar a gestão de filas de espera no presente projeto, é utilizada a simulação computacional através do software @Risk, que permite criar milhares de cenários hipotéticos para a evolução futura do Serviço, e avaliar o efeito de alterações na capacidade de serviço ou no grau de paciência dos clientes/utentes, entre outros parâmetros/decisões, nos vários indicadores de desempenho que se queiram utilizar como critérios de decisão do nível ótimo de capacidade. O objetivo deste relatório de projeto é analisar o desempenho do atendimento espontâneo do Serviço de Finanças 1 de Leiria nos seus dois principais serviços, o Imposto sobre o Rendimento, e o Património. Para tal, definem-se quatro indicadores de desempenho e efetua-se uma análise de sensibilidade ao número de funcionários em atendimento, enquanto variável controlável diretamente associada à capacidade de serviço, e ao grau de paciência dos contribuintes, enquanto variável parcialmente controlável, de modo a perceber o impacto nos indicadores de desempenho considerados e a poder identificar oportunidades de melhoria do serviço prestado. Em relação aos resultados obtidos, estes permitem concluir que pode ser adequado aumentar a capacidade (número de funcionários) ou o nível de conforto da sala de espera (fazendo aumentar o grau de paciência dos contribuintes), nos vários serviços analisados, sobretudo no caso do serviço de Imposto sobre o Rendimento na primeira metade do ciclo semanal.
- Gestão de filas de espera com recurso à simulaçãoPublication . Jorge, Miguel; Carreira, Pedro Manuel RodriguesA inadequada gestão das filas de espera provoca em muitas empresas gastos excessivos, perdas na sua receita, além de poder passar para o exterior uma imagem de falta de organização ou de má gestão. Como tal, é de extrema importância uma correta gestão das mesmas, para que cada organização possa encontrar um ponto de equilíbrio entre o custo associado ao excesso de capacidade e o custo associado à fila de espera. Cada vez mais a simulação tem vindo a ser reconhecida como uma ferramenta de apoio à tomada de decisão na gestão. Neste projeto, será utilizada a simulação de Monte Carlo como uma ferramenta de apoio à gestão de filas de espera com o objetivo de encontrar um ponto de equilíbrio nos custos associados à gestão de filas de espera. Este projeto teve como objetivo principal avaliar o desempenho do sistema de serviço de uma estação de lavagem automóvel semiautomática e propor formas de o melhorar, com recurso aos indicadores: percentagem de capacidade utilizada, tempo médio de espera, percentagem de clientes perdidos, receita perdida por semana e receita total por semana. Foram igualmente analisados os impactos de alterações no número de postos de lavagem, no comprimento máximo da fila de espera e no grau de paciência dos clientes da estação de lavagem. Os resultados obtidos permitem concluir que o número atual de postos da estação de lavagem aparenta ser excessivo, ainda que tal proporcione alguma imunidade a alterações no comprimento máximo da fila de espera ou no grau de paciência dos clientes. Em concreto, o que parece adequar-se à empresa é uma redução do número de postos de lavagem de três para dois, prevendo-se que tal resulte numa redução de custos sem comprometer a receita.
- Gestão de Filas de Espera com recurso à SimulaçãoPublication . Sousa, Telmo José Dinis de; Carreira, Pedro Manuel RodriguesA análise da gestão de filas de espera tem ganho importância na gestão das organizações ao longo do tempo. Uma gestão de filas de espera ineficaz pode originar gastos desnecessários, uma imagem negativa para o exterior e, consequentemente, perda de receitas pela falta de qualidade de serviço. É por isso necessário adotar uma adequada gestão das filas de espera para que cada organização encontre um ponto de equilíbrio nos seus indicadores de desempenho. Para apoiar a gestão de filas de espera, a simulação computacional é uma ferramenta importante de auxílio na tomada de decisão. Neste projeto, utiliza-se o método de simulação de Monte Carlo como ferramenta de geração de cenários futuros possíveis e de apoio à gestão de filas de espera, através da análise do impacto de escolhas alternativas em termos de capacidade de serviço em vários indicadores de desempenho do sistema. Mais em detalhe, o objetivo principal deste projeto é analisar o desempenho de atendimento de uma farmácia (a qual pediu anonimato) de forma a gerir a capacidade de serviço e otimizar o seu funcionamento, em cada um de três períodos do ciclo mensal que revelaram um padrão de procura distinto dos restantes: “pico do mês”, que corresponde à semana do mês de maior afluência, de dia 8 a dia 15, imediatamente após o Estado fazer o pagamento das reformas e pensões, levando a uma maior fluxo de reformados e pensionistas à compra dos seus medicamentos; “resto do mês, correspondendo às restantes semanas do mês, em que se considera uma afluência normal à farmácia; e período da “hora adicional”, que corresponde ao horário 19:30-20:30, fora do horário atual de funcionamento da farmácia, que finaliza às 19:30, com o objetivo de estudar a viabilidade da hipótese de alargar o horário de funcionamento diário da farmácia em uma hora. É também efetuada análise de sensibilidade ao grau de paciência dos clientes, de modo a que a farmácia possa ter uma perceção do impacto do mesmo nos indicadores de desempenho do sistema. Finalmente, em termos de indicadores de desempenho, consideram-se o tempo médio na fila de espera, a percentagem de tempo de ocupação dos funcionários, a receita diária/horária e a receita diária/horária perdida, entre outros. Os resultados obtidos permitem concluir que, no período do pico do mês, a capacidade atual de serviço é adequada, que no período do resto do mês pode ser adequado adicionar mais um funcionário no atendimento ao público em relação à situação atual, e que o atendimento no período da hora adicional deve ser feito com dois funcionários, caso a farmácia pretenda avançar com essa hipótese.
- Gestão de projetos repetitivos com incorporação do efeito de aprendizagem: desenvolvimento de heurísticas numa análise multiobjetivoPublication . Grilo, João Carlos Águeda; Silva, Carlos Manuel Gomes da; Carreira, Pedro Manuel RodriguesÉ amplamente aceite que a produtividade do Homem na execução de tarefas repetitivas aumenta à medida que as mesmas vão sendo efetuadas sucessivamente. Daqui se depreende o porquê de ser muito comum ouvir-se a célebre expressão de que “é a prática que leva à perfeição”. Na gestão de projetos, é costume fazer-se a alusão a esta convicção natural designando-a por efeito de aprendizagem. Reconhecendo a sua importância, esta dissertação terá como questão central o problema da gestão de projetos repetitivos, num contexto em que a possibilidade dos mesmos serem executados em paralelo coexiste com a possibilidade de colher os benefícios resultantes do efeito de aprendizagem. De facto, entrar em linha de conta com o fator aprendizagem poderá contribuir decisivamente para melhorar as estimativas de duração e custo inerentes à execução de vários projetos repetitivos sucessivamente, beneficiando a precisão dos processos de orçamentação e calendarização e, em última instância, promovendo a competitividade negocial das empresas junto dos seus parceiros de negócio/clientes. Este último aspeto torna-se essencial seja qual for a estratégia de negócio que a empresa prossiga. Sendo claro o interesse deste tema, para concretizar o objetivo desta investigação, foi utilizado um novo modelo de programação matemática multiobjetivo, desenvolvido por Gomes da Silva & Carreira (2016), que considera explicitamente a possibilidade de analisar os trade-offs estratégicos entre tempo, custo e qualidade, incidindo simultaneamente sobre o efeito de aprendizagem. Neste modelo, o gestor de projetos terá de determinar o número de equipas que irá executar cada atividade dos vários projetos repetitivos. Esta decisão implica, naturalmente, consequências diretas nas três dimensões referidas anteriormente e é da sua interação tipicamente conflituante que advém a complexidade deste problema. Devido à complexidade do modelo, foram desenvolvidas e aplicadas quatro heurísticas que têm por base algumas regras de prioridade, através das quais se pretendeu gerar aproximações à fronteira de Pareto do problema. As heurísticas foram posteriormente implementadas em dois exemplos específicos, de modo a ilustrar a sua aplicação, e foi possível verificar a sua relevância e capacidade para gerarem uma boa aproximação da fronteira de Pareto. Assim sendo, é necessária investigação adicional, no sentido de averiguar se os resultados aqui alcançados se mantêm válidos para outro tipo de redes e parâmetros.
- A gestão do relacionamento com o cliente na SodicentroPublication . Figueiredo, Kevin Cabete; Carreira, Pedro Manuel Rodrigues; Ribeiro, FranciscoO presente relatório insere-se no âmbito da unidade curricular de Estágio do Mestrado em Gestão da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria, cuja componente prática decorreu de 14 de setembro de 2020 a 12 de janeiro de 2021, com uma duração total de 640 horas, na empresa Sodicentro - Comércio de Veículos Lda., distribuidora e reparadora oficial dos automóveis Mercedes-Benz e Smart, novos e usados, sediada em Coimbra, e com filial em Leiria. O objetivo deste relatório consiste fundamentalmente em pôr em prática os conceitos estudados nas unidades curriculares do mestrado nas áreas do marketing e da logística e operações para ajudar a Sodicentro Leiria a melhorar alguns dos seus processos logísticos e de relacionamento com o cliente, bem como aprender novos conceitos que resultam da aprendizagem prática e do contacto direto com a realidade de uma empresa com a dimensão da Sodicentro, permitindo assim uma contínua obtenção de formação nas áreas disciplinares supracitadas. Para além de uma descrição detalhada de todas as atividades desenvolvidas durante o estágio, o relatório inclui uma caracterização da Sodicentro, uma revisão de literatura científica sobre os aspetos teóricos mais relevantes do tema da gestão do relacionamento com o cliente, uma análise ao setor automóvel, uma vez que foi neste setor que foi efetuado o estágio e, numa fase final, uma análise crítica e uma proposta de ações de melhoria aos processos de prestação de serviços da Sodicentro, nomeadamente em relação ao CRM da empresa, sustentadas quer na literatura científica analisada, como também na experiência adquirida ao longo do estágio.
- A influência da flexibilização do trabalho no comprometimento organizacional e na intenção de abandono: um estudo com os trabalhadores estudantes do ensino superior portuguêsPublication . Ferreira, Marco Paulo Justino; Carreira, Pedro Manuel RodriguesEste estudo aborda um dos desafios centrais da Gestão de Recursos Humanos: as práticas de recursos humanos (RH) que promovem uma redução na intenção de abandono e estimulam a permanência dos trabalhadores nas organizações. Na era atual do conhecimento e da globalização, em que a economia funciona num ritmo acelerado e numa dinâmica de mudanças contínuas, sendo cada vez mais difícil prever o futuro próximo, as pessoas são o fator diferenciador e o pilar da sustentabilidade das organizações a médio e a longo-prazo, pelo que a implementação de estratégias de RH que promovam a retenção dos trabalhadores é algo imperativo (Mazur, 2015; Savanevičienė & Stankevičiūtė, 2017). Por outro lado, é uma realidade que, nos dias de hoje, homens e mulheres integram de igual forma a força de trabalho, colocando novos problemas de conflitualidade trabalho-família, inerentes à sobreposição de papéis (Guerreiro & Pereira, 2006), o que é particularmente evidente no caso dos trabalhadores estudantes do ensino superior, que, regra geral, assumem um papel tripartido (trabalho-família-escola), tal como referido no estudo de Costa (2012). Tendo em conta as considerações anteriores, o objetivo deste estudo é analisar o impacto de medidas específicas de conciliação trabalho-família (WLB – Work Life Balance) e de apoio social (WLS - Work Life Support) no comprometimento organizacional dos trabalhadores-estudantes e, em sequência, o impacto desse comprometimento organizacional na sua intenção de abandono da organização. Os resultados mostram que, em geral, existe uma influência positiva e significativa das medidas WLB e WLS no comprometimento organizacional dos trabalhadores-estudantes do ensino superior em Portugal, sobretudo nas suas dimensões afetiva e calculativa, e mostram também que um maior comprometimento organizacional afetivo dos trabalhadores-estudantes implica uma menor intenção de abandono da organização.